Projeto Galpão 3 Funarte Sedia “Encontro Tátil” do Grupo Espanca!

O projeto Galpão 3 Funarte dessa semana recebe, entre os dias 8 e 11 de dezembro, o “Encontro Tátil” promovido pelo Grupo Espanca!. A proposta é reunir pesquisadores e artistas em um seminário que apresentará a nova montagem do grupo mineiro, prevista para estreiar no segundo semestre de 2012.  A grande novidade é a participação do diretor e dramaturgo argentino Daniel Veronese, que será o diretor do novo espetáculo e chega para conhecer um pouco mais da essência e trabalhos desenvolvidos pelo Espanca!. A entrada é gratuita.

Realizado pela Agentz Produções, via Edital de Ocupação do Galpão 3 Funarte MG/2011, o projeto Galpão 3 tem como proposta ser mais um canal de contribuição para a difusão das artes cênicas e para a democratização do acesso à cultura.

SOBRE O ESPANCA!

Sediado em Belo Horizonte, o Espanca! foi fundado em 2004 e desde então concebeu projetos e trabalhos ancorados na busca por uma arte contemporânea que reavalie ética e conceitualmente sua linguagem. Com os espetáculos “Por Elise”, “Amores Surdos”, “Congresso Internacional do Medo” e  “Marcha Para Zenturo”, o grupo criou, em parceria com artistas de linguagens distintas, um repertório de trabalhos originais, com peças escritas por Grace Passô. Dentre os prêmios e indicações já recebidas pelo grupo, estão o Prêmio Shell SP, SESC SATED MG, SIMPARC MG, Qualidade Brasil e APCA.

Atualmente o grupo celebra a parceria com o Programa Petrobras Cultural que viabiliza, dentre várias atividades, a manutenção do Teatro Espanca!, no centro de Belo Horizonte e a continuidade das atividades e pesquisas do grupo. 

Programação Encontro Tátil

Dia: 08/12 (quinta-feira)
Horário: 16h
PRÁTICAS DO REALISMO CONTEMPORÂNEO
Diálogos entre Espanca!, Quatroloscinco, Anderson Aníbal (Cia Clara de Teatro), Eduardo Moreira (Grupo Galpão), Juarez Guimarães Dias ( Cia Pierrot Lunar)  e público, sob mediação de Bya Braga.

Dia: 08/12 (quinta-feira)
Horário: 20h
Apresentação de “Amores Surdos”, no Teatro Espanca! (20 ingressos serão distribuídos gratuitamente durante o encontro, exclusivos para participantes do Seminário. Demais ingressos serão vendidos no Teatro Espanca!, a partir de 19h).

Dia: 09/12 (sexta-feira)
Horário: 16h
ABERTURA DE PROCESSO DA NOVA MONTAGEM DO ESPANCA!
Encontro sobre a obra do artista argentino, com a presença de Daniel Veronese e Espanca!, sob mediação de Bya Braga. Com esta atividade, o Espanca! dá início à criação de seu novo trabalho, prevista para estrear no segundo semestre de 2012, sob direção e dramaturgia de Daniel Veronese.
Leitura de O LÍQUIDO TÁTIL
Com grupo Espanca!
Escrita por Daniel Veronese em 97, a peça é uma reescritura de “A gaivota”, de Tchekhov. O texto parte da situação do encontro de um núcleo familiar, onde se dialoga sobre as artes, o ato teatral, e alguns desejos violentos que perseguem o homem.

Dia: 10/12 (sábado)
Horário: 16h
QUATROLOSCINCO E A TERRÍVEL OPRESSÃO DOS GESTOS
O grupo Quatroloscinco faz a leitura da peça A TERRÍVEL OPRESSÃO DOS GESTOS MAGNÂNIMOS, escrita em 95, e traça pontos de encontro com o trabalho do grupo, sob mediação de Sara Rojo.

Dia: 11/12 (domingo)
Horário: 16h
EXERCÍCIOS DA PALAVRA
Exercício sobre A NOITE DEVORA SEUS FILHOS de Daniel Veronese. Criação de Alexandre de sena, Gláucia Vandeveld, Gustavo Bones, Mariana Maioline e Renata Cabral. O texto, escrito em 99, é uma clara defesa dos direitos à memória e à voz, e coloca tensões entre o medo do outro e a necessidade de diálogo, a violência e o afeto, narrando indivíduos que vivem entre a crueldade e a beleza.
Leitura da peça LUÍSA
Por Bya Braga
Em um monólogo escrito por Veronese em 93, Luiza recorda, imagina ou revive a realidade de um encontro amoroso. Nada está seguro. A vida não é segura.

Serviço:
Projeto Galpão 3 Funarte
Encontro Tátil
Período: 08 a 11 de dezembro de 2011
Entrada gratuita
Informações: (31) 3225-7521 e www.agentz.com.br
Local: Funarte MG (R. Januária, 68 – Floresta – Belo Horizonte, MG.)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *