Conheça a agenda desta semana, de 30 de agosto a 5 de setembro, do Arte de Toda Gente

Foto divulgação

A Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) apresentam as atrações semanais do Arte de Toda Gente, programa realizado em parceria pelas duas instituições e que reúne as ações dos projetos Bossa Criativa, Um Novo Olhar (UNO) e Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos). Nesta semana, entre 30 de agosto e 5 de setembro, os destaques são a terceira vídeo-oficina do curso Dança + Educação + Acessibilidade; o webnário de encerramento da segunda turma do curso Música + Educação + Acessibilidade; as seis vídeo-oficinas do curso Gestão e Produção Cultural Acessível; além de cursos, apresentações e mostras do Festival Arte de Toda Gente.

O Programa Arte de Toda Gente reúne ações relacionadas a várias linguagens artísticas, exibidas em vídeos, no canal homônimo e nos sites dos projetos Bossa Criativa, UNO e Sinos. As atividades ficam disponíveis para acesso posterior.

Um Novo Olhar (UNO)

Na segunda-feira, 30 de agosto, às 17h, os professores Marcus Vinícius Machado, Beatriz Salles e Denise Sá realizaram a terceira vídeo-oficina do curso Dança + Educação + Acessibilidade, em plataforma externa e para turma fechada.

Nesta terça-feira, dia 31, às 17h30, os professores Thelma Alvares, Fernando Guilhon, Angélica Dias e Patrícia Dorneles apresentam o webnário de encerramento da segunda turma do curso Música + Educação + Acessibilidade, aberto e divulgado para o público em geral.

Até o dia 1º de setembro, ficam abertas as inscrições para o curso Gestão e Produção Cultural Acessível. A primeira vídeo-oficina Direito, Cidadania e Diversidade Cultural será transmitida, ao vivo, pela plataforma Zoom, às 10h, no dia 2. As professoras Patrícia Dorneles, Isadora Machado, Renata Silencio, Desirée Nobre e Tatiana Castro vão ministrar a atividade para turma fechada.

Para ingressar no curso e garantir uma das 50 vagas disponíveis, é necessário fazer inscrição prévia e aguardar a confirmação. Ao final da atividade, será emitido um certificado para os alunos que participarem de, no mínimo, quatro encontros. Realizado em seis vídeo-oficinas, a ação vai abordar um breve histórico do direito cultural das pessoas com deficiência; os aspectos gerais das deficiências; a contribuição da tecnologia assistiva; gestão, elaboração, produção e difusão de produtos, projetos e ambientes culturais acessíveis.

Festival Arte de Toda Gente

O Festival Arte de Toda Gente apresenta diversas oficinas gratuitas voltadas à música. O evento reúne professores, artistas e especialistas de variadas vertentes da economia criativa e de localidades diferentes, em uma série de oficinas, mostras, encontros e apresentações, ao vivo e gravados. Transmitido gratuitamente pela internet, o Festival se desenvolverá ao longo dos próximos meses. O foco é a democratização da cultura, com capacitação e acessibilidade para as várias formas de arte produzidas no Brasil.

Confira a agenda das atividades desta semana:


Dia 30 de agosto, das 10h às 12h 
(com inscrições prévias)
Pedagogia das Cordas – Inclusão de deficientes visuais no ensino de violino, com Tais Carneiro
Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos) – Academia Virtual

Dia 02 de setembro, das 10h às 12h (com inscrições prévias)
Curso Gestão e Produção Cultural Acessível – Vídeo-oficina 1: Direito, Cidadania e Diversidade Cultural
Um Novo Olhar (UNO)

Dia 02 de setembro, 14h às 16h (com inscrições prévias)
Curso Gestão e Produção Cultural Acessível – Vídeo-oficina 2: Aspectos gerais da Deficiência e Dimensões da Acessibilidade
Um Novo Olhar (UNO)

Dia 02 de setembro, às 15h (sem inscrições prévias)
Oficina de maracatu – módulo 7, com Mestre Pirulito
Bossa Criativa

Dia 02 de setembro, às 18h (sem inscrições prévias)
Mostra Viola Dedilhadas – Apresentação Viola Brasileira – causos, histórias e muita música, com Paulo Freire
Bossa Criativa

Dia 03 de setembro, 10h às 12h (com inscrições prévias)
Curso Gestão e Produção Cultural Acessível – Vídeo-oficina 3: Acessibilidade em Ambientes Culturais
Um Novo Olhar (UNO)

Dia 03 de setembro, às 18h (sem inscrições prévias)
Mostra Viola Dedilhadas – Apresentação A Viola Urbana: Expressões, influências e ressignificação musical, com Fernando Sodré
Bossa Criativa

Dia 03 de setembro, 20h às 22h (com inscrições prévias)
Curso Gestão e Produção Cultural Acessível – Vídeo-oficina 4: Tecnologia Assistiva
Um Novo Olhar (UNO)

Dia 04 de setembro, 10h às 12h (com inscrições prévias)
Curso Gestão e Produção Cultural Acessível – Vídeo-oficina 5: Produção Cultural Acessível
Um Novo Olhar (UNO)

Dia 04 de setembro, 14h às 16h (com inscrições prévias)
Curso Gestão e Produção Cultural Acessível – Vídeo-oficina 6: Logística de Produção e divulgação acessível para Redes Sociais
Um Novo Olhar (UNO)

Programa Arte de Toda Gente

Projeto Bossa Criativa: www.bossacriativa.art.br

Projeto Um Novo Olhar: www.umnovoolhar.art.br

Sistema Nacional de Orquestras Sociais: www.sinos.art.br

Canal de vídeos do Arte de Toda Gentewww.youtube.com/artedetodagente

Realização
Fundação Nacional de Artes – Funarte | Secretaria Especial da Cultura | Ministério do Turismo / Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Curadoria: Escola de Música da UFRJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *