Funarte SP abre Waly Salomão para o hip-hop “Tá limpo!”

"Tá limpo!", esta semana na Funarte SP. Foto: divulgação.

Entre quinta-feira e domingo, de 5 a 8 de julho de 2012, o Centro de Convivência Waly Salomão do Complexo Cultural Funarte SP recebe o espetáculo de dança urbana Tá limpo!. A coreografia é uma criação conjunta do grupo paulista Discípulos do Ritmo, dirigido por Frank Ejara, e do dançarino e coreógrafo alemão “Storm” (Niels “Storm” Robitzky), considerado um dos artistas mais representativos do hip-hop mundial. A entrada é gratuita.

Tá limpo! mostra como a paixão pela arte está acima de qualquer circunstância, ou de qualquer profissão. No palco, seis “funcionários” de uma firma de limpeza imaginária põem em prática esse conceito enquanto realizam seu “trabalho” – com vassouras e esfregões. Ainda este mês, de 26 a 29 de julho, os Discípulos do Ritmo voltarão ao Complexo Cultural Funarte da Alameda Nothmann com outro espetáculo de sua autoria, Urbanoides 2.0.

Também até 8 de julho, de quinta a domingo, após as apresentações dos Discípulos do Ritmo, a Funarte abriga a Cia. Maurício de Oliveira & Siameses com os últimos quatro dias de apresentação da mais recente obra do grupo: o espetáculo Nigredo, na Sala Renée Gumiel.

Todas essas atividades fazem parte do projeto Interlocuções Poéticas, selecionado por edital público de ocupação da Funarte em 2012 e sob a responsabilidade da Radar Cultural – Gestão e Projetos, com coordenação geral de Solange Borelli.

Oficinas e grupo de estudos
Até sexta-feira, 6 de julho, o Interlocuções Poéticas estará também com inscrições abertas para oficinas gratuitas de Dança Moderna, com Cláudia de Souza, e de Dança Contemporânea, pelo e-mail: interpoeticas@radarcultural.com.br

Estão abertas, ainda, pelo mesmo e-mail acima, inscrições para o Grupo de Estudos em Formação de Público para a Dança, que se reunirá todas as quartas-feiras, das 15h às 17h, a partir de 18 de julho.

Tá limpo! e a trajetória dos Discípulos do Ritmo
Nascido em Andradina (SP), Frank Ejara ingressou na cultura hip-hop em 1984. Para colocar em prática suas ideias e descobertas a respeito da dança urbana (street dance), tema que ele investiga desde 1996, o coreógrafo fundou, em 1999, a Companhia Discípulos do Ritmo – uma reunião dos melhores dançarinos que havia encontrado, até então, em sua vivência artística . Em 2001, o grupo foi procurado pelo Goethe Institut (instituto cultural alemão) para trabalhar com um nome consagrado no hip-hop – o coreógrafo Storm. Juntos, eles conceberam o espetáculo Tá limpo!, que conduziu o grupo a uma turnê pela Europa em 2002 e 2003.

Em 2006, já com mais três espetáculos no repertório (Fresta, em parceria com Henrique Rodovalho, do grupo Quasar, Urbanoides e Som em Movimento), os Discípulos do Ritmo juntaram-se novamente a Storm.Dessa parceria, surgiu a obra Geometronomics.

Nigredo
O espetáculo Nigredo traz como inspiração a cultura tradicional brasileira do reisado, mesclada a outros universos imaginários. O espetáculo transita pelo Nigredo, estado que, para a psicologia alquímica, significa a morte espiritual consciente. A coreografia é do grupo Maurício de Oliveira & Siameses, que completa seis anos de atividades voltadas à pesquisa de linguagem e à técnica de utilização de bonecos manipuláveis, como os de Objeto Gritante, seu mais recente trabalho. O registro dos bailarinos é concebido como uma espécie de transe, durante o qual interagem com seres antropomorfos e dançam com facas.

Serviço
Projeto “Interlocuções Poéticas”
Contemplado pelo Edital de Ocupação da Sala Renée Gumiel do Complexo Cultural Funarte SP. Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo, SP. Tel (11) 3662-5177

Coordenação geral: Solange Borelli | Equipe de produção: Selene Marinho, Dudu Oliveira, Djalma Moura, Michele Karine e Pedro Borelli | Realização: Radar Cultural – Gestão e Projetos
Mais informações: http:/interlocucoespoeticas.blogspot.com.br, pelo e-mail interpoeticas@radarcultural.com.br ou pelo facebook: Interlocuções Poéticas

Espetáculo: Nigredo
5, 6, 7 e 8 de julho | Quinta, sexta e sábado, 19h45; domingo, 18h45

