Funarte e UFRJ realizam ‘live’ sobre Educação musical infantil

Foto: Assessoria do Programa Arte de Toda Gente

A Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) promovem, por meio do Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos), o debate Música na Primeira Infância: Perspectivas de Aplicação no Território Brasileiro. Ao vivo, com acesso gratuito, no dia 23 de agosto, segunda-feira, às 17h, a ação faz parte do Festival Arte de Toda Gente – que reúne ações dos projetos Bossa Criativa, Um Novo Olhar (UNO) e Sinos, realizados em parceria pelas duas instituições. A transmissão é pelo canal de vídeo Arte de toda Gente.

A “live” reúne três especialistas no assunto: a professora e pesquisadora de música e pesquisadora Cecília Cavalieri França; a pró-reitora da Universidade Federal de Goiania, Flávia Cruvinel; e a professora e diretora pedagógica do Festival Internacional de Música de Londrina (Paraná), Magali Kleber. A mediação fica a cargo do maestro e professor Marcelo Jardim, vice-diretor da Escola de Música da UFRJ e coordenador do programa Arte de Toda Gente – que reúne os projetos da parceria, com curadoria da Escola.

“A música na infância é importante não apenas por gerar boas lembranças, mas por contribuir com o desenvolvimento dos pequenos. A partir dela, é possível estimular diversas habilidades muito úteis para criança e para a vida adulta, como memória, coordenação motora, linguagem e facilidade no aprendizado”, comenta a produção. “As experiências musicais na infância têm grande importância não só para futuros desempenhos musicais mas também para o desenvolvimento das capacidades sensoriais em geral da criança”, acrescenta.

Especialistas ensinam que a chamada “primeira infância” é o período que vai do nascimento até os seis anos de idade. De acordo com os realizadores do Sinos, “Vários estudos têm demonstrado que as experiências dos primeiros anos de vida são cruciais para o desenvolvimento intelectual e afetivo do ser humano e a tenra e os primeiros anos da infância são fundamentais para aprender a decifrar os tons das músicas, e também para construir um sistema de organização mental para memoriza-las”.

A intenção do encontro é proporcionar uma reflexão a respeito da importância do ensino e da vivência da música, passando pelo processo de musicalização na primeira infância. Está prevista a inclusão de um vídeo, com depoimentos e conteúdo sobre o tema em foco.

Os participantes

Magali Oliveira Kleber – especialista em piano, mestre em Música pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), doutora em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pós-doutora em etnomusicologia pela UFRJ. Pesquisadora e autora de várias publicações nacionais e internacionais na área de projetos sociais e movimentos sociais,em 2006 teve sua tese indicada para o Prêmio Capes/MEC (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/Ministério da Educação) como dissertação na área de Linguística, Artes e Comunicação. Atua como professora associada na Universidade Estadual de Londrina, coordenando diversos projetos direcionados para integração entre universidade, comunidade e Terceiro Setor. Presta consultoria para o MEC na implementação de políticas públicas para a educação básica. Foi Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Foi diretora pedagógica do Festival de Música de Londrina, de 1996 a 2003. Presidiu a Associação Brasileira de Educação Musical de 2009 a 2013, sendo hoje presidente de honra da instituição. É membro da Diretoria da Comissão Internacional da Community Music Activity, da International Society for Music Education (ISME) – entidade com representação na Unesco. Coordenou vários eventos nacionais e internacionais, ligados à pesquisa e produção artístico-cultural relacionadas à arte, educação e movimentos sociais. É líder do grupo de pesquisa Educação Musical e Movimentos Sociais, cadastrado no CNPq, com projeto custeado por órgãos de fomento à pesquisa. Tem trabalhos publicados sobre educação musical e práticas musicais nas esferas da educação formal e informal, entre outros temas – obra que é uma referência nacional na área. (fonte).

Flavia Maria Cruvinel – É violonista, educadora musical, pesquisadora. Doutora em Educação, Mestre em Música e Especialista em Música Brasileira no Século XX, área de concentração Educação Musical, ambos títulos concedidos pela Escola de Música e Artes Cênicas da UFG; Desenvolve pesquisas na área de Educação Musical, focalizando os seguintes temas: Formação Musical, Ensino Coletivo de Instrumento Musical; Educação Musical em Espaços Alternativos; Uso do Imaginário e Criatividade nas metodologias de ensino musical. Atualmente, é Professora Adjunta da Escola de Música e Artes Cênicas, Diretora de Cultura e Pró-Reitora Adjunta de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Goiás (fonte).

