“Taynakan, o contador de histórias indígenas” na Funarte SP

A montagem teatral “Taynakan, o contador de histórias indígenas” está em cartaz no Teatro de Arena Eugênio Kusnet, na Funarte SP, a partir do sábado, 6 de agosto. O espetáculo reúne oito mitos e lendas que refletem a consciência da ancestral cultura indígena brasileira: “O Dono do Fogo”, “Paraíso Terrestre”, “O Primeiro Homem”, “A Conquista do Dia”, “Cataratas do Iguaçu”, “A Lenda da Vitória Régia”, “A Lenda da Mandioca” e “A Lenda de Taynacan”, que fica em cartaz no Teatro de Arena até o dia 14 de agosto.

Neste trabalho, o Grupo Encenação se propõe a contribuir para a formação de pessoas com senso crítico e compromisso com a diversidade cultural e com a preservação dos recursos naturais. Os artistas realizadores partem da certeza de que “a vida seria, certamente, monótona, se não mais pudéssemos contar histórias”. É com este espírito que, há mais de 25 anos, o grupo se dedica à pesquisa, criação e montagem de espetáculos teatrais, associados a outras expressões artísticas. Para seus integrantes, o papel do teatro é ser acessível à população e é através da arte que uma sociedade evolui e estimula a cooperação, tornando-se participativa e solidária.

Na sexta-feira, 12 de agosto, o elenco do espetáculo oferece um workshop, em que os participantes utilizarão como instrumento de comunicação o próprio corpo, com pinturas e adereços especialmente pesquisados e criados para o espetáculo. Serão usados como matéria-prima para esta atividade barbantes, jornais velhos, restos de tinta, plásticos e outros materiais recicláveis. A entrada é franca.

Leia mais sobre o Grupo Encenação aqui

Taynakan, o contador de histórias indígenas
6 a 14 de agosto, sábados e domingos, às 16h
Pesquisa, texto e direção: F.E. Kokocht
Músicas e letras: Gilda Vandenbrande
Pesquisa de musicas indígenas: Sá Brito
Elenco: Alexandra Bragheroli, Elene Tziortzis, Roberta Mestieri, F.E.Kokocht, Olívia Cristiano Belarmino
Diretor Assistente: Paulo Márcio Arapuan
Preparação Corporal: Carlos Alberto Conceição
Luz: Henrique Polli Keler

Teatro de Arena Eugênio Kusnet
Rua Dr. Teodoro Baima, 94, Vila Buarque
São Paulo (SP)
Telefone: (11) 3256-9463
Ingresso: R$ 20. Meia-entrada: R$ 10
A Bilheteria abre uma hora antes do espetáculo
Duração: 40min
Recomendação etária: livre
Capacidade da sala: 90 lugares

Workshop Taynakan, o contador de histórias indígenas
Sexta-feira, 12 de agosto, às 16h
Entrada franca
Objetivo: propiciar um aprendizado que permita a interação de diversas linguagens artísticas, para desenvolver o senso crítico e ampliar a criatividade, de acordo com as características de cada pessoa.
Público alvo: crianças de 7 a 14 anos ou adultos.
Duração: 3hNúmero de vagas: 30
Coordenação: Grupo Encenação