Os próximos Painéis Funarte de Bandas de Música serão realizados em Natal (RN), de 17 a 21 de outubro; em Vigia (PA), de 7 a 11 de novembro; e em Ponta Grossa (PR), de 5 a 9 de dezembro. Os cursos programados são: clarineta, saxofone, trombone, trompete e bombardino/tuba; percussão; instrumentação e arranjo musical; regência; percepção musical e prática de conjunto (ensaio e concerto); reparo e manutenção de instrumentos de sopro. Em Vigia, haverá curso de flauta.
Os Painéis fazem parte do Projeto Bandas, criado pela Funarte em 1976. A Funarte promove os painéis em parceria com universidades e instituições de cultura, públicas e privadas, os Painéis tem como objetivo aprimorar o conhecimento de instrumentistas e regentes de bandas de música, além de estimular a troca de experiências entre profissionais e estudantes.
Chegou a 264 o número de participantes na primeira etapa dos Painéis Funarte de Bandas de Música do Rio de Janeiro, realizada de 25 a 29 de julho, na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). No evento foi oferecido também o curso de trompa. Cinquenta por cento dos inscritos vieram de fora do Estado – informa a Coordenação de Bandas do Centro da Música da Funarte, que organiza a ação. Carlos Malta, multiinstrumentista de sopro e educador musical, foi professor de saxofone na etapa do RJ. Ele fez um balanço da importância dos painéis e da abertura do ciclo, na capital carioca:
“Os painéis da Funarte trazem o que há de melhor em termos de capacitação e ensino musical, para músicos e estudantes sempre muito carentes desse tipo informação. Não vejo mais o cenário musical brasileiro sem estes Painéis. Eles são importantes para o ensino musical e este contribui para a cidadania. A música é uma arte de inclusão total: sua abrangência beneficia quem toca e quem ouve. O estudo da música possibilita o aluno a se tornar um cidadão melhor, porque através dele, o indivíduo aprende a lidar melhor com suas limitações, a trabalhar em grupo e é incentivado a busca o melhor caminho para evoluir individual e coletivamente. A estrutura da Escola de Música da UFRJ foi fundamental para o sucesso destes Painéis. Creio que isso deu a eles uma relevância, além de permitir a boa distribuição das atividades, pelos espaços da Escola. Destaco também a organização e a realização do evento, que melhoram, a cada edição.” – comenta Carlos Malta. Além de professor, e instrumentista, ele é compositor, orquestrador, educador e produtor. Já lecionou na Escola de Música Berklee (EUA), no Conservatório da França, Universidade da Flórida e na Academia Real de Música (Dinamarca).
Baixe aqui a ficha de inscrição
Baixe aqui a programação completa
Painéis Funarte de Bandas de Música 2012
Rio de Janeiro – 25 a 29 de julho
Coordenação local: Marcelo Jardim
Leia mais sobre o Projeto Bandas da Funarte aqui
Mais informações
E-mail: coordenacaobandas@funarte.gov.br
Escola de Música da UFRJ: www.musica.ufrj.br