O Grupo Danceato apresenta na Sala Renée Gumiel do Complexo Cultural Funarte São Paulo, apenas até domingo, 4 de dezembro de 2011, o espetáculo “Sob o Teto de Isabel” – a mais recente criação do grupo, concebida em 2011 pelo coreógrafo Ton Carbones.
“Sob o teto de Isabel” resgata a história da “Izabel da Rodoviária”, personagem real e conhecida da população de Ribeirão Pires (SP) por suas atitudes e trejeitos marcantes. Reconstruída pelo relato de populares, a história de Izabel deu nome ao espetáculo e alinhavou sua condução. Com ela, o Danceato traz para o palco as muitas outras “isabéis” que sempre existiram – e existirão – pelas ruas das cidades. A montagem, organizada em pequenas cenas, tem direção conjunta de Ton Carbones e Ana Botosso, e propõe como cenário o próprio espaço urbano.
A ocupação do Grupo Danceato dá continuidade à mostra “no movimento das alamedas”, contemplado este ano pelo Edital de Ocupação da Sala Renée Gumiel. Inaugurada em novembro, a mostra já trouxe à Funarte o Núcleo Artístico Luis Ferron e a Companhia de Danças de Diadema, e contará ainda, até março de 2012, com a participação de cerca de 50 profissionais em dança.
Adolescentes e adultos interessados em participar das oficinas oferecidas, também gratuitamente, nesta etapa da mostra “no movimento das alamedas”, já podem fazer suas inscrições pelos telefones (11) 3662-5177, (11) 7280-0679 ou (11) 8579-9014.
Confira, a seguir, as próximas atrações e atividades.
Serviço:
Mostra “no movimento das alamedas”.
De 17 de novembro a 18 de dezembro
Complexo Cultural Funarte São Paulo – Sala Renée Gumiel. Alameda Nothmann, 1.058, Campos Elíseos. Tel: (11) 3662-5177.
Espetáculos:
Estreia:
“Sob o teto de Isabel”
Com: Grupo Danceato
De 1 a 4 de dezembro | Quinta, às 15h; sexta e domingo, às 17h; sábado, às 20h30*
*Dia 3 haverá participação especial: alunos da oficina de Edmilson Santos.
Concepção Coreográfica: Ton Carbones
Direção Artística: Ana Bottosso e Ton Carbones
Concepção de trilha sonora: Camila Bosso, Marina Bastos e Ton Carbones
Bases de dança de rua: Félix Pimenta; Edimílson Souza; Marcus Chorro
Concepção de figurinos e adereços cênicos: Elenco
Produção: Milene Paula
Elenco: Ana Carolina Soarejes; Camila Bosso; Marina Basthos; Michelle Parra e
Milene Paula
Recomendação etária: livre | Duração: 40 minutos
Entrada franca
Este espetáculo surge da vontade de experimentar, por meio da dança, o ambiente das ruas. Traz à cena personagens do cotidiano que nos cercam diariamente e que mal são percebidas. “Sob o teto de Isabel” é o retrato de pessoas que deixam marcas em sua passagem pela vida.
Próximas atrações:
“Depois dela, ela”, “Figuras de Van” e “Intervesons”
De 8 a 11 de dezembro | Quinta, sexta e sábado, 20h30; domingo, 18h
Com: Corpo da Vez (“Depois dela, ela”), Danceato (“Figuras de Van”) e Black White Crew (“Intervesons”)
Recomendação etária: livre | Duração total: 60 minutos
Entrada franca
Os grupos Corpo da Vez, Danceato e Black White Crew apresentam, em sequência, três espetáculos de curta duração nos espaços da Funarte São Paulo. “Depois dela, ela” tem direção geral e concepção coreográfica de Ton Carbones e faz um recorte da solidão sob um dos muitos olhares femininos: o de uma prostituta. “Figuras de Van”, com direção geral de Ana Bottosso e Ton Carbones, busca recriar em cena o mistério expressivo do quadro “Os comedores de batata”, do pintor holandês Vincent Van Gogh, onde a aparente falta de movimento pode esconder intensos conflitos. E “Intervesons”, dirigido por Jonatas Andrade, aborda a capacidade que cada um tem de lidar com os diversos estímulos sonoros recebidos ao longo do dia.
“Paranoia”
Com: Companhia de Danças de Diadema e GEM – Grupo Experimental de Música
De 15 a 18 de dezembro | Quinta a sábado 20h, domingo 18h
Direção Geral e Concepção Coreográfica: Ana Bottosso
Recomendação etária: 16 anos | Duração: 50 minutos
Idealizado a partir das ideias provocativas e imagéticas do livro “Paranoia”, de Roberto Piva, o espetáculo busca o desafio de transpor a poesia às imagens corpóreas. Os bailarinos expressam, por meio dos movimentos e situações cênicas, as sensações causadas pelos textos, trazendo intensa energia impulsiva, transgressora e ao mesmo tempo lírica.
Oficinas:
“Danças Urbanas – Hip Hop Dance”
De 1 a 3 de dezembro | Quinta, das 16h às 18h; sexta e sábado, das 15h às 17h
Com: Edmilson Santos
Vagas: 20 | Público-alvo: interessados acima de 14 anos
Inscrições pelo e-mail oficinasfunartesp@gmail.com, ou pelos telefones (11) 3662-5177, (11) 7280-0679 e (11) 8579-9014
Gratuita
Esta oficina utiliza a dança de rua como canal de desenvolvimento pessoal, formação cultural e difusão da dança, o bailarino trabalha com exercícios de composição coreográfica por meio da movimentação enraizada da cultura hip-hop, de maneira leve e descontraída.
“Bases da Street Dance”
Dias 7, 8 e 10 de dezembro | Quarta, quinta e sábado, das 15h às 17h
Com: Mark Van Loo
Vagas: 20 | Público-alvo: interessados a partir de 12 anos
Inscrições pelo e-mail oficinasfunartesp@gmail.com, ou pelos telefones (11) 3662-5177, (11) 7280-0679 e (11) 8579-9014
Gratuita
A atividade tem como objetivo proporcionar a crianças, jovens e adultos uma vivência artística da cultura hip-hop, por meio de algumas técnicas da street dance, que surgiu no século XX, a partir da necessidade de expressão artística e política de jovens latinos e afro-descendentes, moradores de metrópoles norte-americanas. Hoje, a repercussão global deste movimento retrata uma cultura de juventude que transcendeu as calçadas urbanas disseminando linguagem, comportamento e estilo de vida pelos cinco continentes. Por meio das bases da street dance é possível conhecer um pouco desta poderosa ferramenta de transformação social positiva.
“Improvisação e Composição”
Dias 14, 15 e 17 de dezembro | Quarta, quinta e sábado, das 15h às 17h
Com: Luis Fernando Bongiovanni
Vagas: 20 | Público-alvo: profissionais e amadores de dança, atores, artistas de circo e interessados em investigação corporal, acima de 16 anos
Inscrições pelo e-mail oficinasfunartesp@gmail.com, ou pelos telefones (11) 3662-5177, (11) 7280-0679 e (11) 8579-9014
Gratuita
A partir de referências de geometria e visualizações, este método propõe a exploração de possibilidades de organização corporais diferentes.
Entrevistas e acompanhamento a interessados nas vivências/residências artísticas
De 16 de novembro a 17 de dezembro | Quartas e sábados, das 17h às 19h
Entrada franca
Espaço aberto para o público em geral acompanhar a preparação corporal, aulas, montagens, ensaios e o trabalho de produção dos grupos que participam do projeto.
Ensaio aberto, processo e comentários
9 e 16 de dezembro | Sextas, 17h
Entrada franca
Sobre o Grupo Danceato: O grupo Danceato surgiu no ano de 1999, em Diadema, a partir de uma oficina de Dança-Teatro voltada para a preparação corporal de atores, ministrada à comunidade. O interesse em manter um espaço de estudo regular de técnica e de criação em Dança Contemporânea e em Dança-Teatro levou os participantes desta oficina a fundarem o grupo Danceato, o que fez com que adquirissem assim autonomia para também promover suas próprias produções. O teatro aplicado à dança provou ser um elemento enriquecedor no processo do trabalho coreográfico e no desenvolvimento dos próprios bailarinos. Embora o foco seja a dança, havendo uma forte preocupação com a qualidade dos movimentos propostos, o teatro aparece como um elemento de suporte à dramaturgia das expressões corporais. Os espetáculos do grupo, traduzidos em corpos com diferentes referenciais artísticos, trazem em si uma característica muito peculiar de movimentação.