O programa “Novíssimos”, que integra o projeto de ocupação “Dança pra Cacilda”, apresenta, no Teatro Cacilda Becker, no Rio de Janeiro, uma série de atividades de promoção das artes cênicas, através da dança. De 31 de agosto a 2 de setembro, as bailarinas e coreógrafas Luisa Coser e Paula Pi mostram ao público as suas criações. A programação traz, ainda, duas aulas abertas com professoras da UFRJ e uma palestra com o coordenador de Dança da Funarte, Fabiano Carneiro, sobre as expectativas do mercado de trabalho na área. Todas as atividades têm entrada gratuita.
Na quarta-feira, 29 de agosto, às 10h30, as professoras Patrícia Pereira, Inês Galvão e Lara Seidler, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), vão ministrar uma aula aberta sobre técnicas de improvisação. A oficina, voltada para artistas, estudantes e interessados em dança, tem como proposta despertar os participantes para as sensações, imagens e gestos do corpo. No mesmo dia, às 20h, o programa “Conversas Públicas”, através do projeto “Políticas do Corpo” – espaço para pensar a relação entre as artes do corpo e a cidade – promove palestra sobre as oportunidades oferecidas pela dança profissional no Brasil, com Fabiano Carneiro. Dando continuidade à programação, no dia 30 de agosto, de 10h30 às 13h, a professora Mariana Trotta, da UFRJ, participa da segunda aula aberta do programa “Novíssimos”.
De 31 de agosto a 2 de setembro, o projeto abre espaço para dois espetáculos: “Diga-se de passagem”, de Luisa Cozer, e “Opus 2 – Notas sobre minha mãe isso e aquilo”, de Paula Pi. O espetáculo apresentado por Luisa explora a ideia de apropriação de um território. Como peças de um tabuleiro, a bailarina dá início a um jogo, com regras e movimentos estabelecidos sobre um terreno limitado. Já o trabalho de Paula Pi mergulha num enredo autobiográfico, que fala da relação mãe e filha. Criado a partir de vivências pessoais da artista, a coreografia aborda o tema, explorando a relação da intérprete com o violino e com elementos do universo musical, vivenciados por ela desde os seis anos de idade. Os dois espetáculos têm entrada gratuita e serão apresentados em sequência. As sessões acontecerão sexta, dia 31, às 15h e às 20h; sábado, dia 1º de setembro, às 20h, e domingo, dia 2, às 19h.
Paralelamente à programação do projeto de ocupação do Cacilda Becker, a videoteca do festival Panorama, composta pelo maior acervo organizado sobre dança do Rio de Janeiro, ficará disponível para consulta no foyer do teatro, das 14h às 20h. O acervo interessa a estudantes, pesquisadores e público em geral e pode ser usado por professores e coordenadores de projetos educacionais e de sensibilização para a arte.
Sobre as artistas residentes
Paula Pi
Musicista e bailarina. Tem experimentado desde 2004 possibilidades criativas no território corpo-música-cena e, desde 2010, possui trabalho autoral em dança, com a estreia de dois solos.
Luisa Coser
Bailarina, coreógrafa e pesquisadora em dança, é formada pela Escola de Dança Angel Vianna. Foi intérprete do grupo coreográfico dirigido por Christian Bourigault, em Paris. Sua última performance, “Um saco”, foi apresentada em diversos festivais na França.
Programação (entrada gratuita)
Conversas Públicas
Políticas do Corpo: “Mercado de trabalho e oportunidades para a dança profissional no Brasil”, com Fabiano Carneiro e convidados.
Dia: 29 de agosto (quarta-feira)Horário: 20h
Espetáculos:
Diga-se de passagem
Concepção e execução: Luisa Coser
Duração: 25 minutos
Classificação etária: 12 anos
Sexta, 31 de agosto, às 15h e às 20h
Sábado, 1º de setembro, às 20h
Domingo, 2 de setembro, às 19h
Opus 2- Notas sobre minha mãe isso e aquilo
Concepção e execução: Paula Pi
Duração: 35 minutos
Classificação etária: Livre
Sexta, 31 de agosto, às 15h e às 20h
Sábado, 1º de setembro, às 20h
Domingo, 2 de setembro, às 19h
Teatro Cacilda Becker
Rua do Catete, 338 – Catete
Rio de Janeiro (RJ)
(21) 2265-9933
Capacidade do teatro: 150 lugares
Mais informações