Projeto “Free-way” mostra o duplo sentido das placas de sinalização nas estradas

O duplo jogo de sentidos encontrado nas placas de sinalização de trânsito, de letreiros de estabelecimentos e de palavras construídas em concreto nos canteiros das estradas, indicando a entrada das cidades, inspirou os artistas Rodrigo John e Lilian Maus a realizarem o projeto Free-Way. Eles percorreram cidades das regiões sul, norte e nordeste do país com o objetivo de produzir um vídeo que será exibido nas cidades de Natal e de Fortaleza, entre os dias 25 e 30 de julho.

Contemplada no programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 8ª edição, a proposta de residência móvel cria uma situação de viagem e de convivência centradas na reflexão, produção e no compartilhamento da pesquisa artística. Segundo os artistas, as placas sinalizadoras costumam dar sentido e direção, orientações e certezas, mas, ao serem deslocadas do contexto da estrada, em uma sequência de imagens, essas sinalizações podem sugerir outras metáforas.

Rodrigo John e Lilian Maus ressaltam que “Free-way tem como norte a própria investigação poética, a entrelinha, o movimento, a interação com o outro, em um caminho aberto para a experimentação, o acaso e o acidente. Trajeto este que avança quilômetro a quilômetro, fotograma a fotograma, a fim de registrar um percurso atravessado por diferentes sotaques, pensamentos e paisagens”.

Serviço

Free-way

Projeto contemplado no programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 8ª edição

Natal – Rio Grande do Norte
Dia 25 de julho, quarta-feira, às 19h
Exibição de vídeo

Dia 26 de julho, quinta-feira, às 19h
Conversa com artistas

Local: Casa da Ribeira – Rua Frei Miguelinho, 52 – Ribeira – Natal – Rio Grande do Norte

Fortaleza – Ceará
Dia 28 de julho, sábado, às 19h
Exibição de vídeo

Dia 30 de julho, segunda-feira , às 19h
Conversa com artistas

Local: Alpendre – Rua José Avelino 495, Centro – Fortaleza – Ceará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *