Cultura Afro Brasileira em BH

A Cultura Afro Brasileira e Artes é o tema da palestra que abre a 3ª edição do projeto cultural Arte em Foco, entre os dias 27 a 29 de junho, às 19h, na Funarte MG.

O curso “Religiosidade Afro-Brasileira e seus Diálogos com as Artes”, ministrado pelo professor Vagner Gonçalves da Silva (USP), é uma introdução à formação das religiões afro-brasileiras a partir das principais vertentes que as geraram: africana, catolicismo popular e religiões indígenas (candomblé e umbanda). Ele também irá propor um diálogo dessa religiosidade com esferas da cultura nacional, privilegiando o campo das manifestações artísticas, como a música popular brasileira, danças e festas populares, literatura e artes plásticas. Nesse sentido, pretende contribuir para a análise dos significados das heranças africanas para a formação da cultura nacional em termos de comportamento, estilo de vida, produção simbólica e construção identitária das populações negras no Brasil.

Ao mesmo tempo, será desenvolvida a intervenção artística “Co êz”, pelo bailarino e coreógrafo Rui Moreira. A performance questiona o tempo e a repetição como forma de perpetuar os mitos. A intenção é instigar reflexões sobre o tema – religiões afro-brasileiras na sociedade contemporânea. “A idéia é refletir também sobre como os velhos baluartes do candomblé falam do passado como um tempo perdido, que já não se repete, vencido por um presente em que impera a pressa”, explica o artista. “Para o africano tradicional a repetição é o almejado, o certo, o inquestionável. O novo, o inesperado, o que não vem do passado é falso, perigoso e indesejável”, completa.

Vagner Gonçalves - Foto Éric Brochu
Vagner Gonçalves - Foto Éric Brochu

Sobre o Palestrante:

Vagner Gonçalves da Silva é professor no Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo, onde formou-se em Ciências Sociais, mestre e doutor em Antropologia Social. Realizou estágio pós-doutoral na Harvard University (W.E.B. Du Bois Institute for African and African American Research) e na City University of New York (Graduate Center), onde foi professor visitante. Desenvolve pesquisas na área das populações afro-brasileiras, enfocando temas como religiosidade (candomblé, umbanda, neopentecostalismo, intolerância religiosa), relações entre religião e cultura brasileira (festas populares, música, capoeira, literatura, cinema etc.), artes afro-brasileiras e representação etnográfica (trabalho de campo e etnografia em hipermídia).

Sobre o Artista:
Rui Moreira é bailarino e coreógrafo e já atuou no Grupo Corpo, de Minas Gerais e nas companhias paulistanas Cisne Negro e Balé da Cidade de São Paulo. Atualmente, dedica-se à SeráQ? Companhia de Dança onde, desde 1993, desenvolve criações a partir de pesquisas de linguagens cênicas tendo como mote principal as culturas populares do Brasil.

Curso: “Religiosidade Afro-Brasileira e seus Diálogos com as Artes”
Professor convidado: Vagner Gonçalves da Silva (USP)

Intervenção Artística: “Co êz”
Artista: Rui Moreira

Data: 27 a 29 de junho, das 19h às 22h

Local: Funarte MG
Rua Januária, 68 – Floresta
Belo Horizonte (MG)
(31) 3213-7112

Inscrições: os interessados deverão enviar nome completo, breve currículo, telefone para arteemfoco.funarte@gmail.com

INCRIÇÕES GRATUITAS / VAGAS LIMITADAS