Sala Renée Gumiel do Complexo Cultural Funarte SP

Com: Cia. Maurício de Oliveira & Siameses (São Paulo, SP)
Concepção e dramaturgia: Maurício de Oliveira e Bergson Weber Cabral Queiroz | Direção: Maurício de Oliveira | Coreografia: Maurício de Oliveira | Criação de Objetos: Duda Paiva e André Mello | Iluminação: Aline Santini | Cenografia: David Schumaker | Cenógrafo: Antonio Oliveira | Trilha Sonora: Tato Taborda | Figurino: Adriana Hitomi e Pedro Ivo | Intérpretes: Maurício de Oliveira, Marina Salgado, Natacha Miyuki, Vagner Cruz, Ivan Bernardelli e André Liberato
Ingressos: R$ 10 (meia entrada: R$ 5). Bilheteria abre 1 hora antes do espetáculo. Apenas um ingresso por pessoa
Duração: 60 min | Recomendação etária: 14 anos
Após as apresentações haverá debates abertos ao público.

Workshop de Dança Contemporânea
7 de julho | Sábado, das 14h30 às 16h30
Com: intérpretes da Cia. Maurício de Oliveira & Siameses
Público alvo: artistas profissionais da dança
Vagas:15
Gratuita

A oficina pretende, ao fundir informações provenientes do estudo da Hatha Yoga (Iyengar), do balé clássico e de outras técnicas corporais que estimulam a integração corpo e mente, desenvolver o hábito do pensar filosófico, fundamental dos processos criativos. Dividida em três etapas, a atividade terá inicialmente um aquecimento utilizando a técnica de Hatha Yoga, seguido de ensino de frases coreográficas do repertório da Companhia. A terceira etapa aborda o trabalho de improvisação.

Exposição Nigredo
De 29 de junho a 8 de julho | De domingo a segunda, das 14h às 22h
Centro de Convivência Waly Salomão do Complexo Cultural Funarte SP

Com trabalhos baseados no processo de criação de Nigredo, em técnica mista, a exposição terá como foco principal a ideia de amplificar o olhar na elaboração da feitura de uma obra de arte, qualquer que seja a sua modalidade.

Espetáculo: Tá limpo!
Dias 5, 6, 7 e 8 de julho | Quinta a sábado, 19h, domingo, 18h

Com: Discípulos do Ritmo
Concepção: Niels “Storm” Robitzky | Coreografia: Niels “Storm” Robitzky | Dançarinos: Frank Ejara, André Luiz “Andrezinho”, Alex Oliveira “Casper”, Israel Ramos “Ramon”, Jefferson Paulo “Jeff”, Edi Carlos Jose Andrade “Soneka”, Andre Luis Pereira “Bidu” | Concepção Musical: Niels “Storm”Robitzky| Concepção de Luz: Jean Yves | Operação de Luz: Alessandra Souto Domingues
Duração: 25 min | Recomendação etária: livre

Veja clipe

Oficina de Dança Moderna
De 10 a 31 de julho | Terças e quintas, das 16h às 18h
Inscrições até 6 de julho | Resultado da seleção: 7 de julho
Com Cláudia de Souza
Carga horária: 14 horas
Público-alvo: bailarinos estudantes e profissionais, músicos, atores ou qualquer interessado no trabalho corporal como ferramenta cênica
Vagas: 20
Inscrições: enviar breve currículo para análise até dia 6 de julho para interpoeticas@radarcultural.com.br
Gratuita

Oficina de Dança Contemporânea
De 10 a 31 de julho | Terças e quintas, das 18h às 20h
Inscrições até 6 de julho | Resultado da seleção: 7 de julho
Com: Marcos Moraes
Carga horária: 14 horas
Público-alvo: bailarinos estudantes e profissionais, músicos, atores ou qualquer interessado no trabalho corporal como ferramenta cênica
Vagas: 20
Inscrições: enviar breve currículo para análise até o dia 6 de julho para interpoeticas@radarcultural.com.br

Grupo de Estudos em Formação de Público para a Dança
De 18 de julho a 18 de setembro | Quartas-feiras, das 15h às 17h
Inscrições até 10 de julho

Coordenação: Solange Borelli (Mestre em Artes, produtora cultural, idealizadora e coordenadora geral do “Interlocuções Poéticas)
Vagas: 20
Carga horária: 24 horas (12 encopntros de 2 horas cada)
Inscrições: enviar carta de intenção e breve currículo para interpoeticas@radarcultural.com.br, com assunto: “Grupo de Estudo”
Trata-se de encontros semanais com a intenção de agregar interessados (estudantes, artistas e produtores) em torno deste tema. A atividade pressupõe uma interlocução com a região central da cidade de São Paulo, principalmente os bairros ao redor do Complexo Cultural Funarte SP (Campos Elíseos, Santa Cecília, Barra Funda e Bom Retiro), como pesquisa de campo a ser desenvolvida pelo grupo e compartilhada no 2º Forum Dança e Sustentabilidade, em setembro de 2012.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *