Pode o amor ser o principal e único caminho que norteia a vida de uma mulher? É em torno dessa questão que se desenvolve a peça “Amorzinho, um conto de Tchekhov”. O espetáculo, em cartaz até 28 de agosto, no Teatro Glauce Rocha, no Rio de Janeiro, é baseado em um dos principais contos da literatura russa e mundial, escrito por Anton Tchekhov.
O texto atual, romântico e denso, mostra os dois casamentos da protagonista e sua dupla viuvez, além de seu envolvimento amoroso com um terceiro homem. Com lirismo e fina ironia, bem ao estilo de Tchekhov, o espetáculo revela de forma comovente e bem humorada a alma da personagem e as transformações que ela sofre, a cada novo amor e a cada período de solidão e tristeza.
Com direção de Orã Figueiredo, Amorzinho, um conto de Tchekhov traz ao palco Lourival Prudêncio, Raquel Iantas e Saulo Rodrigues. Os atores se dividem e se multiplicam em cena para dar vida aos 13 personagens. “É um conto que vira teatro, um dos mais belos dos 600 contos escritos por Tchekhov”, afirma o diretor. Ele destaca, ainda que, em “Amorzinho”, utiliza a poética tchekhoviana e a extraordinária profundidade de seus personagens. “Uso também as ferramentas de narrativa dos “romances-em-cena”, dirigidos por Aderbal Freire Filho. Espero colocar em cena a força dramática e o humor do texto original”, conclui Orã Figueiredo.
“Amorzinho, um conto de Tchekhov”
Autor: Anton Tchekhov |Texto final: Bruno Lara Resende
Direção: Orã Figueiredo
Idealização: Raquel Iantas
Com Lourival Prudêncio, Raquel Iantas e Saulo Rodrigues
Até 28 de agosto
Teatro Glauce Rocha (Funarte)
Av. Rio Branco 179, Centro (RJ)
Telefone: (21) 2220-0259
Horário: quinta-feira a domingo, às 19h
Ingresso: R$ 20. Meia-entrada R$ 10