Cecília Cavalieri França – educadora musical, pesquisadora, compositora e escritora. É Ph.D. e mestre em Educação Musical pela Universidade de Londres, especialista em Educação Musical e bacharel em Piano pela UFMG, onde também atuou como professora. É fundadora e diretora da MUS Produção e Consultoria em Educação Musical, trabalhando com formação de professores, editoração e produção de conteúdo pedagógico. É autora de inúmeras obras para educação musical, incluindo artigos publicados em diversos periódicos; CDs infantis autorais; obras para professores; livros didáticos para a escola regular (como a coleção Trilha da Música), paradidáticos e de literatura infantojuvenil, para ensino de piano e repertório de canções; além de curtas-metragens de animação. É consultora, palestrante e professora, especialmente nas áreas de desenvolvimento musical e planejamento pedagógico (fonte).

O festival

Iniciado em 21 de julho de 2021, o Festival Arte de Toda Gente reúne mais de cem professores e mais de 400 artistas, das mais variadas vertentes e origens geográficas, em uma série de oficinas, mostras, encontros e apresentações, ao vivo e gravadas, transmitidas gratuitamente pela internet. Pela primeira vez, em um só grande evento, são sendo oferecidas atividades dos três projetos do programa Arte de Toda Gente, em parceria da Funarte com a UFRJ: Bossa Criativa, Um Novo Olhar (UNO) e Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos.

Os projetos da parceria Funarte – UFRJ

O programa Arte de Toda Gente compreende diferentes iniciativas, sendo as principais desenvolvidas em parceria pela Funarte e a UFRJ, com curadoria da Escola de Música da universidade. Devido à pandemia de Covid 19, inicialmente,
todas as atividades vêm tem sido desenvolvidas exclusivamente em ambiente virtual. Mas, logo que possível, elas saerão também presenciais, em todas as cinco regiões do Brasil.

A primeira dessas iniciativas é o projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente. Ele reúne apresentações e oficinas de diversas linguagens artísticas e manifestações da economia criativa. O foco é a democratização da cultura, bem como a diversidade e a difusão de todas as artes, de modo inclusivo. O conjunto de ações inclui shows curtos, performances, mostras, “lives” e vídeos de capacitação, com participação de artistas de todo o Brasil, exibidos no site www.bossacriativa.art.br.
Já no Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos), uma rede com dezenas de profissionais de música atua em cursos, oficinas, concertos e festivais, produzindo ainda material didático, partituras e publicações. A ideia é capacitar regentes, instrumentistas, compositores e educadores musicais, apoiando, em todo o país, projetos sociais de música e orquestras-escola, contribuindo para o seu desenvolvimento. Mais informações no site www.sinos.art.br.

O Um Novo Olhar (UNO) tem como alvo promover a inclusão e o acesso de pessoas com algum tipo de deficiência, por meio das artes e da capacitação de professores e de regentes para coros. Com a exibição on-line de performances de artistas e “videopodcasts” (“vodcasts”) sobre arte e acessibilidade; “lives” e encontros virtuais; e com publicações – que incluem versões e partituras originais, especialmente produzidas para corais, sob encomenda –, o projeto tem também o objetivo de ampliar a percepção de toda a sociedade sobre as deficiências. Mais informações: www.umnovoolhar.art.br.

Festival Arte de Toda Gente

“Live” Música na Primeira Infância: Perspectivas de Aplicação no Território Brasileiro

Dia 23 de agosto, às 17h, no canal Arte de Toda Gente no Youtube
Programação completa do festival, em\; www.artedetodagente.com.br.

Realização
Fundação Nacional de Artes – Funarte | Secretaria Especial da Cultura | Ministério do Turismo
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Curadoria: Escola de Música da UFRJ
Atividades e mais informações disponíveis no site do projeto.
Informações sobre os programas da Funarte
www.funarte.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *