Arte em Foco discute o circo e as artes cênicas no Brasil

Grupo Trampulim. Foto: Maira Cabral

De 26 a 28 de setembro, a Funarte MG realiza o terceiro ciclo de palestras do Projeto Cultural Arte em Foco. O tema deste mês é O Circo e as Artes Cênicas no Brasil. No encontro, o professor Mario Fernando Bolognesi, doutor em Artes pela Unesp, apresenta a palestra intitulada “Circo, Palhaços e a Dramaturgia Circense”. Serão abordados: o estudo da formação e da história do circo moderno no Ocidente; o circo no Brasil; o circo-teatro; a consolidação e as transformações dos tipos cômicos circenses; e a dramaturgia cômica circense.

No Arte em Foco, as palestras são sempre acompanhadas de intervenções artísticas que dialogam com o tema em questão. Desta vez, o Grupo Trampulim apresenta a intervenção A Receita. No espetáculo, Benedita, uma palhaça especialista na arte gastronômica, transforma qualquer tipo de comida em receitas maravilhosas. Mas seu ajudante Sabonete vive adicionando ingredientes inusitados aos pratos dela, o que pode pôr em risco sua reputação como mestre-cuca. Nesse número, os dois preparam um bolo na frente do público. Mas não se sabe se os ingredientes acrescentados por Sabonete no forno maluco de Benedita resultarão em um bolo de verdade.

Em sua terceira edição, o Projeto Cultural Arte em Foco 2011, criado pela representação mineira da Fundação Nacional de Artes, propõe a interação de pesquisadores, artistas e público. Os debates prosseguem até novembro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail www.funarte.gov.br/arteemfoco.

Sobre o palestrante:

Mario Fernando Bolognesi

Pesquisador do CNPq. Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1978). Mestrado em Artes/Teatro pela Universidade de São Paulo (1988). Doutorado em Artes/Teatro pela Universidade de São Paulo (1996).  Livre-docência em Estética e História da Arte pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003).  Professor Adjunto do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de São Paulo (SP). Experiência na área de artes, teatro e circo, com ênfase em estética, encenação, interpretação e dramaturgia, atuando principalmente nos seguintes segmentos: circo brasileiro, palhaços, comédia e cômico circenses.

Sobre o Grupo Trampulim:

A arte circense é o elemento central e o ponto de partida no trabalho do Grupo Trampulim. A partir do estudo de questões comuns ao circo e às artes cênicas, relativas ao corpo, ao palhaço, à música, e à improvisação, o grupo desenvolve sua linguagem. A pesquisa para a criação de cada um dos espetáculos, assim como o trabalho pedagógico desenvolvido por meio de oficinas, levam o Trampulim a uma constante reformulação. Tal busca de renovação torna-se, portanto, um eixo de aprimoramento que define a proposta do grupo desde sua fundação.

A preocupação com uma abordagem contemporânea confere atualidade aos seus espetáculos e abre possibilidades nos caminhos da criação. Cada integrante, compartilhando suas diferentes experiências e buscas artísticas, acentua a diversidade que compõe a perspectiva cênica do grupo.

Programação

SETEMBRO
O CIRCO E AS ARTES CÊNICAS NO BRASIL

Professor convidado: Mario Fernando Bolognesi (UNESP)
Data: 26 a 28/09
Horário: 19h às 22h
Intervenção artística: Trampulim

OUTUBRO
PERFORMANCE
Performance e Política

Professora convidada: Maria Beatriz Medeiros (UnB)
Data: 24 a 26/10
Horário: 19h às 22h
Intervenção artística: Shima – “Entrelinhas”

NOVEMBRO
LITERATURA
Literatura: crítica genética e processo de criação

Professor convidado: Philippe Leon Willemart (USP)
Data: 28 a 30/11
Horário: 19h às 22h
Intervenção artística: Sabará

Local: Funarte MG
Rua Januária, 68 – Floresta
Belo Horizonte (MG)

INCRIÇÕES GRATUITAS / VAGAS LIMITADAS

Informações:
(31) 3213-7112 / 3213-3084
funartemg@funarte.gov.br
www.funarte.gov.br/arteemfoco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *