Literatura em Foco

IN STATU NASCENDI - acervo pessoal

De 28 a 30 de novembro, a Funarte MG abriga o sexto ciclo de palestras da III Edição do Projeto Cultural Arte em Foco, com o tema Literatura: crítica genética e processo de criação. O evento, criado pela representação mineira da Fundação Nacional de Artes, chega ao final de mais um ano.

O professor da Universidade de São Paulo (USP) – Philippe Leon Willemart – vai mostrar o que é a crítica genética hoje e como ela mudou a história literária, vai também falar sobre processos de criação para perceber como se constitui a escritura de alguns autores. Em seguida, fará uma incursão na psicanálise, analisando as coincidências entre a criação literária e o processo analítico, imaginando ter acesso aos manuscritos de Freud e de Lacan – como a análise dos manuscritos nega ou relativiza a existência da autobiografia. Por fim, discutirá o lugar da Busca do Tempo Perdido de Marcel Proust na história literária e seu poder de subversão.

Philippe Willemart tem formação acadêmica em literatura e psicanálise, é professor titular em Literatura Francesa na FFLCH-USP, e coordenador científico do Laboratório do Manuscrito Literário (LML) e do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Crítica Genética (NAPCG) da Universidade de São Paulo. Em 1985, participou da fundação da Associação dos Pesquisadores em Crítica Genética (ex-APML, APCG), que edita a revista Manuscrítica desde 1990.  Publicou Escritura e Linhas Fantasmáticas, Ática, 1983; O Manuscrito em Gustave Flaubert, FFLCH/USP, 1984; Universo da Criação Literária, Edusp, 1993; A Pequena Letra em Teoria Literária, Annablume, 1997; Além da Psicanálise: a Literatura e as Arte, Nova Alexandria, 1995; Bastidores da Criação Literária, Iluminuras, 1999; Proust, Poeta e Psicanalista, Ateliê Editorial, 2000; Educação Sentimental em Proust, Ateliê Editorial, 2003; Crítica genética e Psicanálise, Perspectiva, 2005; Tratado das sensações em “A Prisioneira” de Marcel Proust, Opus, 2008; e Os processos de criação na escritura, na arte,e na psicanálise, Perspectiva, 2009. Editou, no exterior, entre outros, Dans la chambre noire de l’écriture (Hérodias de Flaubert), Toronto, éd.Paratexte, 1996 ;  Au-delà de la psychanalyse: la littérature et les arts, Paris, L’Harmattan, 1998 ; e De l´inconscient en littératur, Montréal, éd.Liber, 2008.

Foco na Arte

Uma das características do Programa Arte em Foco é a conexão entre teoria e prática. Por isso, as palestras são sempre acompanhadas de intervenções artísticas que dialogam com o tema em questão. Neste mês, o artista plástico Sabará apresenta a mostra In Statu Nascendi. A exposição traz uma série de desenhos que retratam homens e mulheres de Congonhas/MG, cidade natal do artista. As obras inacabadas evidenciam a dimensão do vir-a-ser – gênese do trabalho, a obra in statu nascendi.

O quadriculado, os textos, manuscritos, manchas e apagamentos presentes nos suportes são marcas deixadas ao longo do processo de criação. Esses fragmentos se integram e se complementam, formando assim o conjunto de desenhos.

Tales Sabará é bacharel em pintura pela Escola de Belas Artes, da Universidade Federal de Minas Gerais. Em 2007, foi selecionado para bolsa de Iniciação Científica da Pesquisa Guignard, e atualmente, cursa o 8º período de Artes Visuais, habilitação em Gravura Metal, na UFMG. Realizou 24 exposições, entre individuais e coletivas, em cidades como: Blumenau, Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro. Possui obras em acervo no Museu Brasileiro da Escultura (MUBE), em São Paulo, além da premiação como Relevância Acadêmica, no projeto de Iniciação Científica – Guignard. Em seu currículo, publicações nas revistas Zupi, Trip, Idea Fixa, Fora do Tempo e Foto Grafia.

Arte em Foco

O programa Arte em Foco contempla um ciclo de palestras, com intervenções artísticas e debates, e tem compromisso de estreitar a relação entre teoria e prática, oferecendo uma programação em que obras de arte dialogam com os temas em foco e promovem a informação, a crítica e o questionamento.

Criado em 2009, sua principal característica é a interação entre pesquisadores, artistas e público. Ele possibilita a troca de informações, transformando cada participante em agente multiplicador do conhecimento sobre cultura e arte.

O ciclo de palestras, com intervenções artísticas e debates, tem duração de três dias, com a carga horária de nove horas/aula.

O encontro já faz parte do calendário cultural de Belo Horizonte, e atrai também estudiosos e admiradores da arte de várias partes do país, tendo, em 2010, atingido um público de mais de 500 pessoas.

Serviço:

28 a 30 de novembro
III Edição do Projeto Cultural Arte em Foco
Arte em Foco 2011
Tema: Literatura: crítica genética e processo de criação
Palestrante: Professor Philippe Leon Willemart
Horário: 19 às 22 horas
Intervenção Artística: In Statu Nascendi/ Sabará

Local: Funarte MG
Rua Januária, 68, Floresta. BH/MG.

Inscrições Gratuitas: arteemfoco.funarte@gmail.com

Informações: (31) 3213.7112

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *