Homenagem a Nelson Cavaquinho

“A voz negra, rouca e suja. O toque rústico do violão. As cordas graves – a baixaria – conduzindo a harmonia. As melodias tristes de contornos incomuns. Os temas da morte e do sofrimento repetidos obsessivamente. As imagens e resoluções poéticas insólitas. Estas características se combinam na obra de Nelson Cavaquinho, formando um todo único, indissociável, e conferindo ao sambista um lugar especial entre os artistas mais originais da música popular brasileira de todos os tempos”. É assim que o letrista, produtor e jornalista Carlos Rennó resume mais um homenageado do Projeto Compositores.BR – Nelson Antônio da Silva, o Nelson Cavaquinho (1911-1986).

Os convidados da vez são Jards Macalé, que se apresenta no dia 8 de dezembro, quinta-feira, e Rogério Delayon Trio, no dia 9, sexta-feira. Os shows, gratuitos, serão realizados às 20 horas, na Funarte MG, com distribuição de senhas uma hora antes de cada show. A lotação máxima é de 139 lugares.

Compositores.BR foi selecionado pela Fundação Nacional das Artes – Funarte, no Edital de Ocupação do Galpão 1 FunarteMG /2011.

Jards Macalé + Rogério Delayon Trio

“Nelson Cavaquinho não era um homem triste, ao contrário, era bem humorado e tinha tiradas incríveis. Ele mesmo dizia que tristeza só na música”, afirma Jards Macalé, um dos convidados que vai homenagear o sambista carioca. Macalé, que conheceu e conviveu com Nelson Cavaquinho, adianta que no repertório estarão canções selecionadas com base em seu gosto pessoal, entre elas Rugas, A flor e o espinho e Luz Negra.

Cantor, violonista, compositor, arranjador e ator, o carioca Jards Anet da Silva viveu desde cedo em meio à música, seja ouvindo, tocando ou estudando, chegando a trabalhar como copista do maestro Severino Araújo.

Macalé é autor de canções como Vapor Barato, Anjo Exterminado, Mal Secreto, Movimento dos Barcos, Rua Real Grandeza, Alteza, Hotel das Estrelas, Poema da Rosa. Teve como parceiros Capinam, Waly Salomão, Torquato Neto, Naná Vasconcelos, Xico Chaves, Jorge Mautner, Gláuber Rocha e ainda Abel Silva, Vinícius de Morais, Fausto Nilo. Entre os intérpretes de suas canções, estão Gal Costa, Maria Bethânia, Clara Nunes, Camisa de Vênus e O Rappa, entre outros. Em seu recém-lançado CD – Jards, um dos clássicos de Nelson Cavaquinho, Juizo Final, é a faixa de abertura do álbum.

Na noite de repertório instrumental, quem sobe ao palco é Rogério Delyon Trio. Em seus 20 anos de carreira, Rogério Delayon já acompanhou vários artistas: Zeca Baleiro, Fábio Júnior, Sandy & Junior, Armandinho, Vander Lee, Verônica Sabino, Rita Ribeiro, Marina Machado, André Abujamra, Ceumar, Beto Guedes, Vanessa da Mata,  Paula Santoro, Sá, Rodrix e Guarabyra, Renato Motha.

Foi integrante das bandas “Hebraico”, “Omeriah”, “Radar Tantã” e “Joker”, com a qual fez a abertura dos shows de Steve Vai e Deep Purple. Atualmente, trabalha como produtor musical e arranjador. Criou o “Delayon Trio”, com o qual acompanha vários artistas mineiros.

Serviço
Projeto Compositores.BR
Homenagem a Nelson Cavaquinho
Jards Macalé
– dia 8/12, às 20h
Rogério Delayon – dia 9/12, às 20h
Ingressos: gratuitos, mediante retirada de senhas uma hora antes dos espetáculos. Capacidade: 139 lugares
Local: Funarte MG (R. Januária, 68 – Floresta – Belo Horizonte, MG.)
Telefone: (31) 3213.3084
Outras informações: www.compositoresbr.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *