A Ministra da Cultura, Ana de Hollanda, participa nesta quarta-feira (1º de junho), às 18h, no Palacete Provincial, em Manaus, da cerimônia de apresentação de 88 projetos contemplados pelo edital 2010 Microprojetos Mais Cultura – Amazônia Legal. No evento, que contará ainda com a presença do presidente da Funarte, Antonio Grassi, serão conhecidos os resultados obtidos com o incentivo do edital, que garante uma premiação, que varia de um a 35 salários mínimos, para cada contemplado.
A edição de 2010 do edital destinará cerca de R$ 14 milhões para um total de 903 contemplados. Voltado prioritariamente para jovens entre 17 e 29 anos que residem na região, o concurso contemplou 12 segmentos: artes visuais, artes cênicas, música, literatura, audiovisual, artes integradas, artesanato, cultura afro-brasileira, cultura popular, cultura indígena, design e moda. Os selecionados são do Maranhão (198), Pará (175), Mato Grosso (166), Tocantins (159), Amazonas (91), Rondônia (58), Acre (37), Roraima (29) e Amapá (15).
O objetivo do edital, exclusivamente voltado para a região da Amazônia Legal – território que extrapola os limites da Região Norte, passando também por trechos da Região Nordeste e Centro-Oeste do Brasil –, é promover a diversidade cultural local, por meio do financiamento de projetos de artistas, grupos artísticos e produtores culturais. Desta forma, é possível gerar oportunidades de renda, valorizar a cultura, desenvolver a cidadania e a economia local, e principalmente promover a inclusão numa região que, historicamente, não tinha acesso a financiamentos para pequenas produções.
Uma novidade da edição Amazônia Legal foi a redução da burocracia ao se permitir, por exemplo, a inscrição oral de projetos (inscrições gravadas em meio digital ou fita cassete). Assim, pequenos grupos que não têm experiência anterior na preparação de projetos por escrito tiveram maior facilidade de acesso ao edital e igualdade de participação. Além disso, o Ministério da Cultura e a Funarte promoveram oficinas de capacitação para os produtores que quisessem aperfeiçoar os seus conhecimentos na produção de projetos para editais.
Experiência positiva
Há dois anos, o MinC investiu R$ 13,5 milhões na Região do Semiárido Brasileiro, apoiando 1.189 Microprojetos dos nove estados do Nordeste, além de Minas Gerais e Espírito Santo. A avaliação dos resultados dessa experiência mostra o impacto na vida dos jovens: 73% das iniciativas culturais foram desenvolvidas por pessoas entre 17 e 21 anos e 70% contam com a participação de jovens de 22 a 29 anos.
Além do Semiárido e da Amazônia Legal, os Microprojetos serão levados aos Territórios de Paz, por meio de uma parceria entre o MinC e o Ministério da Justiça. Dessa vez, serão contemplados 700 projetos em áreas do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).