Homenagem a Noel Rosa

O projeto Compositores.BR homenageia mais um grande mestre da música brasileira, na Funarte MG, com as apresentações de Paula Morelenbaum no sábado, dia 19 de novembro, e do grupo Cortando um Dobrado, no domingo, dia 20. As apresentações, gratuitas, serão realizadas às 20 horas. A distribuição de senhas acontece uma hora antes de cada espetáculo. A lotação máxima é de 139 lugares.

“Estou muito feliz de ter sido convidada a participar desse projeto. Foi maravilhoso encarar o desafio de mergulhar em um repertório com o qual eu nunca havia trabalhado, mas que sempre admirei muito. Entrar em um universo desconhecido amplia nossa bagagem cultural”, afirma Paula Morelenbaum.

Partindo do desejo de reverenciar os grandes mestres da música brasileira e da necessidade de oferecê-la gratuitamente às mais diversas camadas sócio-culturais, o projeto Compositores.BR tem como diferencial o modo como as canções são revisitadas.

Um mesmo repertório ganha diferenciadas leituras em duas noites de apresentações. Na primeira, prevalece a força da palavra cantada, por meio de intérpretes cultuados. Na noite seguinte, o mesmo repertório recebe leituras instrumentais criadas por músicos contemporâneos, mineiros em sua maioria. Os shows são, na maior parte, criados exclusivamente para o projeto.

O idealizador, diretor artístico e gestor do projeto Pedrinho Alves Madeira destaca: “Tão gratificante quanto se ter uma ideia inusitada, é vê-la concretizada e, melhor ainda, poder compartilhá-la com um grande número de pessoas”.

O projeto Compositores.BR foi selecionado pela Fundação Nacional das Artes – Funarte, no edital de ocupação do Galpão 1 Funarte/MG 2011.

 Paula Morelenbaum + Cortando um Dobrado

“Escolhi o repertório conforme ia estudando as músicas e me identificando com elas. Feitiço da Vila, Conversa de Botequim, Filosofia e Três Apitos são algumas das canções que estarão no show”, adianta Paula Morelenbaum, que vai cantar acompanhada do violonista Caio Márcio e do bandolinista Luiz Barcelos, dois jovens e talentosos músicos.

Paula é profunda conhecedora da Bossa-Nova, tendo trabalhado por dez anos com o mestre Antonio Carlos Jobim como participante da Banda Nova. Após o encerramento das atividades da Banda, Paula continuou explorando o repertório clássico de Jobim + Vinícius e seus outros parceiros, o que se refletiu no trabalho “Quarteto Jobim-Morelenbaum”, com Jaques Morelenbaum, Paulo e Daniel Jobim.

Recentemente lançou os CDs Água, com o compositor João Donato, Bossarenova, com a SWR Big Band alemã, Telecoteco indicado ao Prêmio da Música Brasileira e ao Grammy Latino e Berimbaum, uma homenagem a Vinícius de Moraes. Tem se apresentado no Brasil e no mundo com grande êxito, divulgando sua arte com diversas formações musicais.

Em 2011, se apresentou com Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, em Ouro Preto, sob regência de Jaques Morelenbaum no Tributo a Antonio Carlos Jobim, e com a Orquestra Sinfônica Nacional, em Niterói, com a regência do Maestro Norton Morozowicz.

Formado em 2010, o grupo Cortando um Dobrado tem como proposta explorar e divulgar o vasto universo do choro produzido nos dias atuais a partir de arranjos e interpretações das peças musicais de seus integrantes e compositores contemporâneos  do gênero.

O grupo é fruto da parceria musical de sete músicos da cena do choro e do samba em Belo Horizonte, que atuam ou já atuaram em grupos representativos da cidade como Corta Jaca, Copo Lagoinha, Zé da Guiomar e Figa de guiné. São eles: Agostinho Paolucci (violão de sete cordas + Arranjos); Alaécio Martins – (trombone); Analu (pandeiro e percussão geral); Cristiano Vianna (violão de sete cordas); Du Macedo (cavaquinho); Marcela Nunes (flauta + Flautim) e Juliana Perdigão (clarinete e voz), que lançou no último sábado seu primeiro disco solo – Álbum Desconhecido.

“Trabalhamos em cima do repertório montado pela Paula Morelembaum, dando novos arranjos às canções”, explica o violonista Cristiano Vianna que destaca também a participação no projeto como uma iniciativa muito importante, “sobretudo porque privilegia o trabalho instrumental dos grupos mineiros”.

 Serviço

Projeto Compositores.BR
Homenagem Noel Rosa
Paula Morelenbaum
– dia 19, às 20h
Grupo Cortando um Dobrado dia 20, às 20h
Ingressos: gratuitos, mediante retirada de senhas uma hora antes dos espetáculos. Capacidade: 139 lugares
Local: Funarte MG (R. Januária, 68 – Floresta – Belo Horizonte, MG)
Telefone: (31) 3213.3084
Outras informações: www.compositoresbr.com   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *