Funarte São Paulo recebe “Paranoia” em curta temporada

"Paranoia", até domingo na Funarte SP. Foto: Fábio Cabeloduro

A Companhia de Danças de Diadema apresenta de quinta a domingo (15 a 18 de dezembro de 2011), com entrada franca, na Sala Renée Gumiel da Funarte SP, o mais novo espetáculo de seu repertório, “Paranoia”.
Baseada no livro homônimo do poeta paulistano Roberto Piva, morto em 2010 aos 72 anos de idade, a montagem estreou com grande sucesso em agosto deste ano e chega agora à Funarte para encerrar a etapa de 2011 da mostra “no movimento das alamedas”.
Com direção geral de Ana Bottosso, o espetáculo transporta para o palco toda a provocação e a estética do livro “Paranoia”, de Roberto Piva, publicado originalmente em 1963 e reeditado pelo Instituto Moreira Salles em 2009.
Poeta fortemente influenciado pela Geração Beat norte-americana do final dos anos 50 (Beat Generation, em inglês), Roberto Piva capta nas ruas da metrópole o amor, as desventuras, os desejos e as decepções cotidianas. No espetáculo que ele inspira, os bailarinos da Companhia de Danças de Diadema vencem o desafio de transpor para imagens corpóreas, expressas em movimentos e situações cênicas, estes sentimentos contidos na poesia transgressora e lírica de um solitário pela madrugada de São Paulo.
Toda a trilha sonora, interpretada ao vivo nos espetáculos, foi composta especialmente pelo GEM (Grupo Experimental de Música), que também empresta os instrumentos construídos por eles próprios ao espaço cenográfico da coreografia.
A mostra “no movimento das alamedas”, contemplada em 2011 pelo edital de ocupação da Sala Renée Gumiel do Complexo Cultural Funarte São Paulo, fará uma pequena interrupção entre 19 de dezembro e 1º de janeiro para retornar em 2012, até março, com atividades voltadas à difusão, formação, reflexão e inclusão cultural em dança.
________________
Mostra “no movimento das alamedas”, 2ª temporada
De 17 de novembro a 18 de dezembro
Complexo Cultural Funarte São Paulo – Sala Renée Gumiel. Alameda Nothmann, 1.058, Campos Elíseos. Tel: (11) 3662-5177.

Estreia:

“Paranoia”
Com: Companhia de Danças de Diadema e GEM – Grupo Experimental de Música
De 15 a 18 de dezembro | Quinta a sábado, 20h; domingo, 18h
Recomendação etária: 16 anos | Duração: 60 minutos
Entrada franca

Direção Geral e Concepção Coreográfica: Ana Bottosso
Coreografia: Ana Bottosso e elenco
Dramaturgia: Cristina Ávila
Direção Musical: Luciano Sallun
Intérprete ao vivo: GEM – Grupo Experimental de Música
Músicos: Luciano Sallun, Flávio Cruz, Rodrigo Olivério e Bira Azevedo
Desenho de luz: André Prado
Figurinos: Ligia Passos e Karla Maria Passos
Cenografia: Fábio Marques (GEM)
Elenco: Carolini Piovani, Ettore Lucci, Juliana Lim, Léo Oliveira, Maercio Maia, Manuela Fadul, Thaís Lima, Ton Carbones, Ygor Zago, Zezinho Alves
_____________________________
Sobre a Companhia de Danças de Diadema – Com um repertório de 20 coreografias, a Companhia de Danças de Diadema tem se destacado no cenário da dança pelo seu caráter inovador. Seu trabalho diferenciado de pesquisa, onde os bailarinos participam e colaboram com todo o processo de criação, busca sempre a interação com outros setores artísticos, como música, artes plásticas, artes cênicas e literatura, entre outros. Criada pela iniciativa da Prefeitura do Município de Diadema e pela bailarina e coreógrafa Ivonice Satie, a Companhia de Danças de Diadema , que completou 16 anos em 2011, tem seu trabalho artístico reconhecido internacionalmente. Os bailarinos atuam como artistas-orientadores no Projeto Oficinas – Difusão e Acesso à Dança, e têm como uma de suas missões o trabalho sociocultural, por meio do ensino da dança e da descoberta do corpo como forma de expressão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *