Círculo dos Canastrões homenageia Nelson Rodrigues no Teatro de Arena

Projeto "Quem Ainda tem Medo de Nelson Rodrigues?" em cartaz no Arena

A companhia Círculo dos Canastrões abre nesta quarta-feira, 5 de outubro de 2011, no Teatro de Arena Eugênio Kusnet, em São Paulo, a mostra “Quem Ainda tem Medo de Nelson Rodrigues?”, com programação inteiramente dedicada à vida e à obra deste dramaturgo brasileiro que, em agosto de 2012, completaria cem anos de vida. Concebido pelos diretores teatrais Marco Antônio Braz e Renato Borghi, o projeto foi selecionado por meio do Edital de Ocupação do Teatro de Arena Eugênio Kusnet 2011 e permitirá a realização de espetáculos a preços populares, além de grupo de estudos, leituras  dramáticas seguidas de debates, exposição, ensaios abertos e workshops gratuitos.

O evento vai ocupar o Teatro de Arena até fevereiro de 2012 e pretende não apenas difundir e aprofundar o legado artístico de Nelson Rodrigues, morto em 1980, mas também reafirmar a importância histórica deste espaço cultural, atualmente administrado pela Funarte.

A mostra “Quem Ainda tem Medo de Nelson Rodrigues?” é resultado da parceria entre o Círculo dos Canastrões, companhia dirigida por Marco Antônio Braz, e o grupo Teatro Promíscuo, encabeçado por Elcio Nogueira e Renato Borghi – que com este projeto realiza um de seus maiores sonhos profissionais: o de atuar, pela primeira vez em seus mais de 50 anos de carreira, em uma peça de Nelson Rodrigues. Os idealizadores do projeto chamaram, também, a Companhia Paulista de Artes, de Jundiaí, e o diretor Nelson Baskerville para incrementarem a agenda de espetáculos.

Em 2012, mais atrações

Até dezembro de 2011, a agenda de “Quem Ainda tem Medo de Nelson Rodrigues?” contempla a encenação de três das 17 peças escritas por Nelson Rodrigues ao longo de sua carreira: “O Beijo no Asfalto”, “Valsa nº 6” e “Os Sete Gatinhos”. Estão previstas, ainda, as leituras dramáticas, gratuitas, de textos deste grande dramaturgo brasileiro, ou a respeito dele (veja, abaixo, a programação para 2011). A mostra continua em 2012, após um breve recesso, e leva ao palco do Arena os espetáculos “17 X Nelson (Parte II) – A Nudez da Família Brasileira”, com direção artística de Nelson Baskerville, “As Noivas de Nelson” – adaptação de Marco Antônio Braz, baseada em contos de “A Vida como ela é”.

Mostra “Quem Ainda tem Medo de Nelson Rodrigues?”
De 5 de outubro de 2011 a fevereiro de 2012
Local: Teatro de Arena Eugênio Kusnet. Rua Dr. Teodoro Baima, 94, Vila Buarque

PROGRAMAÇÃO 2011:

ABERTURA:
5 de outubro | Quarta, 19h
Entrada franca

Os diretores Marco Antônio Braz e Renato Borghi abordam o tema: “Nelson Rodrigues sob a ótica de Augusto Boal e Oswald de Andrade”.

LANÇAMENTO: “FOLHETIM” – ESPECIAL NELSON RODRIGUES
6 de outubro | Quinta, 19h
Entrada franca

Edição especial da “Folhetim”, revista semestral de ensaios editada pelo Teatro do Pequeno Gesto, grupo que, sob a coordenação de Antônio Guedes e Fátima Saadi, comemora 20 anos de existência em 2011. A edição, que se debruça integralmente sobre a obra de Nelson Rodrigues, reúne ensaios de Alain Ollivier, Antonio Guedes, Cláudia Tatinge do Nascimento, Edélcio Mostaço, Fátima Saadi, Fernando Marques, Mariana Oliveira e Walter Lima Torres, entre outros autores. Traz, ainda, um dossiê de críticas jornalísticas organizado por Fátima Saadi, que abrange seis décadas da dramaturgia brasileira, e uma entrevista com Antunes Filho, que desde 1954 estuda o teatro rodriguiano.
Para compra ou mais informações sobre a revista: folhetim@pequenogesto.com.br

ESPETÁCULOS TEATRAIS

Espetáculo: “O Beijo no Asfalto”
De 14 de outubro a 27 de novembro, 4, 11 e 18 de dezembro* | Sextas e sábados, 21h; domingos, 19h

Ingressos: RS 20 (meia: RS 10). Bilheteria abre uma hora antes do espetáculo
*Exceto 11 de novembro. Temporada continua em 2012

Um homem é atropelado por um ônibus e, ao agonizar, pede um beijo ao jovem Arandir, que se debruçara para socorrê-lo. Um repórter e um delegado presenciam a cena, interpretam-na a seu modo e desencadeiam uma verdadeira perseguição ao rapaz, que passa a ser vítima de intrigas no trabalho, em casa, em todo lugar.

Texto: Nelson Rodrigues
Direção artística: Marco Antônio Braz
Sonoplastia: Tunica Pereira
Designer de luz: Roberto Cohen
Cenografia e figurino: Telumi Hellen
Assistente de cenografia e figurino: Clau do Carmo
Assistência de direção e preparação corporal: Ana Nero
Produtora: Sinal Vermelho Filmes
Produção executiva: Paulo Ferrer e Cristina Satto
Assistente de produção: Rafael Augusto

Elenco: Renato Borghi, Hudson Senna, Élcio Nogueira, Gabriela Fontana, Rodrigo Fregnan Lívia Ziotti, Willians Mezzacapa, Amanda Pereira, Michel Waisman, Carol Carreiro, Rafael Boese, Adriana Guerra.

Espetáculo:“Valsa nº 6”
Estreia: 11 de novembro | sexta, 21h
De 12 de novembro a 11 de dezembro | Sábados, 17h; domingos, 16h*
Ingressos: RS 20 (meia: RS 10). Bilheteria abre uma hora antes do espetáculo
*Temporada continua em 2012

Em “Valsa nº 6”, Nelson Rodrigues experimenta uma nova forma teatral: o monólogo. Sonia tenta se lembrar de como transcorreram sua vida e sua morte. Vê, então, sua existência desdobrada em duas figuras: a menina e a mulher, que entram em conflito. O fato de o autor ter situado a personagem depois da morte abre espaço para a criação poética.

Produtora: Sinal Vermelho Filmes
Direção artística: Marco Antônio Braz
Sonoplastia: Tunica Pereira
Cenografia e figurino: Telumi Hellen
Designer de luz: Roberto Cohen
Assistência de direção e preparação corporal: Ana Nero
Elenco: Lívia Ziotti

Espetáculo: “Os Sete Gatinhos”
De 2 a 17 de dezembro | Sextas e sábados, 21h*
Ingressos: RS 20 (meia: RS 10). Bilheteria abre uma hora antes do espetáculo
*Temporada continua em  2012

Silene, de apenas 16 anos, é a caçula das cinco filhas de dona Aracy e de “seu” Noronha, contínuo da Câmara de Deputados. A mais mimada da família, e a única “pura”, Silene tem direito a uma boa educação em colégio interno. Mas logo a vida dos Noronha toma rumo diferente: a garota é acusada de matar a pauladas uma gata grávida, e a partir daí desvendam-se os segredos da família.

Produtora: Sinal Vermelho Filmes
Direção Artística: Marco Antônio Braz
Cenografia e figurino: Telumi Hellen
Assistência de direção e preparação corporal: Ana Nero
Sonoplastia: Tunica Pereira
Elenco: Renato Borghi, Hudson Senna, Élcio Nogueira, Gabriela Fontana, Carol Carreiro, Lívia Ziotti, Willians Mezzacapa, Amanda Pereira, Michel Waisman, Rafael Boese, Adriana Guerra, Rodrigo Fregnan

NELSON RODRIGUES  – PRIMEIROS ATOS
De 19 de outubro a 14 de dezembro | Quartas e quintas, 20h
Entrada franca

Artistas participantes da mostra e convidados realizarão um ciclo de leituras de peças de Nelson Rodrigues, sempre com entrada franca. Cada leitura será seguida de um debate sobre a obra escolhida.

19/10: “Mulher sem Pecado” | 20/10: “Vestido de Noiva” | 26/10: “Álbum de Família” | 27/10: “O Anjo Negro” | 2/11: “Senhora dos Afogados” | 3/11: “Doroteia” | 9/11: “A Falecida” | 16/11: “Perdoa-me por me Traíres” | 17/11: “Viúva, porém Honesta” | 23/11: “Boca de Ouro” | 24/11: “Bonitinha, mas Ordinária” | 7/12: “Toda a Nudez será Castigada” | 8/12: “Anti-Nelson Rodrigues” | 14/12: “A Serpente”

ENSAIOS ABERTOS
Entrada franca
“O Beijo no Asfalto”: 12 de outubro | Quarta,  21h
“Valsa nº 6”: 5, 6 e 10 de novembro | Sábado, 17h; domingo, 16h; quinta, 21h
“Os Sete Gatinhos”: 30 de novembro | Quarta, 21h

CÍRCULO DOS CANASTRÕES ENSAIA
De 7 de outubro a 25 de novembro | Sextas, das 15h às 18h*
*Exceto 14 de outubro e 11 de novembro
Gratuito

Voltada a um público de estudantes de teatro, todas as sextas, as atividades de ensaio do Círculo dos Canastrões serão abertas ao público. Capacidade do teatro: 99 lugares

OFICINAS

O ator – protagonista de ideias: Sistematizando Nelson Rodrigues
De 30 de novembro a 13 de dezembro | das 10h às 14hs
Gratuita
Com: Daniela De Vecchi

Esta oficina tem como objetivo introduzir e treinar os atores numa nova forma de perceber a cena teatral: os Sistemas Minimalistas Repetitivos (SMR), criados por José Sanchis Sinisterra e desenvolvidos por Daniela De Vecchi nos laboratórios de pesquisa da Sala Beckett, de Barcelona. No Brasil, a oficina utilizará textos de Nelson Rodrigues, unindo o trabalho de pesquisa de linguagem às situações criadas pelo dramaturgo brasileiro. Os SMR permitem que o ator treine a sua habilidade de propor ideias, de pensar a cena e de reforçar a sua capacidade criadora.

