Em agosto, jovens coreógrafos se apresentam no Cacilda Becker

Na programação de agosto do Dança pra Cacilda, os coreógrafos Rodrigo Rivera e Monica da Costa  mostram os trabalhos Número 5 e Corpo D’água,  de 1° a 5 de agosto, no Teatro Cacilda Becker, no Rio, com entrada franca. As coreografias dos dois jovens criadores fazem parte do programa Novíssimos, que integra o projeto de ocupação Dança pra Cacilda, que desde abril vem abrindo oportunidades para os novíssimos criadores das artes cênicas do Rio.

O programa é composto por estudantes universitários, coletivos e grupos em fase de profissionalização e prossegue até setembro, na ocupação do Teatro Cacilda Becker. A direção é de Nayse Lopez e Eduardo Bonito, coordenadores do Festival Panorama.

O trabalho do coreógrafo e bailarino Rodrigo Rivera busca a fragmentação do corpo e do movimento de forma a envolver a energia e potencialidade que surgem do íntimo de uma respiração. Em Número 5, o artista procura mostrar através da performance que se perder pode ser a oportunidade de achar seu próprio caminho.

Mônica da Costa se apresenta em Corpo D’agua, espetáculo de dança afro-contemporânea, que se inspira na água como universo poético e mítico.

Os dois espetáculos serão apresentados em sequência e as sessões acontecem sexta, dia 3, às 15h e às 20h; sábado, dia 4, às 20h e domingo, dia 5, às 19h. A entrada é franca.

Toda quarta-feira, a partir das 20h, a ocupação abre espaço para encontros e conversas sobre os mais variados assuntos. No Políticas do Corpo do dia 1° de agosto, o tema é Arte, Dança e Saúde e serão discutidas as dificuldades e potências da produção artística, que trabalha e vive a realidade da deficiência física, mental ou psicológica. O encontro terá a participação de Paula Gorini, Carla Strachmann, Julio Vertzman  e convidados.

Em paralelo, durante o projeto de ocupação do Teatro Cacilda Becker, a videoteca do Festival Panorama, composta pelo maior acervo organizado sobre dança do Rio de Janeiro, ficará disponível para consulta no foyer do teatro, das 14h às 20h. O acervo interessa a estudantes, pesquisadores e público em geral e pode ser usado por professores e coordenadores de projetos educacionais e de sensibilização para a arte.

Sobre os artistas residentes:
Rodrigo Rivera é graduando do curso de Bacharelado em Dança pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ, e integrante da Cia Universo Paralelo – Núcleo de Pesquisa em Dança Contemporânea da UFRJ.

Mônica da Costa é técnica em Balé Contemporâneo pela Escola Angel Vianna e graduada em Dança pela UFRJ. Desde 2008, vem construindo trabalho autoral com pesquisa de Danças e Performances de matriz africana, com a parceria do bailarino e coreógrafo Renato Santos.

PROGRAMAÇÃO

De 1° a 5 de agosto

CONVERSAS PÚBLICAS
Políticas do Corpo: Arte, Dança e Saúde
Com Paula Gorini, Carla Strachmann, Julio Vertzman e convidados.
Quarta-feira, 1° de agosto, às 20h
Entrada franca.

ESPETÁCULOS
Número 5
Concepção: Rodrigo Rivera
Duração: 13min.

Corpo D’agua
Concepção: Mônica da Costa
Duração: 50min.

Sexta, 3 de agosto, às 15h e às 20h
Sábado, 4 de agosto, às 20h
Domingo, 5 de agosto, às 19h

Classificação etária: livre
Entrada franca.
* Capacidade do teatro: 150 lugares

Teatro Cacilda Becker
Rua do Catete, 338 – Catete
Rio de Janeiro (RJ)
(21) 2265 9933

Mais informações
http://cacilda.panoramafestival.com/