Oficinas de hip hop, contação de histórias e mostra de arte estão entre atrações do ATG

Arte de Toda Gente: Foto divulgação

A Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) apresentam a agenda do Arte de Toda Gente (ATG). Entre os destaques desta semana, com atividades on-line e gratuitas, estão: o 1º webinário e a quinta vídeo-oficina do curso Dança + Educação + Acessibilidade; live para lançamento das inscrições do II Congresso Internacional de Música Coral Infantojuvenil (CIMUCI); live Acessibilifolia; continuação da mostra Arte de Rua; e as oficinas musicais do Festival Arte de Toda Gente.

O programa agrega ações dos projetos Bossa Criativa, Um Novo Olhar (UNO) e Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos). As atividades são relacionadas a várias linguagens artísticas, exibidas em vídeos, no canal homônimo e nos sites dos projetos.

Um Novo Olhar (UNO)

Na segunda-feira, 13 de setembro, das 17h às 19h, será realizado o 1º webinário do curso Dança + Educação + AcessibilidadeEncontro com os professores, com a participação do professor conteudista Marcus Vinícius Machado e das professoras convidadas Beatriz Salles e Denise Sá, além da gestora em EAD da série Arte/Educação + Acessibilidade + Inclusão, Angélica Dias, e da coordenadora acadêmica Patrícia Dorneles. O objetivo do encontro é permitir a interação entre alunos e professores e tirar as dúvidas mais recorrentes. O bate-papo virtual será disponibilizado no canal Arte de Toda Gente no YouTube, com tradução em Libras.

Também nesta segunda-feira, no mesmo horário, os professores Marcus Vinícius Machado, Beatriz Salles e Denise Sá vão ministrar a quinta vídeo-oficina do curso Dança + Educação + Acessibilidade, em plataforma externa e para turma fechada.

Na sexta-feira, dia 17 de setembro, às 15h, Ana do Vale, Angela Gaeta, Daniel Gonçalves, Danielle França, Esnande Quirino, Giselle Paes Horácio, Rodrigo Moreira e Tarcísio Cisão vão apresentar a live Acessibilifolia, mediada por André Ramos.

O propósito do Acessibilifolia é fomentar a acessibilidade e a inclusão de pessoas com deficiência no contexto das festas populares que compõem o patrimônio cultural e imaterial do Brasil. A proposta é gerar conteúdo e direcionar ações que busquem uma transformação nos festejos populares, para torná-los mais democráticos e inclusivos. A ação busca estabelecer canais para a troca de experiências entre os organizadores de festas, gestores, artistas e a comunidade acadêmica, por meio de lives, entrevistas, séries de vídeos, vodcasts, publicações e outros materiais.

No sábado, dia 18 de setembro, às 15h, será apresentada uma live para lançamento das inscrições do II Congresso Internacional de Música Coral Infantojuvenil (CIMUCI), com os palestrantes Maria José Chevitarese, coordenadora das ações de canto coral do UNO e professora de canto coral da UFRJ; Ana Lúcia Gaborim, professora de regência da UFMS; Luiz Gustavo Laureano, professor e regente do coral do Projeto Espaço Feliz – Lar Donato Flores; e Paulo Paraguassu, professor da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames).

O II Congresso Internacional de Música Coral Infantojuvenil (CIMUCI) será realizado entre 14 e 17 de outubro. A programação vai abordar os caminhos plurais da atividade coral, reunindo diversas instituições e profissionais, nacionais e estrangeiros. Palestras, mesas redondas e oficinas serão transmitidas pelo canal Arte de Toda Gente no YouTube. O II CIMUCI foi desenvolvido pelo projeto Um Novo Olhar; a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS); o Lar Donato Flores, de Tatuí (SP); e a Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames); em parceria com a Nova Associação Brasileira de Regentes Corais (Abraco) e a Asociacion de Directores de Coro de la Republica Argentina (ADICORA).

Bossa Criativa

Na quinta-feira, dia 16 de setembro, às 18h, dando continuidade às ações da mostra Arte de Rua, Zane Santos vai apresentar a live Painting, com contação de histórias. Já no sábado, dia 18, o artista Bala Machine realizará oficina de hip hop e breaking, no mesmo horário. Encerrando a mostra Arte de Rua, no domingo, dia 19 de setembro, às 18h, Eliandra Fidélis apresentará um debate sobre hip hop e moda (moda sustentável como transformação social e empreendedorismo nas periferias e favelas).

Durante todo o mês de setembro, o Festival Arte de Toda Gente apresenta a mostra Arte de Rua, com apresentações artísticas, performances, debates e palestras. Artistas e pensadores do universo hip hop de todo o Brasil, em especial das cidades contempladas pelo projeto Bossa Criativa, vão falar sobre o hip hop e sua história, breaking, grafite, moda e representatividade.

Festival Arte de Toda Gente

O Festival Arte de Toda Gente apresenta diversas oficinas gratuitas voltadas à música. O evento reúne professores, artistas e especialistas de variadas vertentes da economia criativa e de localidades diferentes, em uma série de oficinas, mostras, encontros e apresentações.  Transmitido gratuitamente pela internet, o festival se desenvolverá ao longo dos próximos meses. O foco é a democratização da cultura, com capacitação e acessibilidade para as várias formas de arte produzidas no Brasil.

Confira a agenda das atividades desta semana:

Dia 13 de setembro, das 10h às 12h (com inscrições prévias)
Iniciação Musical, com Josiane Kevorkian
Academia Virtual – Pedagogia das Cordas

Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos)

Dia 16 de setembro, às 18h (sem inscrições prévias)
Live Painting com contação de histórias, com apresentação de Zane Santos
Mostra Arte de Rua

Bossa Criativa

Dia 18 de setembro, às 18h (sem inscrições prévias)
Oficina de hip-hop/breaking, com Bala Machine
Mostra Arte de Rua

Bossa Criativa

Dia 19 de setembro, às 18h (sem inscrições prévias)
Debate sobre hip-hop e moda (moda sustentável como transformação social e empreendedorismo nas periferias e favelas), com Eliandra Fidélis
Mostra Arte de Rua

Bossa Criativa

 

Programa Arte de Toda Gente

Bossa Criativa: www.bossacriativa.art.br

Um Novo Olhar (UNO): www.umnovoolhar.art.br

Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos): www.sinos.art.br

Canal de vídeos do Arte de Toda Gentewww.youtube.com/artedetodagente

Realização
Fundação Nacional de Artes – Funarte | Secretaria Especial da Cultura | Ministério do Turismo |Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *