O espetáculo Prometheus, contemplado pela Fundação Nacional de Artes no Edital Prêmio Procultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro 2010, fica em cartaz na Funarte MG, de 17 a 19 de julho. Resultado de pesquisa artística iniciada em janeiro de 2008, o trabalho foi construído a partir de princípios e modos de criação que permeiam a história da Cia Teatro Balagan, como as formas narrativas na base da encenação, o papel do coro como protagonista da ação cênica e, por último, a dança e o canto como matérias expressivas da escritura cênica.
Em Prometheus – a tragédia do fogo as vozes dos atores-narradores, das personagens e do coro se sobrepõem e se articulam no relato dos diversos acontecimentos que compõem o mito – a criação do homem, a separação dos deuses e dos homens, do homem e da natureza, dos irmãos Prometeu/Epimeteu, o roubo do fogo, a condenação do titã ao Cáucaso e sua libertação entre outros.
A encenação, ainda que tenha a palavra como meio expressivo, traça relações com outras formas de expressão, como o canto e a dança – mais especificamente as danças dos orixás. Assim, ao lado das narrativas, o espaço cênico, a sonoridade, os cantos gregos e as danças afro-brasileiras estabelecem um espaço de cruzamento entre mundos que, aparentemente, são apartados – o passado e o presente, o tempo mítico e o tempo cronológico, as mitologias grega e africana, etc.
A dramaturgia inédita, construída por Leonardo Moreira, articula e fricciona, a partir dos Estudos Cênicos criados pelos atores, diversas fontes sobre o tema, tais como: Prometeu Cadeeiro (em grego arcaico e sua tradução para o português) e os fragmentos das duas outras tragédias da trilogia – Prometeu Portador de Fogo e Prometeu Liberto – de Ésquilo, A Libertação de Prometeu de H. Müller, além de poemas e trechos de obras de autores como Goethe, Franz Kafka, Pirandello, André Gide, Kazantzakis, entre outros, sobre o mito, bem como outras obras que com ele dialogam.
Essa multiplicidade de perspectivas é favorecida pela cenografia, proposta por Márcio Medina, composta por cortinas/muros que, ao serem manipuladas pelo coro de atores, reconfiguram os espaços de atuação ao longo do espetáculo. Os figurinos, ao contrário, sugerem uma unidade no tratamento visual a partir da criação de um conjunto de figuras sem tempo ou lugar, saídas do barro, que adquirem singularidade somente a partir das narrativas que contam.
Oficina Gratuita:
Além de assistir ao espetáculo, o público terá a oportunidade de participar também, nos dias 18 e 19/07, das 10h às 13h, de uma oficina ministrada pela Cia Teatral Balagan. Trata-se de uma investigação sobre as camadas que compõem a obra teatral: o espaço, a iluminação, as sonoridades, o corpo, a composição do texto, a palavra, o ator, etc. Formação do Olhar para o Teatro pretende conduzir os participantes à consciência de que o teatro é uma linguagem e, sendo linguagem, tem códigos próprios.
Ficha Técnica
Elenco
Ana Chiesa Yokoyama
Antonio Salvador
Gisele Petty
Gustavo Xella
Jean Pierre Kaletrianos
Leonardo Antunes
Natacha Dias
Hilda Gil
Martha Travassos
Vera Monteiro
Wellington Campos
Direção
Maria Thaís
Dramaturgia
Leonardo Moreira
Cenografia
Márcio Medina
Figurino
Carol Badra e Marcio Medina
Iluminação
Fábio Retti
Direção musical
Gregory Slivar
Assistente de iluminação e diretor técnico
Maurício Coronado Junior
Caderno pedagógico
Gabriela Itocazo
Preparador corporal dança dos orixás
Wellington Campos
Registro de vídeo
Diogo Noventa
Produção e administração
Deborah Penafiel
Fotos
Mônica Côrtes
Este espetáculo foi criado com apoio do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo.
Serviço
Espetáculo
17/07 a 19/07 , às 20h
Ingresso: R$12,00 (inteira) e R$6,00 (meia) : estudantes, classe artística e pessoas com mais de 60 (sessenta) anos.
Oficina: “Formação do Olhar para o Teatro”
18 e 19/07 (10h às 13h)
Público Alvo: interessados a partir de 14 anos.
Gratuita- (25 vagas)
Inscrição:contato@ciateatrobalagan.com.br
Funarte MG
Rua Januária, 68 – Floresta – BH, MG.
Cia Teatro Balagan
contato@ciateatrobalagan.com.br
producao@ciateatrobalagan.com.br
Tel (11) 3667-4596