As artistas visuais Lea van Steen e Raquel Kogan inauguram neste sábado, 22 de outubro de 2011, às 16h, a videoinstalação “5x4x3x”, vencedora do Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2011. A exposição estará aberta até 20 de novembro e propõe, por meio de um jogo de sons e imagens de cenas urbanas refletidas em espelhos, uma coprodução em tempo real com o público.
A mostra ocupa a Galeria Flávio de Carvalho, onde telas de filó suspensas no espaço exibem imagens com temas urbanos, como prédios, ruas, pedestres, vitrines ou pichações. Através da manipulação de espelhos, é o visitante quem transporta essas representações dos projetores para o espaço, conforme sua vontade e de acordo com os movimentos que realizar. Assim, as artistas conseguem estabelecer “uma nova maneira de ver e de projetar, transformando o visitante em diretor, roteirista não só das imagens por ele manipuladas, mas de uma co-produção em tempo real com as imagens projetadas, fragmentadas e movimentadas por outros”.
Segundo as autoras, “a intenção é colocar o público como artista, transferindo para ele a consciência do poder das imagens e suas associações”. A reflexão física promovida pelos espelhos se transforma em outro tipo de reflexão, a cognitiva – que envolve “atenção, percepção, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem”.
Para a catoptromancia, arte mística de adivinhar com espelhos, estes apetrechos possuem propriedades mágicas e servem como um portal para outras realidades.
Sobre as autoras – A dupla Lea van Steen e Raquel Kogan começou a parceria em 2005 com o vídeo “BMG- 8970”, que participa do 14 Vídeo Brasil, do Rencontres Paris/Berlin e da exposição Videometria, em Barcelona (Espanha). Já em 2008, o vídeo “Reprodução proibida” integra mostra no Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia (Espanha), e as videoinstalações “Ponte” (Sesc Av Paulista, SP ) e o jogo da memória interativo “Memoando” (arte.mov em BH e no MIS –SP) são montados. De 2009 a 2011 o vídeo “Nada ao Infinito” é convidado para o Foto em foco/Vídeo em foco (Galeria Baró-Cruz SP), e “Ponte” é novamente montada na Exposição Geografia Celulares (Spacio Fundación Telefonica-Buenos Aires) e no Centro Cultural Santander (exposição Agora/Ágora-Simultâneo/Instantâneo, Porto Alegre, RS). Para a 7a Bienal do Mercosul (Porto Alegre, RS) foi criada a peça sonora “5’22’’”; o vídeo de 3 canais Sub_title” participa de exposição no Centro Fundación Telefonica de Lima/Peru e da Exposição Agora/Ágora, em Porto Alegre. 5x4x3x, vai para o Continuun II Festival de Arte e Tecnologia (Recife, PE), e para a 3 MostraLiveCinema no Oi Futuro (Rio de Janeiro, RJ). Para a mostra Behind the Closed Doors, na Stian [Con]Temporary Art Galery (Suécia), a obra sonora “Beyond”é produzida.
Sobre Raquel Kogan – Formada em arquitetura, Raquel Kogan foi premiada no Transmídia Itaú Cultural 2002 com “Reflexão#1”, apresentada também no Ciber@art em Bilbao (País Basco, Espanha). Sua investigação sobre agenciamento de espaços nas mídias digitais prossegue em “Projeção”, obra apresentada no Paço das Artes (São Paulo, SP), e também nos objetos interativos no “Fotoarte”, na intervenção “401” no Lord Palace Hotel (São Paulo, SP) e no 11º Salão do MAM da Bahia. Apresentou, na Galeria Leme, “au.to-re.tra.to 1”, e voltou ao Paço das Artes com “Ocupação# 1”. Seu trabalho “Reflexão#2” é exibido na exposição cinético-digital no Itaú Cultural e no ZKM Centro para Arte e Mídia Karlsruhe. “Reflexão#3” é apresentado no Festival Art@outsiders, em Paris. Recebe menção honrosa no 6º Prêmio Sergio Motta, com “Reflexão e suas inflexões”. O objeto “rever” é exposto no Centro Cultural da Espanha, em Montevideo, e a videoinstalação “mov_ing” no Festival Transitio no México. Raquel Kogan também esteve, com “Crtl V+ Crtl C”, no Sesc Pompéia, e participou do 2º Festival arte.mov recebendo menção honrosa com “me//at”. Executou a instalação interativa “reler” para a 4º Bienal de Arte e Tecnologia, e ganhou o Prêmio Rumos Cibernética e a menção honrosa do File 2010 Prixlux com “reler”. Mais informações: www.raquelkogan.com
Sobre Lea van Steen – Artista, diretora e montadora de filmes – documentários, ficção e publicitários. Começou a trabalhar em 1985 em filmes de longa-metragem, onde experimentou as mais diversas áreas: produção, direção de arte e montagem. Em 1990, integra a primeira equipe de criação da MTV Brasil como gerente de PROMO, na criação da identidade visual da emissora. Depois de um longo período na publicidade, começa pesquisar novos suportes, e além do cinema, onde produz o premiado curta “Brincadeira de criança”, absorve o video como forma de expressão. Com o video “Paisagem”, recebe menção honrosa no 2º Prêmio Sergio Motta de Cultura. O video “Disco” é premiado no HTTP//Prêmio Sérgio Motta. Em 2011 Abre sua primeira Individual, “Coleção Particular”, na Mônica Filgueiras Galeria de Arte. Mais informações: www.leavansteen.com
“5x4x3x” – Videoinstalação de Lea van Steen e Raquel Kogan
Inauguração: 22 de outubro | Sábado, 16h
De 23 de outubro a 20 de novembro | De terça a domingo, das 14h às22h
Complexo Cultural Funarte São Paulo – Galeria Flávio de Carvalho. Alameda Nothmann, 1.058, Campos Elíseos, São Paulo, SP. Tel (11) 3662-5177
Gratuita