“O Fio das Missangas” entra em cartaz na Funarte SP

Projeto contemplado pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2010 na categoria “montagem”, o espetáculo “O Fio das Missangas”, é baseado em texto do escritor moçambicano Mia Couto e na obra “Lux in Tenebris” (1919), de Bertolt Brecht. O espetáculo está em cartaz até o dia 3 de julho, na Sala Carlos Miranda do Complexo Cultural Funarte São Paulo.

Com direção e concepção dos atores Bruna Bressani e Pedro Lopes, a peça é composta de sete dos 29 contos compilados por Mia Couto, em livro homônimo, publicado em 2004. Por meio de histórias fantásticas, Mia Couto cria personagens que, condenadas ao abandono, encontram força onde poderia haver conformismo e sofrimento.

A montagem de “O Fio das Missangas” pretende aproveitar o diálogo que se estabelece entre a escrita moçambicana e a encenação brasileira para provocar uma reflexão sobre os fatores de aproximação e distanciamento entre as ex-colônias de língua portuguesa espalhadas pelo mundo. Enquanto temática, o conflito baseia-se, de um lado, na sutileza dos mecanismos de opressão presentes na sociedade contemporânea, e de outro no indivíduo, desprovido de representatividade.

Os atores e diretores Pedro Lopes e Bruna Bressani trabalham no grupo Folias d´Arte, em São Paulo. Pedro também é dramaturgo e professor de Interpretação Dramática, no Teatro Escola Célia Helena, desde 2008.

Sobre Mia Couto – Filho de uma família de emigrantes portugueses, Mia Couto é natural de Beira, Moçambique, e publicou seus primeiros poemas no “Notícias da Beira”, com 14 anos. Em 1972, deixou a Beira e partiu para Lourenço Marques para estudar Medicina. A partir de 1974, começou a fazer jornalismo, tal como o pai. Com a independência de Moçambique, tornou-se diretor da Agência de Informação de Moçambique (AIM). Dirigiu também a revista semanal “Tempo” e o jornal “Notícias de Maputo”. Em 1985 formou-se em Biologia pela Universidade Eduardo Mondlane. Entre os livros consagrados do autor estão “Vozes Anoitecidas” (1986), “Cada Homem é uma Raça” (1990), “Terra Sonâmbula” (1992), “Estórias Abensonhadas” (1994) e “O Gato e o Escuro” (2001). “O Fio das Missangas” (2004) é o seu último livro de contos.

“O Fio das Missangas”
Projeto contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2010
10 de junho a 3 de julho
Sextas e sábados às 21h30. Domingos às 20h30
Textos: Mia Couto
Criação e Direção: Bruna Bressani e Pedro Lopes
Dramaturgia e adaptação: Cássio Pires, Pedro Lopes e elenco

Sala Carlos Miranda
Complexo Cultural Funarte São Paulo
Alameda Nothmann, 1058, Santa Cecília
São Paulo (SP)
Telefone: (11) 3662-5177
Ingresso: R$ 20. Meia-entrada: R$ 10
A Bilheteria abre 1h antes do espetáculo
Duração: 1h30min
Recomendação etária: 14 anos
Capacidade da sala: 64 lugares