Após receber os músicos Moraes Moreira e Warley Henrique, o projeto Compositores.BR – vencedor do Edital de Ocupação do Galpão 1 da Funarte MG 2011 – dá continuidade à agenda de shows semanais com renomados artistas da MPB. A programação começa na quinta-feira, dia 13 de outubro, e segue até domingo, dia 16, sempre às 20 horas. A entrada é franca e os interessados devem retirar seus convites duas horas antes da realização de cada espetáculo.
Banden Powell e Zé Keti terão suas obras revisitadas em shows distintos, sendo que o mesmo repertório irá ganhar duas versões. No primeiro dia, a apresentação será vocal, já, na noite seguinte, as mesmas músicas serão interpretadas de modo instrumental.
Dia 13 (quinta) Rosa Marya Colin
Dia 14 (sexta) Grupo Senta Pua
O primeiro show da semana – quinta-feira (dia 13) será de Rosa Marya Colin, que interpretará canções do compositor Baden Powell, feitas em parceria com Vinícius de Moraes e Paulo César Pinheiro. Em seguida, na noite do dia 14 de outubro, o grupo Senta a Pua apresenta todo o repertório cantado por Rosa, em show instrumental.
Rosa Maria Colin
Cantora mineira, mais conhecida apenas como Rosa Maria, começou a carreira no Rio de Janeiro, aos 18 anos, cantando bossa nova e jazz, no Beco das Garrafas. Com o registro grave de sua voz, adaptou-se bem ao repertório jazzístico, e em 1965 gravou o primeiro disco pela Odeon. Depois disso, fez shows por todo o Brasil, participou de programas de televisão e atuou na primeira montagem brasileira do musical “Hair”. A partir do início da década de 80, firmou-se como cantora de jazz, tocando ao lado da Tradicional Jazz Band.
Depois de mais de 20 anos de carreira, uma gravação despretensiosa para um comercial de televisão em 1988, alçou-a ao topo das paradas. Uma regravação “cool”, de “California Dreamin'”, do grupo The Mamas And The Papas, para uma loja de departamentos, tornou-se o seu grande sucesso. No fim dos anos 90, mudou o nome para Rosa Marya Colyn.
Grupo Senta Pua!
Desde 2007, o Senta a Pua! se apresenta em casas de shows de Belo horizonte e interior de Minas com a proposta de revitalizar o choro e o samba de gafieira, sem exaltar qualquer tipo de saudosismo ou melancolia. A construção de novos arranjos e a linguagem contemporânea tem conquistado tanto antigos frequentadores das gafieiras, quanto jovens que estão descobrindo o samba a dois. Em sua trajetória, o grupo acumula apresentações ao lado de artistas renomados como Paulo Moura, Zé da Velha e Silvério Pontes, e Elza soares. Atualmente, o grupo encontra-se em fase de pré-produção do CD de estreia, que contará com arranjos e produção musical do saxofonista e arranjador carioca Eduardo Neves. O trabalho apresentará sambas, choros, maxixes e boleros compostos por Rodrigo Torino, diretor musical do grupo e vencedor do Prêmio BDMG Instrumental 2010.
Dia 15 – (sábado) Zé Renato
Dia 16 (domingo) Gilva de Oliveira
No sábado, 15 de outubro, é a vez do músico Zé Renato, que fará releituras das composições de Zé Keti. Já no domingo, dia 16, Gilvan de Oliveira sobe aos palcos da Funarte MG para transpor para o violão canções inesquecíveis do músico homenageado.
Zé Renato
José Renato Botelho Moschkovich, mais conhecido como Zé Renato, é um cantor e compositor capixaba que começou sua carreira artística participando de festivais. Em 1977, integrou o grupo Cantares, ao lado de Marcos Ariel, entre outros, com o qual lançou um compacto duplo pela Funarte, no ano seguinte, no projeto “Vitrines”. Em 1979, formou, com Claudio Nucci, David Tygel e Maurício Maestro, o quarteto vocal e instrumental Boca Livre, com o qual ganhou projeção nacional e gravou vários discos. Construiu sua carreira solo paralelamente ao seu trabalho com o Boca Livre, participando individualmente de vários projetos musicais. No ano 2000, desligou-se do grupo e continuou a cantar sozinho. Seus dois últimos discos são: “É Tempo de Amar” (2008) e “Zé Renato –Ao Vivo” (2009).
Gilvan de Oliveira
Violonista, cantor, compositor, professor e arranjador, Gilvan de Oliveira nasceu em Itaú de Minas. Estudou na Escola de Música da UFMG, com o mestre José Lucena Vaz e ainda com Joe Diorio, do Guitar Institute of Technology de Los Angeles-USA. Foi professor e diretor na Música de Minas Escola Livre, criada por Milton Nascimento e Wagner Tiso. O músico tem seu trabalho como solista registrado em álbuns como: “Cordas e Coração”, “Traquina”, “Vinícius nas cordas de Gilvan”, “Retratos”, “Sol”, “Violão Caipira”. Dirigiu e arranjou o CD “Semente Caipira”, de Pena Branca, com o qual ganhou o Grammy Latino 2001. Já se apresentou nos Estados Unidos, França, Portugal, Cuba, Uruguai, Bélgica, Espanha, Alemanha, Itália, Lituânia. Alguns prêmios: Troféu Pró-Música de melhor instrumentista/1995 e melhor arranjador/2002; Prêmio Sharp de Música CD Estação XV, com o Grupo Ponto de Partida/1996; Direção musical e arranjos no CD Semente Caipira, agraciado com Grammy Latino de melhor álbum de música sertaneja/2001. Algumas parcerias: Milton Nascimento, Gilberto Gil,Al di Meola, Fernando Brant, Belchior, Pena Branca e Xavantinho, Paulinho Pedra Azul, Tavinho Moura, Guilherme Arantes, Renato Teixeira, Dominguinhos,Toninho Horta, Jane Duboc, Oswaldinho do Acordeon,Leila Pinheiro,Elomar,Heraldo do Monte, Xangai , dentre outros.
Projeto Compositores.BR
O projeto cultural Compositores.BR tem como intuito unir gerações distintas e interessadas na produção cultural e na música brasileira de diferentes épocas. O projeto traz, a cada semana, até o mês de dezembro, shows de respeitados músicos brasileiros e uma variada seleção das canções marcantes da MPB.
O repertório das apresentações será centrado na produção artística de quatorze mestres de diferentes gerações da música brasileira. São eles: Ary Barroso, Zé Keti, Dorival Caymmi, Dolores Duran, Baden Powell (em parceria com Vinicius de Moraes e Paulo César Pinheiro), Adoniran Barbosa, Lamartine Babo, Assis Valente, Tom Jobim, Lupicínio Rodrigues, Nelson Cavaquinho e Johnny Alf.
FICHA TÉCNICA
Concepção e curadoria artística: Gestor cultural Pedrinho Alves Madeira
Gestão e produção do projeto: Alves Madeira Comunicação e Produção
Direção de produção: Regina Célia
Projeto selecionado pela Fundação Nacional de Artes – Funarte no Edital de Ocupação do Galpão 01 Funarte MG/2011
SERVIÇO
Compositores.BR
Data: 13 14,15 e 16 de outubro
Horário: 20 horas
Os portões são abertos sempre às 19h45 e são fechados 10 minutos após o início de cada apresentação.
Local: FUNARTE MG – Rua Januária, 68 – Floresta – Belo Horizonte, MG.
Entrada gratuita. Os convites devem ser retirados duas horas antes do espetáculo.
A lotação máxima é de 139 (cento e trinta e nove) lugares.
Informações: (31) 3213-3084
Assessoria de Imprensa: CL Assessoria em Comunicação – (31) 32748907