Projeto Arte de Toda Gente apresenta agenda de 23 a 29 de agosto

Destaques do projeto Arte de Toda Gente - Foto: coleção digital artflix/divulgação

A Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) publicam a programação semanal on-line e gratuita do projeto Arte de Toda Gente. O programa reúne as ações dos projetos Bossa Criativa, Um Novo Olhar (UNO) e Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos). Entre os destaques desta semana, estão: a sexta vídeo-oficina do curso Música + Educação + Acessibilidade; a segunda vídeo-oficina do curso Dança + Educação + Acessibilidade; live com a Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal; continuação das apresentações da série Encontro de Violas; além das oficinas e da estreia da Mostra Coral, no Festival Arte de Toda Gente.

O Programa Arte de Toda Gente reúne cursos, debates e apresentações, relacionados a várias linguagens artísticas, exibidos em vídeos, no canal homônimo e nos sites dos projetos Bossa Criativa, UNO e Sinos. As atividades ficam disponíveis para acesso após as exibições.

Um Novo Olhar (UNO)

No dia 23 de agosto, às 17h, os professores Thelma Alvares, Viviane Louro e Fernando Guilhon realizaram a sexta vídeo-oficina do curso Música + Educação + Acessibilidade. No mesmo dia e horário, a segunda vídeo-oficina do curso Dança + Educação + Acessibilidade foi ministrada pelos professores Marcus Vinícius Machado, Beatriz Salles e Denise Sá. As duas atividades foram realizadas em plataforma externa e para turmas já fechadas.

Bossa Criativa

No dia 27 de agosto, sexta-feira, às 18h, Hugo Linns representa a cidade de Olinda (PE) com o concerto comentado A Viola Nordestina: Uma Linguagem, Uma Força.

No dia seguinte, no mesmo horário, a cantora Dona Jandira apresenta o repertório do CD Afinidades. A artista, de 84 anos, interpreta canções como PerfídiaEmoções e Sorrir. Nascida em Belo Horizonte, Dona Jandira começou a carreira aos 66 anos e já realizou mais de trezentos shows em Minas Gerais e pelo Brasil. Em 2008, gravou seu primeiro CD e, em 2012, o DVD Dona Jandira ao Vivo, com participação de Luiz Melodia, Paulinho Pedra Azul e Marco Lobo. Em 2017, gravou Afinidades com o renomado pianista, compositor e arranjador Tulio Mourão.

Festival Arte de Toda Gente

O Festival Arte de Toda Gente apresenta diversas oficinas gratuitas voltadas à música. O evento reúne professores, artistas e especialistas de variadas vertentes da economia criativa e de localidades diferentes, em uma série de oficinas, mostras, encontros e apresentações, ao vivo e gravados. Transmitido gratuitamente pela internet, o Festival se desenvolverá ao longo dos próximos meses. O foco é a democratização da cultura, com capacitação e acessibilidade para as várias formas de arte produzidas no Brasil.

Live

A live Música na Primeira Infância: Perspectivas de Aplicação no Território Brasileiro, com a participação da Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal, foi transmitida na segunda-feira, dia 23 de agosto. O vídeo com demonstração de seminário pré-gravado, seguido de uma mesa de discussão, está disponível no canal do Arte de Toda Gente no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=CaXPqvMuCK8)

Mostra Coral

A Mostra Coral, parte da programação do Festival Arte de Toda Gente, reúne coros de cidades históricas brasileiras e revela um pouco da rica diversidade coral existente no Brasil. A ação é apresentada em dois vídeos, disponíveis no canal Arte de Toda Gente no YouTube e no site www.umnovoolhar.art.br

A estreia do primeiro vídeo foi realizada no dia 21 de agosto, às 14h, com a apresentação dos seguintes coros: Coral Vivace de Sergipe, sob a regência do Maestro Sergio Chagas, de Aracaju (SE); Coro Juvenil do Conservatório Pernambucano de Música, comandando por Abinaésia Souza, de Recife (PE); Coral da Aldeia Araponga, sob a direção de Nino Benite da Silva, de Paraty (RJ); Coral da Universidade Federal do Maranhão, regido pelo Maestro Jonathan da Silva Souza, de São Luís (MA); Coral da Universidade Federal de Ouro Preto, conduzido por Edésio Lara, de Ouro Preto (MG); Coral da Associação dos Servidores da Polícia Federal em Minas Gerais (ANSEF/PF), sob a batuta de Leonardo Cunha, de Belo Horizonte (MG); e Coral Canarinhos de Itabirito, orquestrado por Eric Lana, de Itabirito (MG).

A segunda parte das apresentações será realizada no dia 28 de agosto, às 14h, com a participação do Coral Guarani Tenonderã, das regiões de Paraty e Angra dos Reis (RJ), coordenado por Tupã, índio da aldeia Guarani. Já o Coral das Meninas Canarinhos de Petrópolis será regido pelo maestro Marcelo Vizani, também do Rio de Janeiro. Representando o Rio Grande do Sul (RS), a programação segue com o Coral de Meninas da Cidade de Bom Princípio, regido por Márcio Buzzato. Finalizando a mostra, o Coral Cantus Firmus, de Brasília (DF), conduzido por Isabella Sekeff, faz sua apresentação.

Os vídeos, com tradução em Libras, são produzidos pelo projeto Um Novo Olhar, uma parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.

Confira a agenda das atividades desta semana:

Dia 23 de agosto, das 10h às 12h (com inscrições prévias)
Oficina de clarineta, com Pedro Robatto
Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos) – Academia Virtual – Projeto Espiral

Dia 23 de agosto, das 10h às 12h (com inscrições prévias)
Pedagogia das Cordas – Quarteto  de cordas,  por onde  começar, como trabalhar e dinâmicas de ensaio, com Betina Stegmann
Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos) – Academia Virtual

Dia 23 de agosto, das 14h às 16h (com inscrições prévias)
Oficina de fagote, com Fábio Cury
Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos) – Academia Virtual – Projeto Espiral

Dia 23 de agosto, das 17h às 18h (sem inscrições prévias)
Live Música na Primeira Infância: Perspectivas de Aplicação no Território Brasileiro, com a Secretaria Especial da Cultura
Transmissão de vídeo com demonstração de seminário pré-gravado, seguido de uma mesa de discussão

Dia 24 de agosto, das 10h às 12h (com inscrições prévias)
Oficina de clarineta, com Cristiano Alves
Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos) – Academia Virtual – Projeto Espiral

Dia 25 de agosto, das 14h às 16h (com inscrições prévias)
Oficina de clarone, com Thiago Tavares
Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos) – Academia Virtual – Projeto Espiral

Dia 26 de agosto, das 15h às 17h (sem inscrições prévias)
Oficina de maracatu, com Mestre Pirulito
Bossa Criativa – Módulo 6

Dia 26 de agosto, às 18h (sem inscrições prévias)
Apresentação musical de Valdir Verona (Herança missioneira da Viola no Sul do País)
Bossa Criativa – Encontro de Violas

Dia 27 de agosto, das 14h às 16h (com inscrições prévias)
Oficina de violoncelo, com Dora Utermohl
Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos) – Academia Virtual – Projeto Espiral

Dia 28 de agosto, das 14h às 16h (sem inscrições prévias)
Mostra Coral – vídeo 2
Coral Guarani Tenonderã, coordenado por Tupã, índio da aldeia Guarani (RJ)
Coral das Meninas Canarinhos de Petrópolis, sob regência de Marcelo Vizani (RJ)
Coral de Meninas da Cidade de Bom Princípio, regido por Márcio Buzzato (RS)
Coral Cantus Firmus, conduzido por Isabella Sekeff (RS)
Um Novo Olhar (UNO)

Programa Arte de Toda Gente

Projeto Bossa Criativa: www.bossacriativa.art.br

Projeto Um Novo Olhar: www.umnovoolhar.art.br

Sistema Nacional de Orquestras Sociais: www.sinos.art.br

Canal de vídeo Arte de Toda a Gente: www.youtube.com/artedetodagente

Realização
Fundação Nacional de Artes – Funarte | Secretaria Especial da Cultura | Ministério do Turismo
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Curadoria: Escola de Música da UFRJ

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *