Projeto “Escultura do Inconsciente”, exposto na Funarte SP, é prorrogado até 25 de março

Exposição "Escultura do Inconsciente" na Funarte SP. Foto: Tatewaki Nio.

A Galeria Mario Schenberg do Complexo Cultural Funarte SP exibe a mostra “Escultura do Inconsciente”, que reúne parte do acervo fotográfico do artista visual Tatewaki Nio.  Para a exposição na Funarte, Nio selecionou 24 fotos registradas a partir de 2006 sobre o cenário arquitetônico da cidade de São Paulo, em constante transformação.

“Escultura do Inconsciente” mostra edifícios abandonados e restos de demolição que, ao mesmo tempo em que provocam o senso estético e o questionamento social do espectador, sob o olhar fotográfico de Nio se transformam em “esculturas monumentais”. O projeto começou em 2006 e agrega, hoje, um total de 45 imagens.

Para o artista, esta paisagem de contrastes – onde prédios são erguidos, destruídos, refeitos ou simplesmente abandonados – simboliza a memória da cidade e convida a uma releitura do momento presente. “Além de ser um registro das transformações, “Escultura do Inconsciente” traz em seu contexto a reflexão sobre uma estética plástica existente e em transformação, muitas vezes despercebida pelo cotidiano das pessoas. Mais do que falar sobre a questão regional de São Paulo, o projeto aborda a fronteira ambígua entre realidade e surrealidade”, define Nio. “Como fotógrafo, acredito na força das artes visuais para comover as pessoas, e vou buscá-la na realidade”, completa.

Sobre Tatewaki Nio: Nasceu em 6 de janeiro de 1971 em Kobe, no Japão, e mora no Brasil desde 1996. É fotógrafo, formado em Sociologia pela Universidade Sophia (Tóquio, Japão), em 1994. Entre 2000 e 2004, cursou Bacharelado em Fotografia pelo Senac (São Paulo). Além de participar de exposições coletivas no Brasil e no exterior, realizou as exposições individuais “Sertão Feliz” – 3ª Mostra – Programa Anual de Fotografia , no Centro Cultural  de São Paulo, em 2001; “Andar com fé”, em 2003, na Galeria dos Arcos – Usina do Gasômetro (Porto Alegre, RS), “Público”, em 2004, na Pinacoteca do Estado, São Paulo, e “Metabolismo Urbano – 3ª Mostra – Programa de Exposições 2011, no Centro Cultural de São Paulo, em 2011.

___

SERVIÇO

Exposição: “Escultura do Inconsciente” – Tatewaki Nio

Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2011

Complexo Cultural Funarte São Paulo – Galeria Mario Schenberg

Alameda Nothmann 1058. Campos Elíseos. Tel: (11) 3662-5177

Visitação:
21 de janeiro a 25 de março | De segunda a domingo, das 14h às 22h

Entrada franca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *