Espetáculos de dança e performance usam vídeo em MG

O Espaço Cultural Ambiente, em Belo Horizonte (MG) apresenta o Programa Observatório, nos dias 3, 4 e 5 de junho, com apresentações de Cris Oliveira e Ester França. Os trabalhos unem dança, performance e recursos de vídeo. A programação é a primeira de uma série, contemplada com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna.

Na performance “O leito por detrás do rio, destilar a pele”, Cris Oliveira lança um olhar sobre os cinco sentidos, principalmente o tato, com suportes de vídeo e instalação.  Já Ester França apresenta o solo “Vago”, também utilizando imagens, que se superpõem o corpo e interagem com o movimento da bailarina. A coreografia representa um recorte de momentos de vida, autobiográfico. “O trabalho transmite as sensações de incerteza e indefinição, liberdade e disponibilidade”, diz Ester. Ela é fundadora do Grupo Movasse (MG) Coletivo de Criação em Dança, integrante do Centro do Movimento – uma coligação de produtores de dança que, através do movimento corporal, buscam proporcionar qualidade de vida.

A ideia central do Programa Observatório é divulgar espetáculos, promover a integração entre artistas e público, através de debates, sobre as apresentações e características dos processos criativos, e divulgar cultura em Minas Gerais. A iniciativa é dedicada a artistas interessados em mostrar seus trabalhos e processos de criação. Fazem parte da programação aulas regulares de dança contemporânea, método Feldenkrais, pandeiro e tambor mineiro. O Programa ocupa uma vez por mês o Espaço Cultural Ambiente. Nele já se apresentaram artistas como Wagner Schwartz, Thembi Rosa, Tuca Pinheiro, Mario Nascimento, Tica Lemos (SP) e Cláudia Muller (RJ), entre outros.

Programa Observatório
Realização: Espaço Cultural Ambiente
Contemplado com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2010
Patrocínio: Usiminas, através da Lei estadual de Incentivo à Cultura
Local: Espaço Cultural Ambiente
Rua Grão Pará, 185 – Santa Efigênia, Belo Horizonte, MG

Espetáculos: ‘O leito por detrás do rio, destilar a pele” e “Vago”
3, 4 e 5 de junho de 2011 (sexta a domingo)
Horário: Sexta e sábado, às 20h. Domingo, às 19h
Entrada: R$10 (Inteira). Meia: R$ 5
Na 6ª feira a meia entrada é estendida a todo o público
Classificação etária: Livre

“O leito por detrás do rio, destilar a pele”
Concepção e interpretação: Cris Oliveira
Duração: 20 min

“Vago”
Iniciativa: Movasse – Coletivo de Criação em Dança
Criação e interpretação: Ester França
15 min