Para debater questões ligadas à música clássica brasileira e o direcionamento para a realização das próximas bienais, a Funarte, por meio de sua Coordenação de Música Erudita, realizou um encontro com intérpretes e compositores de várias partes do Brasil, na terça-feira (11/ 10). Durante toda a tarde, os músicos estiveram reunidos na Academia Brasileira de Música (ABM), no Centro do Rio (RJ).
Os convidados tiveram como anfitriões Flávio Silva, coordenador de Música Erudita do Centro da Música da Funarte, e Valéria Peixoto, assessora técnica da Academia Brasileira de Música. A pauta principal do encontro foi a XIX Bienal de Música Brasileira Contemporânea, que está sendo realizada em espaços culturais da cidade: Teatro João Caetano, Escola de Música da UFRJ – Salão Leopoldo Miguez e Sala Funarte Sidney Miller, até o dia 19 de outubro.
Durante a reunião, os músicos deram sugestões para a realização das próximas bienais de música e conheceram as novidades da XIX Bienal de Música Brasileira Contemporânea, como a entrega da cópia das obras dos compositores que participaram das bienais anteriores para os seus familiares. Nomes como Cláudio Santoro, Lorenzo Fernandez, Guarnieri, Guerra Peixe estão entre os contemplados com obras localizadas no acervo da Funarte, que serão disponibilizadas em CDs e entregues a um parente do músico.
O encontro terminou com uma visita dos convidados às instalações da sede da Academia Brasileira de Música e o convite de Valéria Peixoto, assessora técnica da ABM, para que os compositores e intérpretes disponibilizem suas obras e partituras no portal da instituição, que já conta com um rico acervo de música clássica.