A escritora Laura Castro lança no sábado, 18 de junho, em Salvador (BA), seu primeiro livro, Cabidela: bloco-de-máscaras. Uma das ganhadoras da Bolsa Funarte de Criação Literária 2009, a obra reúne textos que a autora compartilhou, durante três anos, em um blog na internet cabidela.blogspot.com.
Depois de reordenar o conteúdo do blog, a escritora desenvolveu, em parceria com a designer Cacá Fonseca, um livro-objeto formado por quatro elementos: um romance (“Breu”), um bloco de notas (“Borratório”), um baralho e duas máscaras.
Em Cabidela, o leitor é convidado a complementar os sentidos da narrativa através de um baralho de cinco cartas, embaralhadas ao acaso no interior do livro: A decisão, O retorno, O velho marinheiro, O moço das cartas e O círculo. As máscaras funcionam como artifícios de leitura, com os quais é possível fragmentar o texto impresso e criar novas narrativas.
A intenção, explica a autora, é fazer com que o leitor se arrisque e profane, à vontade, o livro. Isto é, Cabidela prevê um leitor ativo, disposto às reviravoltas da narrativa, que intervém nesse objeto literário, enfatiza Laura Castro. A escritora busca agora parceria com editoras interessadas em publicar a obra, para que o seu “bloco-de-máscaras” ganhe outros circuitos.
Sobre a autora
Baiana de Salvador, Laura Castro viveu muitos anos em Brasília, onde se graduou em Letras e concluiu o mestrado em Literatura pela UNB. De volta à Bahia, ela, atualmente, é professora do Instituto de Letras da UFBA e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da universidade, onde pesquisa a escrita performática na narrativa contemporânea.
Cabidela: bloco-de-máscaras
De Laura Castro
Lançamento: 18 de junho, às 20h
Local: Sebo Praia dos Livros (Porto da Barra, ao lado do Instituto Mauá) – Salvador (BA)
Contemplado com a Bolsa Funarte de Criação Literária 2009