O “Audiolivro – Encontro entre a memória e a imaginação”, organizado pelas jornalistas Simone Cavalcante e Claudia Lins e o músico Janeo Amorim, é lançado, no sábado, 4 de junho, em Arapiraca, município do Agreste Alagoano. O livro e os quatro CDS reúnem histórias criadas por moradores de povoados ribeirinhos do Baixo São Francisco, do Agreste Alagoano e do Sertão Mineiro, tecidas por bordadeiras, artesãos, pescadores, educadores e quilombolas.
O relato de experiências do projeto, fotos, depoimentos e a transcrição das 32 histórias construídas pelos grupos nas rodas de produção literária compõem o livro, e os quatro CDs audiolivros trazem as histórias gravadas. O projeto, contemplado com a Bolsa Funarte de Circulação Literária 2010, vai compor o acervo de bibliotecas públicas dos estados de Alagoas e Minas Gerais.
O apoio das prefeituras alagoanas de Piranhas, Arapiraca e Taquarana, e da prefeitura de Curvelo, no Sertão de Minas Gerais, que cederam os espaços de centros culturais, escolas e laboratórios de informática, possibilitou a realização das oficinas de audiolivro.
Realizadas nos meses de fevereiro e março, as oficinas receberam 99 participantes, entre jovens e adultos. Eles tiveram acesso a informações históricas e técnicas sobre o audiolivro e o programa Audacity, software de uso livre para gravação e edição de áudio, o que lhes permitiu vivenciar momentos de sensibilização, aprendendo a explorar as possibilidades sonoras de diferentes objetos.
“O resultado dessa rica produção são histórias que revelam fragmentos de memórias, baseadas em fatos reais e fictícios, como lendas, mitos e cantigas de trabalho. As histórias construídas em cada lugar conservaram a cor das regiões, transfigurando sua geografia, lendário e sotaques”, diz Simone Cavalcante, acrescentando que todas as tramas foram produzidas, gravadas e editadas pelos próprios participantes.
Os municípios de Piranhas (AL) e de Curvelo (MG) receberão os exemplares do “Audiolivro – Encontro entre a memória e a imaginação”, via correio. No total, serão distribuídos 100 exemplares às bibliotecas públicas dos quatro municípios envolvidos no projeto.
As histórias criadas pelas comunidades:
Volume 1 – Piranhas (AL): A novena; A descoberta do peixinho; O encontro inesperado; A cultura de Entremontes; A lagoa da mulata; O rico e o pobre; Uma história de amor no Carnaval; Os porcos do compadre.
Volume 2 – Arapiraca (AL): Três sonhos; A menina da roça que sonhava ser cantora; Duas histórias diferentes; Mentira tem perna curta e língua ardida; Vivendo e aprendendo; A mulher que atrai político; João e Maria em alto mar; A filha do sofrimento.
Volume 3 – Taquarana (AL): A história do fogo-corredor; O pãozeiro do Quilombo; O sonho; O velhinho do Roçado; José e seu vizinho; A vida de uma mulher; Fuga de um escravo; O sonho do profeta Braga.
Volume 4 – Curvelo (MG): O cumpade da morte; Alagoanos em Curvelo, uai!; O caboclo d´água; Um sonho de Valéria; A casa mal assombrada; As aventuras de Júlia; De causo em causo; Memórias da Infância.
“Audiolivro – Encontro entre a memória e a imaginação” (Selo Passarada, 108 p.)
Lançamento: 4 de junho (sábado)
Locais: Ponto de Cultura para o Desenvolvimento – Arapiraca (AL); às 9h30
Secretaria de Cultura de Taquarana – Taquarana (AL); às 14h
Mais informações
(82) 9302-1099 (Simone Cavalcante) (82) 9321-1989 (Claudia Lins)