Funarte anuncia vencedor do Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia 2011

A 5ª edição do Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia Antônio José da Silva 2011 teve como vencedor o texto “Vizinhança”, do autor português Luís Mário Lopes. O resultado foi promulgado após um longo processo de análise e debate entre os jurados brasileiros e portugueses por meio de uma videoconferência, realizada no dia 15 de dezembro de 2011.

O autor da obra vencedora receberá um prêmio no valor de 15 mil euros e o texto será editado nos dois países.  Resultado de um acordo assinado entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte  e o Instituto Camões, de Lisboa, este edital recebeu 187 inscrições de textos brasileiros e 23 inscrições de textos portugueses. A comissão de seleção decidiu não conferir Menção Honrosa a nenhum texto.

Os jurados brasileiros, nesta fase final, foram Marcos Ribas de Faria, Maria Helena Khüner e Carlos Augusto Nazareth. Integraram o júri português Eugénia Vasques, Luísa Costa Gomes e José Luís Ferreira.

Sobre o autor de “Vizinhança”

Luís Mário Lopes é autor da peça “A Casa dos Anjos” (Prémio Autores 2010 na categoria Teatro – Melhor texto português representado; Grande Prémio de Teatro Português 2009) e dos argumentos dos filmes de curta-metragem de ficção “Directo” (de que é também co-realizador; melhor curta-metragem nos festivais Cineport 2011 e Fest’Afilm 2011), “A6-13” (Grande Prémio Tóbis do Lisbon Village Festival, 1st European Digital Cinema Festival 2006) e “Não esquecerás” (em pré-produção) e do longa metragem “Do outro lado do mundo” (em pós-produção).

Leia mais