Público-alvo: atores profissionais.
Pontos centrais: Treinamento físico, espacial e relacional | O outro como fonte de inspiração | O trabalho com as atitudes e as qualidades | Aprofundamento na poética sistêmica, a partir da prática cênica com os exercícios originais dos SMR | Exploração da fragmentação presente nos textos de Nelson Rodrigues.
Aplicação: Os atores deverão escolher e preparar dois textos: um monólogo a escolher entre os textos do livro “Cabra Vadia”, de Nelson Rodrigues, e uma cena de uma das peças de Nelson (de dois atores), de livre eleição.
Inscrições: até 25 de novembro de 2011, pelo e-mail projetonr100@gmail.com. Enviar carta de interesse e currículo.
Vagas: 20.

Dramaturgia de textos narrativos: Nelson Rodrigues, do relato ao teatro
De 3 a 11 de dezembro | das 14h às 18h
Gratuita
Com: José Sanshis Sinisterra

José Sanchis Sinisterra, dramaturgo e diretor espanhol, autor dos clássicos “¡Ay Carmela!” e “Ñaque, de piojos y hombres”, é também conhecido por seu trabalho de dramaturgia de textos narrativos, tendo levado ao teatro obras de Franz Kafka, James Joyce, Herman Melville, Julio Cortázar, Samuel Beckett, Jorge Luis Borges e José Saramago. Sinisterra propõe uma oficina onde se poderá explorar as formas e as técnicas do discurso narrativo presentes na obra de Nelson Rodrigues. O curso pretende ampliar as fronteiras entre o relato e o teatro, englobando dramaturgia, direção e atuação e dando lugar a um novo campo de exploração: a Narraturgia.

Pontos centrais: História e discurso | O contexto | O marco dramatúrgico | O receptor do discurso | A fidelidade com o original | A temporalidade | A espacialidade | O figurativismo | O discurso | O narrador.
Aplicação: Trabalho prático de escritura, realização de exercícios, leitura e análise dos textos produzidos.
Obs: Alguns dos trabalhos dos alunos serão selecionados para serem levados à cena pelos atores da oficina O ator protagonista de ideias”, ministrada por Daniela De Vecchi.
Público-Alvo: dramaturgos profissionais interessados em desenvolver a técnica da Dramaturgia Atoral.
Inscrições: até 25 de novembro de 2011, pelo e-mail projetonr100@gmail.com. Enviar carta de interesse e currículo.
Vagas: 20.

Oficina para atores: O ser, o fazer e o falar
De 5 a 16 de dezembro | das 10h às 14h
Gratuita
Com: Mário Vedoya

Nesta oficina, o ator e diretor argentino residente da Espanha Mário Vedoya trará  à cena seu olhar e suas pesquisas recentes sobre a obra de Nelson Rodrigues. Trará, também, como ferramentas para esta oficina, alguns conceitos extraídos do Teatro Inglês, ao qual esteve ligado nos últimos anos. Cada participante deverá trazer roupa confortável e um texto com o qual queira trabalhar.
Exercício proposto para os encontros:
O Ser: Irradiação | O corpo expandido | Presença e ausência (brilho e opacidade) | Ação insignificante (a consciência da ação) | A planta e o ponto de equilíbrio | Os olhos e as mãos | A boca, os ombros e os pés | A respiração | A calma exasperante.
O Fazer: Fazer o real e o fazer imaginário | Fazer por não fazer: fazer derivados | O não fazer do fazer | Ciclo de exercícios impossíveis: a sesta e a aranha; a ordem telepática; o reflexo no espelho; a busca impossível; o esgueirar-se sutilmente.
O Falar: Fala sensorial | Menor palavra do corpo | Discurso habitado | A fala não significativa | Energia e radiação na palavra | O peso e a leveza da frase | Silêncio na fala | Compor a partir da palavra | A fala do personagem.
Público-alvo: atores profissionais.
Inscrições: até 25 de novembro de 2011, pelo e-mail projetonr100@gmail.com. Enviar carta de interesse e currículo.
Vagas: 20 (12 atores participantes e oito ouvintes).

EXPOSIÇÃO
De 14 de outubro de 2011 a fevereiro de 2012 | De quarta a domingo, das 14h às 22h
Entrada franca

Composta por fotos, cartas, documentos e relíquias de família, a mostra revela um pouco da vida de Nelson Rodrigues e será exibida no 1º andar do Teatro de Arena.

CELEBRAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DA MORTE DE NELSON RODRIGUES
21 de dezembro de 2011 | Quarta, das 12h às 24h

Evento com convidados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *