Cantora Mona Gadelha se apresenta na Sala Funarte (Rio), na quarta, 22

Mona Gadelha - Foto: Maira Sales

A cantora e compositora cearense Mona Gadelha sobe ao palco da Sala Funarte Sidney Miller, nesta quinta-feira, 22 de agosto, às 18h30, com o show “Praia Lírica”. O espetáculo é uma homenagem à canção cearense dos anos 1970, época em que Fagner, Belchior, Rodger Rogério, Ricardo Bezerra e Fausto Nilo, ficaram conhecidos em todo o Brasil como chamado “o pessoal do Ceará”. No espetáculo, a artista conta, através das músicas, a história do sucesso daquela geração de músicos. O show é concebido para voz e piano e Mona canta em duo com o pianista carioca Fernando Moura, autor dos arranjos.

O repertório marca o lançamento do álbum “Praia Lírica”, quinto da artista, que traz músicas como Noturno (Caio e Graco Silvio), Paralelas (Belchior), La Condessa (Ricardo Bezerra, Brandão e Ribamar), A Manga Rosa (Ednardo) e Astro Vagabundo (Fagner e Fausto Nilo), entre outros já referências na música brasileira. Identificada com o lirismo presente na obra desses compositores e admiradora do repertório, Mona explica que partiu para o desafio de interpretar canções acompanhada por um só instrumento – muitas delas já consagradas por seus intérpretes originais. Mas a cantora imprime sua marca em cada obra. Desde a sua estreia em disco, Mona grava estes autores.

Fernando Moura, que além de pianista é compositor e produtor, divide seu trabalho entre Brasil e Japão. Autor de várias trilhas sonoras (Bendito Fruto, de Lúcia Murat e O Caso Morel, dirigido por Sheila Feital), realizou estudos de aperfeiçoamento de música para cinema na Escócia. Sua experiência internacional inclui trabalhos com George Martin (produtor dos Beatles) e o lendário Chuck Berry. Instrumentista bastante requisitado, Moura já acompanhou Marisa Monte, Moraes Moreira, Elza Soares. Produziu CDs de Taís Gulin e da própria Mona Gadelha. Lançou o CD Tudo Piano (2011) e, atualmente, grava com Ary Dias (de A Cor do Som) o disco CosmeDamião.

Outros trabalhos de Mona Gadelha – Lançado em 1996, o primeiro “Mona Gadelha” (Movieplay), trazia “Ingazeiras”(Ednardo). O segundo,”Cenas & Dramas(Eldorado/2000), mostrou “Cine Insane Blues”, de Lúcio Ricardo, e sua parceria com Siegbert Franklin, “Bem-me-quer” (Onde Você Anda?). Em “Tudo se Move” (BrazilBizz/2004) Mona interpreta mais um autor de sua geração, Valdo Aderaldo, na cultuada “Saint-Denis-Ceará”, parceria com Celso Gutfreind (que ganhou as pistas de dança, no remix do italiano Roby Colella), além de incluir a elogiada regravação de Bloco da Solidão (Evaldo Gouveia e Jair Amorim).

“Praia Lírica”
Show Com Mona Gadelha e Fernando Moura
Dia 22 de agosto de 2012, quarta-feira, às 18h30
Ingressos: R$ 2. Meia-entrada R$ 1
Classificação indicativa etária: Livre
Capacidade da Sala: 225 lugares
Sala Funarte – Sidney Miller
Rua da Imprensa, 16, térreo
Tel. (21) 2240 5151

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *