Dança contemporânea, no Cacilda Becker, no Rio

A abertura do manifesta! é dia 3 de setembro, sábado, às 18h, no palco do Teatro Cacilda Becker, com um fragmento da performance “Aqui enquanto caminhamos”. De setembro até dezembro, o manifesta! apresenta nove espetáculos, de sexta a domingo; exibição de filmes relacionados à dança (Cinema Manif), às quintas; seis oficinas, de terça a sexta;  além de debates e encontros. Todas as atividades são gratuitas, com exceção das apresentações de espetáculos, cujos ingressos custam R$ 10,00 (inteira).

A performance “Aqui enquanto caminhamos”, do curador Gustavo Ciríaco e da austríaca Andrea Sonnberger, começa no palco do Cacilda Becker e segue conduzindo o público para uma caminhada urbana dentro de um elástico, terminando na Praça São Salvador, no bairro de Laranjeiras. Inspirada na longa tradição que une o caminhar à produção de pensamento e lucidez, os dois performers fazem uma jornada silenciosa pelo trajeto no entorno do teatro.

“O Rio de Janeiro está se repensando como cidade e a dança entra com o corpo, a ginga, o samba”, propõe Gustavo. O curador destaca que o manifesta! tem como objetivo popularizar a dança contemporânea na cidade e ocupar novos espaços. “Essa ocupação é uma concretização dos avanços políticos da dança, especialmente no Rio”, pontua Gustavo Ciríaco, também idealizador do projeto em parceria com Dyonne Boy, Lucía Russo, Marcela Levi e Marta Vieira.

Ao longo do manifesta!, a performance terá outra apresentação no dia 12 de outubro, às 16h, saindo do Teatro Cacilda Becker, passando pelo Largo do Machado, Praia do Flamengo e voltando para o teatro. A performance já foi apresentada em mais de 30 cidades, entre elas Berlim, Frankfurt, Londres, Praga, Madri, Marselha, Munique, Liverpool, Paris, Copenhague, Barcelona, Lisboa, Bristol, São Paulo e Fortaleza. A abertura termina com uma grande festa de confraternização, na Praça São Salvador.

Em setembro, as atrações principais são as encenações de Espetáculo, de Luiz Abreu, nos dias 9, 10 e 11; O Outro do Outro, de João Lima, nos dias 16, 17 e 18; Piranha, de Wagner Schwartz, nos dias 23, 24 e 25 de setembro; e Desenquadrando Euclides, de Adriana Banana e Clube Ur=H0r, nos dias 30 de setembro, 1 e 2 de outubro. Às quartas, a Coleção Roberto Pereira, homenagem póstuma ao crítico e pesquisador de dança Roberto Pereira, tem o formato de entrevista pública com os artistas  Gustavo Ciríaco, Marcela Levi, Esther Weitzman e Márcia Milhazes, nos dias 7, 14, 21 e 28 de setembro. O Cinema Manif exibe, entre outros, Territoire de L’art, filme produzido pelo Theatre Jean Vilar de Vitry sobre Lia Rodrigues, que conduz debate após a exibição, na quinta, 8 de setembro.

manifesta!
Abertura: 3 de setembro, sábado, às 18h, com a performance Aqui enquanto caminhamos

Programação

Setembro

Encenações
Dias 9, 10 e 11 – Espetáculo, de Luiz Abreu
Dias 16, 17 e 18 – O Outro do Outro, de João Lima
Dias 23, 24 e 25 – Piranha, de Wagner Schwartz
Dia 30 – Desenquadrando Euclides, de Adriana Banana e Clube Ur=H0r

Coleção Roberto Pereira
Quartas, 20h
Dia 7 – Gustavo Ciríaco
Dia 14 – Marcela Levi
Dia 21 – Esther Weitzman
Dia 28 – Márcia Milhazes

Cinema Manif
Quintas, 20h

Dia 8 – Territoire de L’art, do Theatre Jean Vilar de Vitry, seguido de debate com Lia Rodrigues
Dia 15 – Dzi Croquettes, de Tatiana Issa e Raphael Alvarez – excepcionalmente, às 19h
Dia 22 – Danças Cariocas, de Ana Paula Albé e Marilia Albornoz, seguido de conversa com as diretoras
Dia 29 – O Que Temos Pra Dizer, a favela e sua realidade vista e apresentada por seus moradores. Conversa com Charles Siqueira

Outubro

Dias 1 e 2 – Desenquadrando Euclides, de Adriana Banana e Clube Ur=H0r
Dia 12 – Aqui enquanto caminhamos, performance de Gustavo Ciríaco e Andrea Sonnberger


Oficinas gratuitas

Terças e quintas, das 10h30 às 12h30
– Movimento Cênico Com Andrea Jabor
Trabalho com ações dançantes em solo e no coletivo, brincando com danças, sambas e diversos jogos de ações cotidianas.

Quartas e sextas, das 10h30 às 12h30
B.A.S.E em Danças Urbanas com Bruno Williams
Trabalho com a potencialização do hip hop e suas vertentes, através de laboratórios e experimentos, jogos de improvisação, a partir do breaking boy.

Local: Teatro Cacilda Becker
Rua do Catete, 338 – Largo do Machado
Rio de Janeiro (RJ)
(21) 2265-9933
160 lugares

Oficinas e multimída grátis
Encenações com ingressos a R$10,00 (inteira)

Mais informações
Carla de Gonzales
(21) 2297-7130 / (21) 9961-0536
carla@smartmidiacomunicacao.com.br

André Gomes
(21) 8834-0676
andre@smartmidiacomunicacao.com.br

Projeto contemplado com o Edital de Ocupação do Teatro Cacilda Becker 2011 da Funarte