Na Rio + 20, MinC oferece shows com Elba Ramalho, Mart’nália e outros nomes da música

Elba: tributo ao centenário de Luiz Gonzaga. Foto: Marcelo Lyra

Shows com músicos de destaque estão entre as atrações do Galpão da Cidadania, um dos espaços coordenados pelo Ministério da Cultura na Rio+20. Localizado no Centro Cultural de Ação da Cidadania, na Zona Portuária, o Galpão apresenta, de 13 a 22 de junho, a programação Cultura e Sustentabilidade. Além das apresentações de música, cuja curadoria ficou a cargo da Funarte, a agenda inclui eventos ligados às mais diversas áreas culturais.

A entrada é franca.

Compõem a programação musical: Elba Ramalho, Frejat, Mart´nália, Vanessa da Mata, Marcos Sacramento, Rodrigo Maranhão, Hamilton de Holanda, Paraphernália, Luis Brasil e Banda, Pagode Jazz Sardinha´s Club, Marco Lobo e Banda, Antonio Villeroy, Edu Krieger e Marcio Faraco. As apresentações dos dias 14, 16, 20 e 22 são sempre às 21h. Nessas datas, os ingressos são limitados a dois por pessoa, para os presentes ao Cultura e Sustentabilidade, e estarão disponíveis, das 12h às 19h, nos dias dos shows, com retirada na bilheteria do Galpão da Cidadania. Já nos dias 15, 18, 19 e 21, os shows são às 18h e às 19h.

Vanessa da Mata abre a agenda, no dia 14, quinta-feira, às 21h, com “Bicicletas, bolos e outras alegrias”, show baseado em seu CD de 2010. Com repertório próprio e em parceria com nomes como Gilberto Gil e Lokua Kanza, a cantora traz sucessos e surpresas, com músicas como “Ai Ai Ai”, “Boa Sorte”, “Amado” e “Não Me Deixe Só”. Na sexta, 15, às 19h, é a vez de Rodrigo Maranhão e de Luis Brasil e Banda. De seu primeiro disco solo, “Bordado” (2007), Rodrigo traz uma variedade de ritmos e gêneros, do urbano ao rural, calcada no samba e no baião (rural), com seu inconfundível estilo compor e cantar, com traços minimalistas. O artista canta “Camaleão”, “Samba quadrado”, “Valsa lisérgica”, “Quase um fado”, “Um samba pra ela”, o xote “Maria sem vergonha” e outras faixas do disco.

Um grande nome do rock brasileiro sobe ao palco, no dia 16, sábado: Roberto Frejat apresenta seu novo show com canções dançantes de outros autores, das quais ele sempre gostou e que sempre quis cantar, além de músicas autorais. O repertório, que evoca os momentos mais felizes da vida do músico, inclui canções de Jorge Ben, Tim Maia, Seu Jorge, Caetano Veloso, Gonzaguinha entre outros. Este show corresponde ao terceiro CD solo do artista, “Intimidade entre estranhos” (2008). Ele fez mais de cem apresentações com este repertório. Da música dançante, o público vai receber um Amante da história da música popular brasileira, no dia 18, segunda-feira. O cantor e compositor mantém viva e reinventa as obras de grandes artistas, como Noel Rosa, Cartola, Assis Valente, Nelson Cavaquinho, Pedro Caetano e Mario Lago, em shows tematicos. O artista acumula, ainda, repertório autoral inédito, com várias parcerias de peso. Com grande divulgação boca-a-boca, Marcos tem cantado em todo o Brasil e na Europa. Músicas suas estão em recentes trilhas sonoras de novelas e séries de TV. Também na segunda, há show de Marco Lobo e Quinteto Jazz Club.

Elba Ramalho homenageia o Rei do Baião. Hamilton de Holanda une o tradicional ao moderno
Ao chegar do Nordeste, onde fez uma turnê, Elba Ramalho traz ao Rio a alegria das maiores festas juninas do Brasil, no dia 20, quarta. A cantora vai homenagear o centenário de Luiz Gonzaga. O tributo apresenta Gonzagão como embaixador da cultura nordestina, já que levou o Baião até para o exterior, onde mostrou uma vertente da riqueza musical do Brasil menos difundida. A cantora fará também uma retrospectiva pelos sucessos de 30 anos de sua carreira. Em grande estilo, Elba terá o acompanhamento de teclado, violão, guitarra, sanfona, baixo, bateria, percussão, zabumba e vocal.

Da zabumba nordestina, a viagem musical segue para o universal bandolim de dez cordas de Hamilton de Holanda, na quinta, 21. Em 2011, o “Jimmy Hendrix do bandolim”, como foi chamado pela imprensa norte-americana, comemorou 30 anos de uma carreira com inúmeros prêmios e indicado várias vezes ao Grammy. Virtuoso e com estilo transgressor e técnicas inovadoras, Hamilton contagia a plateias de todo o mundo, ao unir tradição e modernidade.

O encerramento da programação vai ser com Mart’nália, dia 22, com a apresentação de lançamento do CD “Não tente compreender”. A cantora e compositora vai percorrer o Brasil com o show. Sem abrir mão do samba, em que se criou artisticamente, neste trabalho a artista busca novos caminhos para além deste gênero, Neste repertório, transita pelo pop, pela a MPB e pelo samba, ela deixa a cuíca, o pandeiro e o tamborim um pouco de lado e experimenta novos instrumentos. A direção e produção musical são de Djavan, que reuniu novos músicos e emprestou um pouco da sua marca ao estilo de Mart’nália. A direção de luz é assinada por Ney Matogrosso. O disco inclui um rock, de Nando Reis, e outras colaborações, de importantes nomes da composição, como uma música inédita de Gilberto Gil, criações de Caetano Veloso, Paulinho Moska, Lula Queiroga e Junior Almeida e parcerias inéditas com Ivan Lins e Zélia Duncan, além de regravações de obras de Marisa Monte e Dadi, Adriana Calcanhotto e Martinho da Vila. Boa parte delas está no repertório do novo show, que também inclui sucessos anteriores.

A cultura na Rio + 20
A programação do MinC na na Rio + 20 inclui ainda seminários, exposições, oficinas, mostras de audiovisual e de gastronomia e encontros, com enfoque na sustentabilidade. O Galpão da Cidadania foi planejado para funcionar como espaço de reflexão e debate sobre a importância da cultura como eixo estratégico do desenvolvimento sustentável; difundir e debater com os participantes da Conferência as propostas e ações realizadas pelo Sistema MinC; e acolher propostas que colaborem com as políticas culturais. Além do Galpão, o MinC ficou responsável pelo Armazém da Utopia, no Armazém Nº 6 do Cais do Porto, idealizado para o exercício da criatividade, da reflexão, para as trocas e os diálogos, por meio da música, instalações visuais e performances. O objetivo é abordar o tema da sustentabilidade com um viés artístico.

Cultura e Sustentabilidade
Evento da Conferência Rio + 20

Programação musical
Local: Galpão da Cidadania

Centro Cultural de Ação da Cidadania

Rua Barão de Tefé 75, Saúde, Rio de Janeiro (RJ)
Próximo ao Píer Mauá

Tel.: (21) 3005-4104

Coordenação: Ministério da Cultura

Curadoria: Fundação Nacional de Artes (Funarte)

Agenda

Dia 14, às 21h – Vanessa da Mata

Dia 15, às 18h – Rodrigo Maranhão / Luis Brasil e Banda

Dia 16, às 21h – Frejat

Dia 18, às 18h – Marcos Sacramento & Marco Lobo e Quinteto Jazz Club

Dia 19, às 18h – Paraphernália / Pagode Jazz Sardinha´s Club

Dia 20, às 21h – Elba Ramalho

Dia 21, às 19h – Hamilton de Holanda / Antonio Villeroy, Edu Krieger e Marcio Faraco

Dia 22, às 21h – Mart´nália

Acesse aqui a programação completa do Galpão da Cidadania

Confira toda programação do Ministério da Cultura na Rio + 20 e mais informações no endereço
www.cultura.gov.br/riomais20/