Coreógrafa Sonia Destri e sua companhia ocupam o Cacilda Becker (RJ)

Cia. Urbana em "Na Pista"

Contemplado no Edital de Ocupação do Teatro Funarte Cacilda Becker, Projeto é dirigido pelos coordenadores do Festival Panorama de Dança, Nayse López e Eduardo Bonito

Entre os dias 6 e 17 de junho, a coreógrafa Sonia Destri é a convidada do “Dança pra Cacilda”. No palco do teatro, ela e seu grupo de bailarinos, a Companhia Urbana de Dança apresentam seu novo espetáculo “Na pista_releitura, para ouvir, dançar e conversar”. Além das apresentações, Sonia ministra, às quartas e quintas, por duas semanas, a oficina gratuita “Multiplicando a Ginga”. A Companhia também realiza, no mesmo período, a “Residência em Cena”.

“Na pista_releitura, para ouvir, dançar e conversar” é uma performance que marca o retorno da Companhia Urbana às suas memórias. Ritmos e sequencias coreográficas que fizeram parte da vida dos jovens da Companhia inspiram este trabalho, no qual técnicas e estilos são incorporados pelos dançarinos e postos em cena, com a estética própria de cada um deles.

Mais que oficina, “Multiplicando a Ginga” é um intercâmbio de saberes, de desenvolvimento afetivo e de experimentação sobre dança. Segundo os diretores do projeto, esta ação representa um espaço para trocar ideias sobre a dança de diversos lugares e para que os participantes descubram as origens de cada uma. A Companhia Urbana vai estudar os movimentos coletivos e as técnicas de dança urbanas e sua mistura com danças sociais, e pretende oferecer surpresas. Os encontros estão marcados para os dias 6, 7, 13 e 14 de junho. Já a “Residência em Cena”, vai reunir um grupo, para ensaiar e montar um espetáculo, para ser apresentado ao final da ocupação. Para participar, é preciso mandar uma carta de intenção para o e-mail formacao.cacilda@panoramafestival.com. A participação é gratuita.

Durante o período em que ocupa o Cacilda Becker, a Companhia Urbana de Dança promove o “Residência em Cena”. O projeto vai reunir um grupo de dez pessoas, para ensaiar, durante essas duas semanas e montar um espetáculo, que vai ser apresentado ao final da residência. O público tem livre acesso a esta atividade. A montagem resultante deste trabalho, também chamada de “Residência em Cena”, será apresentado na sexta-feira, dia 15 às 15h e às 20h, e sábado, dia 16, às 20h; e domingo, dia 17, às 19h.

A programação do “Dança pra Cacilda” abre espaço para encontros e conversas, sobre os mais variados assuntos, no “Conversas Públicas”, também gratuitas, toda quarta-feira, a partir das 20h. Esta ação tem quatro formatos, que se alternam: “Sofá da Cacilda”, “Políticas do Corpo”, “Cineteatro” e “Corpo.Doc”. No dia 6, Sonia Destri participa do “Sofá da Cacilda”, com uma conversa sobre a dança urbana carioca e seus variados vocabulários, com presença de Rodrigo Marçal, Dani Amorim e Paulo Azevedo. No dia 13, o “Corpo.doc” apresenta o debate “Gesto e Filosofia, com apresentação do texto “Notas sobre os gestos”, de Giorgio Agamben, por Dani Lima, e participação de Luisa Buarque e Charles Feitosa.

Durante os cinco meses do projeto de ocupação do Cacilda, a videoteca do festival Panorama, fica disponível para consulta, no foyer do teatro, das 14h às 20h. Tido como o maior acervo audiovisual organizado sobre dança do Rio de Janeiro, ela interessa a estudantes, pesquisadores e público em geral. “A videoteca pode ser usada, por exemplo, por professores e coordenadores de projetos educacionais e de sensibilização para a arte”, lembra Nayse López.

Sobre os convidados

Sonia Destri Lie é produtora, coreógrafa, diretora teatral e educadora. Formada em Psicologia pela UFRJ. Cursou a escola de Danças Clássicas da Fundação Teatro Guaira, em Curitiba e Teatro na CAL. Começou a dança clássicas aos quatro anos de idade e se desenvolveu em jazz, dança contemporânea, dança para videoclipes musicais e em teatro. Estudou com Suzana Braga, Alto Lotulfo, Tatiana Leskova, Pina Bausch, Suzanne Link e Marvin Smith.

Criada em 2004, a Companhia Urbana de Dança é formada por jovens de subúrbios do Rio de Janeiro, dirigido por Sonia Destri Lie. O coletivo vem sendo reconhecido no exterior, pelas apresentações na Bienal Internacional de Dança de Lyon (2008 e 2010); Museu Quai Branly, em Paris; Rencontres Choreographique de Carthage; Festival Internacional de Biarritiz; Teatro de Chelles, em Paris; Teatro Lido em Medelín, Colômbia; Festival Hoptimum e Hangar 23 em Rouen; Festival Fall for Dance, em Nova York; e Festival Jomba na África do Sul.

Dança pra Cacilda”
Projeto contemplado no Edital de Ocupação do Teatro Funarte Cacilda Becker 2012 (primeiro semestre)
Direção artística: Nayse López. Direção executiva: Eduardo Bonito. Direção de produção: Carla Lobo

Teatro Funarte Cacilda Becker
Endereço: Rua do Catete, 338 – Catete
Tel.: (21) 2265 9933.
Capacidade do teatro: 150 lugares

Programação de 6 de maio a 17 de junho

ESPETÁCULOS

Na pista_releitura, para ouvir, dançar e conversar
Concepção: Sonia Destri Lie
Coreografia: Sonia Destri Lie e Companhia Urbana de Dança
Duração: 40min.
Classificação etária: livre.
Sexta, 08 de junho, às 15h e às 20h.
Sábado, 09 de junho, às 20h.
Domingo, 10 de junho, às 19h.
Dia 08 de junho, às 15h, a sessão é educativa e gratuita.
As demais sessões são R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada).

Espetáculo Residência em Cena
Concepção coletiva: Sonia Destri, Companhia Urbana de Dança e os participantes da residência
Classificação etária: livre
Sexta, 15 de junho, às 15h e às 20h
Sábado, 16 de junho, às 20h
Domingo, 17 de junho, às 19h
Entrada Franca

OFICINA
Multiplicando a Ginga, com Sonia Destri
Dias 6, 7, 13 e 14 de junho
Horário: das 10h às 12h
Número de vagas
Participantes: 30
Público: livre
Entrada franca.

RESIDÊNCIA
Residência em Cena”
Para participar, é preciso mandar uma carta de intenção para formacao.cacilda@panoramafestival.com
Dias 06 e 13 de junho.
Horário: das 14h às 19h.
Dias 07 e 14 de junho.
Horário: das 14h às 20h.
Dias 09 e 10, 16 e 17 de junho.
Horário: 14h às 17h.
Número de vagas
Participantes: 10
Público: Livre.
Entrada franca

CONVERSAS PÚBLICAS

Sofá da Cacilda, com Sonia Destri, Rodrigo Marçal, Dani Amorim e Paulo Azevedo.
Dia 06 de junho
Horário: 20h
Entrada franca

Corpo.doc, com Dani Lima, Luisa Buarque e Charles Feitosa.
Dia 13 de junho
Horário: 20h
Entrada franca

Mais informações
http://cacilda.panoramafestival.com