Cento e dez pessoas foram selecionadas para as oficinas técnicas de sonoplastia, cenografia, iluminação cênica e figurino, que serão realizadas pelo Centro Técnico de Artes Cênicas (CTAC) da Fundação Nacional de Artes – Funarte, no Rio de Janeiro, de 2 a 27 de julho. Durante uma semana, os participantes receberão noções introdutórias teóricas e práticas das disciplinas. Foram recebidas 446 inscrições entre os dias 8 e 22 de junho. No processo de seleção, foi considerada, entre outros critérios, a clareza na exposição dos motivos para participação. Os alunos precisam cumprir, no mínimo, 80% de frequência para terem direito ao certificado de conclusão do curso.
Situado na Rua do Lavradio, no Centro do Rio, o CTAC oferece oficinas em todo o país, com o objetivo de promover a qualificação e reciclagem de profissionais das artes cênicas, por meio de cursos ministrados por instrutores de renome no cenário nacional. Este ano, as oficinas ganharam novo formato, sendo divididas em dois módulos – básico e avançado –, a fim de obter melhor rendimento das capacitações. Com isso será possível direcionar o programa das aulas, permitir a reciclagem dos profissionais mais experientes e possibilitar que novos interessados em técnicas cênicas também tenham acesso às oficinas.
Além disso, o programa de oficinas do CTAC valoriza os profissionais do chamado “backstage” e contribui para o desenvolvimento específico da área e para a troca de experiências e relatos. Ao adotar essa metodologia, o CTAC, ao mesmo tempo em que descentraliza conhecimentos no campo das artes cênicas, amplia o alcance das ações da Funarte, disseminando saberes.
Veja aqui a lista de selecionados
Serviço
Oficinas de sonoplastia, cenografia, iluminação cênica e figurino
De 2 a 27 de julho
Local: Rua do Lavradio, 54 – Centro – Rio de Janeiro
Inscrições até 22 de junho
E-mail: oficinastecnicas@funarte.gov.br
Centro Técnico de Artes Cênicas l Funarte
Rua do Lavradio, 54 – Rio de Janeiro – RJ
Tels. (21) 2279-8122 / 2279-8190 / 2279-8188
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
OFICINA DE SONOPLASTIA
De 2 a 06 de julho de 2012
Das 9h30 às 13h30
30 vagas
Ministrante: Chiquinho Rota – sonoplasta
Bacharel em Composição e Regência pela Escola de Música da UFRJ, pós-graduado em Ciências da Fisiologia do Som pela Universidade de Paris 8. É o responsável pela produção musical do Centro de Letras e Artes da UNIRIO desde 1983 e participa do Núcleo de Ensino e Pesquisa das Performances Afro-Ameríndias da mesma universidade. É, também, produtor musical da TV Globo Rio de Janeiro.
OFICINA DE CENOGRAFIA
De 9 a 13 de julho de 2012
Das 9h às 13h
25 vagas
Ministrante: Doris Rollemberg – cenógrafa
Doutora em Teatro pelo PPGT – UNIRIO é graduada em Arquitetura pela UFRJ. Desenvolve seu trabalho como cenógrafa paralelamente às atividades como docente da Escola de Teatro da UNIRIO. Recebeu cinco prêmios de cenografia em Teatro de Cinema, além de dez outras indicações. Em 2011, participou como artista convidada da Mostra Nacional Brasileira na 12ª edição da Quadrienal de Praga, na República Tcheca, vencedora da Triga de Ouro.
OFICINA DE ILUMINAÇÃO CÊNICA
De 16 a 20 de julho de 2012
Das 9h30 às 13h30
30 vagas
Ministrante: Renato Machado – iluminador cênico
Bacharel em Cinema pela Universidade Estácio de Sá e Mestre em Artes Cênicas pela UNIRIO. Em 2003, com “Tereza de Ávila, a santa descalça”, venceu o Prêmio Shell de Teatro – RJ, prêmio que também recebeu em 2005 pelo espetáculo de bonecos “Filme Noir”. Recebeu ainda o Prêmio Zilka Salaberry de Teatro Infantil de 2010, pelo espetáculo “Marina, a sereiazinha”, e Prêmio APTR de Teatro 2010 pelos espetáculos “Marina”, “A senhora dos afogados”, “Hamelin” e “O deus da carnificina”.
OFICINA DE FIGURINO
De 23 a 27 de julho de 2012
Das 9h30 às 13h30
25 vagas
Ministrante: Daniele Geammal – cenógrafa e figurinista
É bacharel em Artes Cênicas (cenografia) pela Escola de Belas Artes da UFRJ, estilista pelo SENAI-CETIQT e pós-graduada em Educação Estética na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. É professora da Escola Estadual de Teatro Martins Pena, onde ministra as disciplinas de cenografia e figurino. Em 2008, ganhou o prêmio Zilka Salaberry de melhor cenário pelo espetáculo “O Cavalo Mágico”. Em 2011, seu figurino para o espetáculo “A chegada de Lampião no Inferno”, da Pequod Cia de Teatro, foi um dos trabalhos que representou o Brasil na Quadrienal de Praga, seguindo para São Paulo e Londres.