Funarte lança, no Rio, o vídeo-documento Projeto Pixinguinha

O presidente da Funarte, Antonio Grassi, e Herminio Bello de Carvalho, idealizador do Projeto Pixinguinha. Foto: Caio Franco

A Fundação Nacional de Artes – Funarte lançou, dia 21 de agosto, terça-feira, às 18h30, na Sala Sidney Miller, no Rio, o vídeo-documento Projeto Pixinguinha. Com 56 minutos de duração, o vídeo conta a história da criação e dos primeiros anos do Projeto em imagens, áudios e documentos digitalizados pelo Centro de Documentação e Informação em Artes (Cedoc) da Funarte. A partir do lançamento, ele ficará disponível para ser assistido em streaming, sem a possibilidade de download. O vídeo-documento Projeto Pixinguinha é uma realização do Brasil Memória das Artes – projeto de preservação e difusão do acervo da Funarte que conta com patrocínio da Petrobras, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Os internautas poderão reviver momentos marcantes do Projeto Pixinguinha, como as participações de Jackson do Pandeiro, João do Vale e Elizeth Cardoso, e assistir a depoimentos exclusivos, como o do poeta e produtor Hermínio Bello de Carvalho, um dos principais idealizadores do Projeto Pixinguinha, dos compositores João Bosco e Alceu Valença e da cantora Dóris Monteiro, todos participantes do Projeto em mais de uma temporada.

Além dos arquivos digitalizados e dos depoimentos exclusivos, o vídeo-documento recupera trechos da série de programas de televisão Pixinguinha 10 anos, produzida pela Funarte em comemoração à primeira década do Projeto Pixinguinha (1987), em parceria com a TV Educativa, que exibiu a série na época.

O Projeto Pixinguinha começou a circular pelo país em 1977, com espetáculos de música brasileira acessíveis às camadas populares. Proposta pela Sombras (Sociedade Musical Brasileira) e encampada pela então recém-criada Funarte, a iniciativa nasceu inspirada na série de shows Seis e Meia, que desde o ano anterior lotava o Teatro João Caetano, no Centro do Rio de Janeiro, com espetáculos às 18h30 e ingressos a preços populares.

Cartola e João Nogueira - 1977 - Foto: Acervo Cedoc/Funarte

Brasil Memória das Artes

No ar desde 2010, o projeto Brasil Memória das Artes disponibiliza a um número cada vez maior de internautas os acervos da Funarte. São fotos, arquivos sonoros, textos, documentos e vídeos que compõem a vasta coleção da Instituição e começaram a ser digitalizados no início dos anos 2000.

Realizado pelo Cedoc e pelo Portal das Artes, o projeto conta com patrocínio da Petrobras, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Atualmente, as equipes trabalham nos acervos de dois grandes personagens do teatro brasileiro: Walter Pinto (digitalização de partituras e fotografias do teatro de revista) e João Angelo Labanca (organização dos documentos do acervo).

Lançamento do vídeo-documento Projeto Pixinguinha
Data: 21 de agosto de 2012
Horário: 18h30
Local: Sala Funarte Sidney Miller
Rua da Imprensa, 16 – anexo do Palácio Gustavo Capanema
Rio de Janeiro – RJ

Informações
bma@funarte.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *