Dolores Duran em Homenagem

Para fechar o projeto Compositore.BR do mês de outubro, a cantora Dóris Monteiro, a saxofonista Maria Bragança e a pianista Maria Tereza Madeira fazem releituras de obras da compositora Dolores Duran, no sábado e no domingo, dias 29 e 30/10,  na Funarte MG. No repertório, grandes sucessos como Solidão, Fim de Caso, A Noite do Meu Bem, entre outros. Os shows acontecem a partir das 20h, com entrada franca. Os interessados devem retirar suas senhas duas horas antes da realização de cada espetáculo.

A cantora Dóris Monteiro será a primeira a homenagear Dolores Duran. Ela faz o show vocal da semana, na noite de sábado, dia 29/10. Comemorando 60 anos de carreira, a artista relembra Dolores, tanto como compositora, quanto intérprete. Já no domingo, 30/10, a saxofonista Maria Bragança e a pianista Maria Tereza Madeira fazem uma apresentação inédita de Dolores na versão instrumental. “Quase não existem partituras da compositora. É maravilhoso duas mulheres fazendo releituras de Dolores Duran em um show instrumental”, diz Maria Bragança.

No mês de outubro, o projeto Compositores.BR já apresentou os artistas: Moraes Moreira, Rosa Marya, Zé Renato e Verônica Ferriani, em shows vocais, e Warley Henrique, o grupo Senta a Pua, Gilvan Oliveira e Davi Moraes, em apresentações instrumentais. A iniciativa segue até dezembro, com apresentações semanais de respeitados músicos brasileiros e uma variada seleção das canções marcantes da MPB. 

Dóris Monteiro– Dia 29 de outubro – sábado – 20 horas 

Dóris começou a carreira na década de 50, e foi, junto com Dalva de Oliveira e Ângela Maria, a cantora que mais fez sucesso entre os anos 50 e 60, na época do rádio. Gravou mais de 50 discos e fez temporadas de sucesso no Brasil e em países como Japão e Portugal. A artista foi eleita a Rainha do Rádio e ainda fez sucesso cantando bossa nova e samba canção. 

Maria Bragança e Maria Tereza Madeira– Dia 30 de outubro –domingo – 20 horas

 Maria Bragança

Maria Bragança nasceu em Itabira Minas Gerais e realizou seus estudos acadêmicos no Brasil e na Alemanha. Seu estilo pessoal é uma mistura de jazz brasileiro e europeu, música erudita, contemporânea e popular brasileira.

A saxofonista e compositora já protagonizou uma série de concertos internacionais, com destaque para os recitais que fez ao lado do pianista Roberto Szidon, na Academia de Música Sion, na Suíça, e na Robert Schumann Saal em Dusseldorf, Alemanha.

Desde 1995, com lançamento de seu segundo CD Barro-Oco, no mercado brasileiro, Maria Bragança vem conquistando um público seduzido pelas suas interpretações e composições no Brasil e na Europa. Ela domina como poucos seu instrumento e demonstra rara sensibilidade na transcrição de obras de Johann Sebastian Bach, Heitor Villa-Lobos, Darius Milhauld e Pixinguinha.

Produção de Cds: Barro oco 1996/Alma Barroca 2000/Trova brasileira 2005/ DVD em produção  2011 

Maria Tereza Madeira

Indicada ao Prêmio Carlos Gomes de Melhor Pianista, em 2002, Maria Tereza Madeira já realizou recitais e concertos nos EUA, Colômbia, França, Argentina, Finlândia e Alemanha, divulgando a música brasileira. Também gravou mais de dez programas exclusivos para rádios, incluindo a rádio clássica de Chicago (EUA).

A artista participou da minissérie de TV, Chiquinha Gonzaga, gravando todos os pianos da trilha sonora. Dentre seus CD’s está “Ernesto Nazareth” vol. 2, indicado ao prêmio Grammy Latino 2003 de melhor CD de música erudita. Atualmente é professora assistente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Uni-Rio).

Projeto Compositores.BR 

O projeto cultural Compositores.BR, que estreou no dia 08/10 , em Belo Horizonte, tem como intuito  unir gerações distintas e interessadas na produção cultural e na música brasileira de diferentes épocas. A iniciativa vai apresentar semanalmente, até o mês de dezembro, shows de respeitados músicos brasileiros e uma variada seleção das canções marcantes da MPB.  

O repertório das apresentações é centrado na produção artística de grandes mestres de diferentes gerações da música brasileira. São eles: Ary Barroso, Zé Keti, Dorival Caymmi, Dolores Duran, Baden Powell (em parceria com Vinicius de Moraes e Paulo César Pinheiro), Braguinha, Cartola, Lamartine Babo, Assis Valente, Tom Jobim, Lupicínio Rodrigues, Nelson Cavaquinho e Noel Rosa.

Cada autor tem sua obra revisitada em shows distintos, sendo que o mesmo repertório ganha duas releituras. No primeiro dia, a apresentação é vocal, já na noite seguinte, as mesmas músicas são interpretadas de modo instrumental, com o objetivo de mostrar a dimensão da obra do músico enquanto letrista e melodista.

Ficha Técnica

Concepção e curadoria artística:
Gestor cultural Pedrinho Alves Madeira
Gestão e produção do projeto: Alves Madeira Comunicação e Produção
Direção de produção: Regina Célia
Projeto selecionado pela Fundação Nacional de Artes – Funarte no Edital de Ocupação do Galpão 01 Funarte MG/2011

SERVIÇO –  Compositores.BR

Data: 29 e 30 de outubro
Horário: 20 horas
Os portões abrem sempre às 19h45 e são fechados 10 minutos após o início de cada apresentação.
Local:
FUNARTE MG –(Rua Januária, 68  – Floresta – Belo Horizonte, MG)
Entrada gratuita, com distribuição de senha duas horas antes de cada espetáculo.
A lotação máxima é de 139 (cento e trinta e nove lugares)
Informações: (31) 3213-3084 ou pelo site: www.compositores.br.com

Assessoria de Imprensa: CL Assessoria em Comunicação – (31) 32748907

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *