Em outubro, o ‘manifesta! ‘ dá continuidade à sua programação, apresentando espetáculos, debates, demonstrações-aulas de técnicas de dança e teatro e oficinas, que exploram as fronteiras da dança contemporânea e suas interseções com o teatro e com as artes visuais. As apresentações, de sexta a domingo, têm ingressos a preços populares a R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada). O restante da programação é gratuita e acontece no Teatro Cacilda Becker, Largo do Machado (Rio), entre terça e domingo. Gustavo Ciríaco assina a curadoria do projeto, que foi o vencedor do edital de Ocupação do Teatro Cacilda Becker 2011, da Funarte.
Em Linhas (de pensamento) ou a tarefa de dizer coisas importantes para pessoas românticas #2, Michelle Moura dialoga com as artes plásticas ao utilizar desenhos e projeção de imagens e textos na performance, que fica em cartaz nos dias 7, 8 e 9 de outubro. Michel Groisman, artista plástico e performer, apresenta Sirva-se, nos dias 21, 22 e 23; e Marcela Levi, Lucía Russo, Clarissa Rêgo, João Lima e Laura Samy apresentam Residência, nos dias 28, 29 e 30 de outubro, que mostra trechos da peça em processo Natureza Monstruosa, fruto da primeira residência artística do ‘manifesta!’. Nos dias 12, 14, 15 e 16 de outubro é a vez do espetáculo de dança, voltado ao público infantil, Espalha para Geral, de Denise Stutz e Felipe Ribeiro, às 16h.
Sobre a (Com)Vivência, encontro-conversa dos encenadores Aderbal Freire Filho e Daniela Amorim, no dia 26 de outubro, às 20h, é um debate sobre as ocupações que têm marcado a cena das artes cariocas, como a ocupação antológica do Teatro Gláucio Gill, nos anos 1990; e a ocupação atual do Espaço Cultural Sérgio Porto. No dia 5 de outubro, às 19h, o cineasta Rodrigo Savastano coordena o primeiro debate de Dança Conversa Com; e, no dia 19 de outubro, às 19h, é a vez das artistas visuais Marta Mestre e Tatiana Grindberg.
A programação prevê também duas oficinas gratuitas – Quando a dança encontra o corpo, ministrada por Renata Reinheimer e a Oficina Movimento Autêntico, por Soraya Jorge e Guto Macedo. Ambas utilizam diferentes técnicas de movimento visando à conscientização corporal. As inscrições são feitas pelo endereço eletrônico: manifestacacilda@gmail.com
A dança e as demais artes cênicas estão representadas nas Jam Sessions, sessões informais de encontro e partilha de várias técnicas de dança e artes cênicas – Contato Improvisação’, de Fernando Neder e Jam Geléia, e Batalha de Street Dance, com Bruno Williams e João Paulo –, que acontecem nos dias 6 e 19 de outubro, respectivamente, às 20h.
No Dia das Crianças, 12 de outubro, ‘manifesta!’ abriu as portas do Teatro Cacilda Becker, em duas apresentações gratuitas – Espalha para Geral, às 16h, espetáculo de dança contemporânea dedicado ao público infantil, e a performance Sirva-se, às 18h. Antes, às 11h, o público é convidado para uma caminhada urbana dentro de um elástico, na performance Aqui enquanto caminhamos, de Gustavo Ciríaco e da austríaca Andrea Sonnberger. O trajeto começou na porta do teatro e percorreu as ruas do entorno do Largo do Machado e parte da Praia do Flamengo.
Projeto contemplado com o Edital de Ocupação do Teatro Cacilda Becker 2011
Veja a programação de oficinas
Veja a programação de espetáculos
Leia mais em http://manifestacacildabecker.wordpress.com/
Contato: manifestacacilda@gmail.com