Os grupos Corpo da Vez, Danceato e Black White Crew apresentam de quinta a domingo, 8 a 11 de dezembro de 2011, espetáculo inédito que incorpora três produções próprias: “Depois dela, ela”, “Figuras de Van” e “Intervesons”. A apresentação faz parte da segunda temporada da mostra “no movimento das alamedas”, contemplada em 2011 pelo edital de ocupação da Sala Renée Gumiel do Complexo Cultural Funarte São Paulo, e tem direção geral de Ana Bottosso.
A coreografia “Depois dela, ela”, do Corpo da Vez, faz um recorte da solidão sob o olhar de uma prostituta. “Figuras de Van”, escolhida pelo grupo Danceato para compor o espetáculo, recria em cena o mistério do quadro “Os comedores de batata”, do pintor holandês Vincent Van Gogh. Já “Intervesons”, do grupo de hip-hop Black White Crew, aborda a capacidade que cada um de nós tem de lidar com os estímulos sonoros ao longo do dia.
Originários da cidade paulista de Diadema, estes três grupos participam das ações de formação e difusão do Ponto de Cultura “Trançando as Pernas”, mantido pela Associação Projeto Brasileiro de Dança em parceria com a Prefeitura do Município de Diadema e com o Ministério da Cultura (MinC). O “Trançando as Pernas” envolve mais de 20 grupos de dança de Diadema, em atividades que buscam fortalecer o processo de produção artística em dança na região.
A mostra “no movimento das alamedas” segue até março de 2012 na Funarte São Paulo, com a participação de cerca de 50 profissionais em dança em espetáculos e oficinas gratuitas.
Confira, a seguir, as próximas atrações e atividades.
SERVIÇO:
Mostra “no movimento das alamedas”. 2ª Temporada
De 17 de novembro a 18 de dezembro
Complexo Cultural Funarte São Paulo – Sala Renée Gumiel. Alameda Nothmann, 1.058, Campos Elíseos. Tel: (11) 3662-5177.
Espetáculos:
Estreia:
“Depois dela, ela”, “Figuras de Van” e “Intervesons”
De 8 a 11 de dezembro | Quinta, sexta e sábado, 20h30; domingo, 18h
Com: Corpo da Vez (“Depois dela, ela”), Danceato (“Figuras de Van”) e Black White Crew (“Intervesons”).
Recomendação etária: livre | Duração total: 60 minutos
Entrada franca
Próximas atrações:
“Paranoia”
Com: Companhia de Danças de Diadema e GEM – Grupo Experimental de Música
De 15 a 18 de dezembro | Quinta a sábado, 20h; domingo, 18h
Direção Geral e Concepção Coreográfica: Ana Bottosso
Recomendação etária: 16 anos | Duração: 50 minutos
Idealizado a partir das ideias provocativas e imagéticas do livro “Paranoia”, de Roberto Piva, o espetáculo busca o desafio de transpor a poesia às imagens corpóreas. Os bailarinos expressam, por meio dos movimentos e situações cênicas, as sensações causadas pelos textos, trazendo intensa energia impulsiva, transgressora e ao mesmo tempo lírica.
Oficinas:
“Bases da Street Dance”
Dias 7, 8 e 10 de dezembro | Quarta, quinta e sábado, das 15h às 17h
Com: Mark Van Loo
Vagas: 20 | Público-alvo: a partir de 12 anos
Inscrições pelo e-mail oficinasfunartesp@gmail.com, ou pelos telefones (11) 3662-5177, (11) 7280-0679 e (11) 8579-9014
Gratuita
A oficina tem como objetivo proporcionar a crianças, jovens e adultos uma vivência artística da cultura hip-hop, por meio de algumas técnicas da street dance, que surgiu no século XX a partir da necessidade de expressão artística e política de jovens latinos e afrodescendentes, moradores de metrópoles norte-americanas.
“Improvisação e Composição”
Dias 14, 15 e 17 de dezembro | Quarta, quinta e sábado, das 15h às 17h
Com: Luiz Fernando Bongiovanni
Vagas: 20 | Público-alvo: profissionais e amadores de dança, atores, artistas de circo e interessados em investigação corporal, acima de 16 anos
Inscrições pelo e-mail oficinasfunartesp@gmail.com, ou pelos telefones (11) 3662-5177, (11) 7280-0679 e (11) 8579-9014
Gratuita
A partir de referências de geometria e visualizações, este método propõe a exploração de possibilidades de organização corporais diferentes.
Entrevistas e acompanhamento a interessados nas vivências/residências artísticas
De 16 de novembro a 17 de dezembro | Quartas e sábados, das 17h às 19h
Entrada franca
Espaço aberto para o público em geral acompanhar a preparação corporal, aulas, montagens, ensaios e o trabalho de produção dos grupos que participam do projeto.
Ensaio aberto, processo e comentários
9 e 16 de dezembro | Sextas, 17h
Entrada franca
______________________________
Sobre o Corpo da Vez – Formado entre as cidades de São Paulo (SP) e Diadema (SP) em 2005, é constituído por bailarinos e atores em constante experimentação corporal. Como características de pesquisa, estão os poucos elementos em cena (quase não há cenários e adereços), de forma que as criações sejam focadas no desenho corporal no espaço, bem como a experiência da relação entre gesto e movimento. Os integrantes procuram envolver-se na criação de todos os aspectos de cada coreografia – o próprio nome do grupo revela a busca por essa característica: cada trabalho pode ter uma formação diferente no elenco e nas demais funções.
Sobre o Danceato: O grupo Danceato atua desde 1999 em Diadema (SP) e desenvolve criação e pesquisa em dança contemporânea e dança-teatro. Surgiu como extensão de uma oficina voltada para a preparação corporal de atores, ministrada à comunidade através do Projeto de Difusão e Formação em Dança de Diadema. Inicialmente voltada à preparação corporal para atores, a oficina tornou-se, posteriormente, um espaço de estudo regular de técnica e criação em dança contemporânea e dança-teatro. Hoje o grupo Danceato conquista cada vez mais autonomia no cenário artístico do estado de São Paulo.
Sobre o Black White Crew: Grupo de dança de rua criado em agosto de 2005 por três jovens nas oficinas culturais de Diadema (SP). Nas apresentações culturais que realiza, o grupo procura levar o melhor da cultura hip-hop e suas ideologias em relação à dança de rua.