Entre os dias 23 e 27 de julho, o programa Desafios Contemporâneos, da Funarte, chega ao interior do Pará. Através da oficina “Artes visuais: intervenção urbana e educação nos muros de Curuçá/Pará”, o artista Luizan Pinheiro pretende inserir os alunos de duas escolas públicas – a Escola Municipalizada de Ensino Fundamental Maria Hyluiza Pinto Ferreira e a Escola Municipalizada de Ensino Fundamental Júpiter Maia – em atividades formativas teóricas e práticas. Com duração de 40 horas, a oficina busca estabelecer a relação entre arte e educação, a partir de processos de intervenção urbana nos muros da cidade de Curuçá.
Entre os temas que serão abordados durante o curso estão: “Arte Parietal: da Pré-História aos nossos dias”; “O Muralismo no mundo: uma história”; “A Cidade: um museu a céu aberto”; “Arte e Intervenção Urbana: obras e artistas” e “Grafite e Pixo na contemporaneidade”. Os participantes vão fazer também um mapeamento dos muros disponíveis na cidade e executar os trabalhos com registros videográficos e fotográficos de todo o processo.
Sobre o artista
Luizan Pinheiro da Costa é doutor e mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e graduado em Educação Artística pela Universidade Federal do Pará. Professor adjunto na UFPA (Universidade Federal do Pará), seu campo de reflexão e pesquisa inclui os temas: Arte e Ciência, Arte e Cidade, e Arte e Intervenção Urbana. Escreve sobre grafite, pichação, arte contemporânea. Tem ensaios, artigos e críticas publicados sobre esses temas. Participa do PPGARTES-ICA/UFPA. Vice-coordenador do Programa de Pós Graduação em Artes do ICA (PPGARTES) e coordenador das Licenciaturas em Artes Visuais do Plano Nacional de Formação Básica PARFOR.
Artes visuais: intervenção urbana e educação nos muros de Curuçá/Pará
Com Luizan Pinheiro
De 23 a 27 de julho de 2012
Locais: Escola Municipalizada de Ensino Fundamental Maria Hyluiza Pinto Ferreira e Escola Municipalizada de Ensino Fundamental Júpiter Maia
Curuçá (PA)