Arte em Foco na Funarte MG

IV Edição do Projeto Cultural Arte em Foco

A IV edição do Projeto Cultural Arte em Foco, que teve início em julho, segue com a programação até novembro. Em agosto, Arte e Pensamento é o tema focado. E as inscrições, gratuitas, estão abertas. Os interessados devem enviar nome completo, breve currículo e telefone de contato para o email arteemfoco.funarte@gmail.com.

De 27 a 29 de agosto, das 19h às 22h, o professor Manuel Antônio de Castro (UFRJ) fala sobre Arte: o pensamento poético e o humano. Três questões guiarão a palestra: a experiência real do mundo, a experiência humana e a experiência poética. Como elas se relacionam? O encontro vai abordar três temas: a arte e o humano como pensamento da realidade; a arte e a verdade como manifestação do real em sua essência poética; a arte e a interpretação, o lugar do diálogo entre o leitor e a obra como “eclosão do próprio” e libertação para a verdade real do humano. Será tomada como referência, em geral, a obra de Guimarães Rosa. Durante esses dias, o artista Ricardo Aleixo apresenta a performance Exu, Cage, Orfeu: desvios para a dispersão. E, no dia 30 de agosto, ele conversa com o público sobre o seu trabalho.

O projeto

O Arte em Foco é um ciclo de reflexões sobre as artes, realizado pela representação da Funarte em Minas Gerais desde 2009. Em sua 4ª edição, o projeto traz uma novidade: um dia a mais de curso. É o Artista em Foco.

Contando sempre com intervenções artísticas, o projeto abre mais espaço para o artista convidado, que terá um dia para falar do seu trabalho, propondo uma conversa sobre sua trajetória e sua poética.

Atendendo às sugestões de temas feitas pelos participantes do Arte em Foco, as reflexões serão sobre Fotografia, Arte e Filosofia, Arte Indígena, Histórias em Quadrinhos, Música na Educação Básica. E, para encaminhar os cursos foram convidados importantes professores e pesquisadores de diferentes universidades do país, o que já se tornou um diferencial do projeto.

Programação

27 a 30/08
Arte e Pensamento
Arte: o pensamento poético e o humano
Prof. Manuel Antônio de Castro (UFRJ)
Intervenção: Exu, Cage, Orfeu: desvios para a dispersão
Ricardo Aleixo
30/08
Artista em Foco

24 a 27/09
Arte Indígena
As artes indígenas e a arte contemporânea
Prof.ª Regina Polo Müller (Unicamp)
Intervenção: Terra fértil: o corpo nascido da experiência Xavante
Bailarina-pesquisadora-intérprete: Elisa Costa
Direção: Graziela Rodrigues
27/09
Artista em Foco

29/10 a 01/11
História em Quadrinhos no Brasil
As histórias em quadrinhos no limiar de novos tempos: desafios e alternativas para sua legitimação artística
Prof. Waldomiro Vergueiro (USP)
Intervenção: Minha vida nos quadrinhos
Quadrinista: João Marcos Parreiras Mendonça
01/11
Artista em Foco

26 a 29/11
Música nas Escolas
Fundamentos e práticas para a educação musical escolar
Prof. Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo (UDESC)
Intervenção: Música, palavra e pensamento: a canção como forma em processo
Músico: Luiz Gabriel Lopes
29/11
Artista em Foco

____________________________________________________________

Serviço

Inscrições Gratuitas
Nome completo, breve currículo, telefone para contato
arteemfoco.funarte@gmail.com
Vagas Limitadas

Funarte MG
Rua Januária, 68. Floresta. BH/MG
Informações: (31) 3213.7112

Horário: 19h às 22h

27 a 30/08
Arte e Pensamento
Arte: o pensamento poético e o humano
Prof. Manuel Antônio de Castro (UFRJ)
Intervenção: Exu, Cage, Orfeu: desvios para a dispersão
Ricardo Aleixo

30/08
Artista em Foco
Arte: o pensamento poético e o humano
Prof. Manuel Antônio de Castro (UFRJ)

Três questões: a experiência real do mundo, a experiência humana e a experiência poética. Como elas se relacionam? O encontro é focado nos três temas: a arte e o humano como pensamento da realidade; a arte e a verdade como manifestação do real em sua essência poética; a arte e a interpretação, o lugar do diálogo entre o leitor e a obra como “eclosão do próprio” e libertação para a verdade real do humano. Será tomada como referência, em geral, a obra de Guimarães Rosa.

Manuel Antônio de Castro nasceu em Eucísia, pequena aldeia de Trás-os-Montes, norte de Portugal. Formou-se em filosofia pela Faculdade de Filosofia dos Padres Franciscanos (1964); em ciências sociais (1966), em letras (Português / Francês – 1969 e Português / Alemão – 1997), pela UFRJ. Fez mestrado (1973), doutorado (1979) e pós-doutorado (1997) em letras (Ciência da Literatura), também na UFRJ, onde, atualmente, é professor titular. Diretor da Coleção Poética e Pensamento – Editora Tempo Brasileiro, publicou os seguintes livros: O homem provisório no Grande Ser-tão; O acontecer poético – a história literária; Travessia poética; Linguagem: nosso maior bem; Poética e poiesis: a questão da interpretação; Tempos de metamorfose; Arte: o humano e o destino. Em colaboração: Teoria literária; Manual de Teoria Literária; Origens da literatura brasileira; Ecologia e literatura; Permanecer silêncio; Poética e diálogo: caminhos do pensamento. Organizou: A construção poética do real; Arte em questão: as questões da arte; Arte: corpo, mundo e terra.

Intervenção
Exu, Cage, Orfeu: desvios para a dispersão
Ricardo Aleixo

A performance é tratada como ambiente multissensorial, em que tempos e espaços (sonoros, visuais, textuais, cênicos) se entrecruzam, provocando níveis diferenciados de percepção tanto no performador quanto no espectador, ao qual cumpre a demanda crítico-criativa de reconfigurar, em tempo real, os elementos da obra.

Artista em Foco:
Ricardo Aleixo
30 de agosto, das 19h às 22h

Ricardo Aleixo é poeta, artista visual, sound designer, cantor, compositor, performer, ensaísta e editor. Publicou, entre outros, os livros Trívio (2001) e Modelos vivos (2010) – um dos 10 finalistas dos prêmios Portugal Telecom e Jabuti 2011. Como solista ou integrante da Cia SeráQuê e do Combo de Artes Afins Bananeira-ciência, já performou na Alemanha, na Argentina, em Portugal, na França, nos EUA e na Espanha. Integra antologias, coletâneas e edições especiais de revistas e jornais dedicados à difusão da poesia brasileira nos EUA, na Argentina, em Portugal, na França, de País de Gales, em Angola, no México e na Bélgica. Tem participado de importantes exposições coletivas, como Poiesis < Poema entre pixel e programa > (RJ, 2007), Radiovisual – Em torno de 4’33” (Bienal do Mercosul, Porto Alegre, 2009) e Poética Expositiva (RJ, 2011). É curador dos eventos ZIP/Zona de Invenção Poesia& e Dia Cage. Edita a revista Roda – Arte e Cultura do Atlântico Negro e a Coleção Elixir, de plaquetes tipográficas. Tem, no prelo, seu primeiro livro de ensaios, Palavras a olhos vendo – Escritos sobre escritas. Concentra seus projetos de criação e pesquisa no Laboratório Interartes Ricardo Aleixo, na periferia de Belo Horizonte, cidade onde nasceu em 1960. Na web: www.jaguadarte.blogspot.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *