Confira a programação do Arte de Toda Gente entre os dias 10 e 14 de maio
Uma vídeo-oficina sobre o compositor e flautista Pedro Gaudino, inscrições para a segunda turma do curso Artes Integradas + Educação + Acessibilidade e um vídeo sobre cronograma de estudos do Curso Pedagogia das Cordas são alguns dos destaques da agenda do programa Arte de Toda Gente para esta semana, de 10 a 14 de maio. A iniciativa, fruto de parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é composta por três projetos: o Bossa Criativa, o Sistema de Orquestras Sociais (Sinos) e o Um Novo Olhar (UNO). A curadoria é da Escola de Música da UFRJ.
Nesta segunda-feira, dia 11, no Bossa Criativa, na Série Casa do Choro, foi publicada a sétima oficina do módulo Personagens do Choro. Nela, o professor Pedro Aragão fala sobre um dos primeiros flautistas negros da música brasileira, Pedro Galdino (1860-1919).
O músico trabalhou como operário da Companhia Fiação Tecidos Confiança — onde foi também o maestro da banda dos funcionários —, em Vila Isabel, Zona Norte do Rio de Janeiro. A família de Galdino era de músicos. Ele ficou conhecido como compositor e teve uma série de discos gravados. Uma de suas peças, Flausina foi classificada na época como uma polca, de ritmo sincopado próximo ao do maxixe e, hoje, é um clássico do choro, gravado por grandes artistas brasileiros, entre eles Pixinguinha e Altamiro Carrilho.
No projeto Um Novo Olhar (UNO), as inscrições para o curso Música + Educação + Acessibilidade foram encerradas na segunda-feira. No dia 11, terça-feira, foram abertas as matrículas, também gratuitas, para a segunda turma do curso Artes Integradas + Educação + Acessibilidade. As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de maio, no site do projeto (abaixo). As oficinas têm início no dia 31 do mesmo mês, no Ambiente Virtual de Aprendizagem da UFRJ, e vão até 27 de julho. Todo o material contará com tradução em libras, audiodescrição e legendagem para surdos e ensurdecidos. A coordenação de conteúdo é da professora Daina Leyton, que divide as oficinas, assíncronas, com a professora Diele Pedrozo Santo. Haverá emissão de certificado, com carga horária de 48 horas, para os cursistas que obtiverem aprovação na avaliação sobre o conteúdo apresentado. São disponibilizadas 120 vagas para cada uma das cinco regiões do país — Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul —, em um total de 600 vagas, preenchidas por ordem de inscrição.
No dia 13 de maio, quinta-feira, às 17h, também no UNO, será realizado o 2º webinário do curso Artes Visuais + Educação + Acessibilidade + Decolonialismo. Antes restritos aos alunos inscritos, agora os webinários dos cursos UNO são abertos e divulgados para o público em geral, exibidos no canal Arte de Toda Gente, no YouTube (abaixo).
Já no Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos), no dia 11, terça-feira, foi publicada a segunda oficina de Carlos Alberto Vieira, para o módulo Ensino Coletivo do Curso Pedagogia das Cordas, com o tema Cronograma de estudos. O professor nasceu em Florianópolis. Com o avô, o maestro Sebastião Bousfield Vieira, e seu pai, Carlos Vieira, iniciou seus estudos musicais. Começou a atividade de músico em 1961, na antiga Orquestra Sinfônica de Florianópolis (OSF). Participou como violista e um dos fundadores da Orquestra de Câmara de Florianópolis (OCF). É professor de violino e viola desde 1970. Em 1980, passou a trabalhar com o Método Suzuki e criou, em 1983, a Orquestra Jovem, que reuniu seus alunos. Entre outras atividades, participou de cursos no Japão em 1983 e 1989, sendo um dos primeiros professores sul-americanos a ter aulas com o Dr. Shinichi Suzuki. É um dos pioneiros no ensino Suzuki no Brasil.
Programa Arte de Toda Gente
Projeto Bossa Criativa: www.bossacriativa.art.br
Projeto Um Novo Olhar: www.umnovoolhar.art.br
Sistema Nacional de Orquestras Sociais: www.sinos.art.br
Canal de vídeo Arte de Toda a Gente: www.youtube.com/artedetodagente
Realização
Fundação Nacional de Artes – Funarte | Secretaria Especial da Cultura | Ministério do Turismo
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Curadoria: Escola de Música da UFRJ
Atividades e mais informações disponíveis nos sites dos projetos, acima.
Informações sobre este e outros programas da Funarte
www.funarte.gov.br
Com informações da Assessoria de Comunicação do Programa Arte de Toda Gente