Apresentações têm transmissão pela emissora carioca (1.130 KHz) e entrada franca
As segundas-feiras de 2012 estão reservadas, na pauta da Sala Funarte Sidney Miller, no Centro do Rio de Janeiro, para as transmissões ao vivo do programa “Época de Ouro”, da Rádio Nacional AM, das 17h às 19h. Elas são abertas ao público e têm entrada franca. O programa semanal é conhecido por apresentar o melhor do chorinho e do samba e tem o mesmo nome do famoso conjunto, fundado por Jacob do Bandolim, em 1964. No “Época de Ouro”, o próprio grupo convida e recebe os artistas participantes. O conjunto é formado hoje por Jorginho do Pandeiro (diretor musical), Jorge Filho (cavaquinho), Ronaldo do Bandolim, Antônio Rocha (flauta), Toni Sete Cordas (violão de sete cordas) e André Belieni (violão). Cristiano Menezes apresenta o programa, que recebe pedidos de músicas dos ouvintes.
O termo de cessão de uso do espaço será assinado hoje, dia 3 de setembro, segunda-feira, pelo presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Antonio Grassi e pelo Diretor Geral da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), José Eduardo Castro Macedo, com a presença do diretor do Centro da Música da Funarte, Bebeto Alves.
A Sala Funarte Sidney Miller abrigará o programa durante um ano. Ele era realizado na sede da antiga – e lendária – Rádio Nacional, onde se revelaram tantos talentos da música, na praça Mauá, Centro do Rio. Mas o prédio – que também sediou o jornal A Noite – sofrerá uma reforma geral. Durante o período de obras, a Rádio vai funcionar na sede da TV Brasil. “A Sala Funarte recebe com prazer o Época de Ouro, retrato do período áureo da Rádio Nacional’”, diz Claudio Guimarães, coordenador de Música Popular do Centro de Música da Funarte.
O conjunto Época de Ouro foi organizado definitivamente em 1966 e teve grande importância no movimento de resistência do choro na década de 1960, quando a bossa nova reinava quase absoluta, no cenário musical brasileiro. Com o falecimento de Jacob, em agosto de 1969, alguns compromissos foram adiados e, desde esta data, até 1972 o grupo não se apresentou, retomando suas atividades somente em 73, a convite de Paulinho da Viola, para participar do espetáculo “Sarau”, no Teatro da Lagoa. Foi dali que surgiu o Clube do Choro, idealizado por Paulinho da Viola e Sérgio Cabral e todo um movimento no país, em busca de dar maior amplitude ao Choro.
Até os dias atuais, o Época de Ouro, junto com Jacob do Bandolim chegam a marca de mais de 40 discos gravados, entre eles “Vibrações”, premiado como o melhor disco instrumental de 67. Em 1977, o conjunto gravou mais um disco, “Época de Ouro interpreta Pixinguinha e Benedito Lacerda”, produzido por Jorginho do Pandeiro, que rende o prêmio de Melhor Conjunto Instrumental do Ano, pela revista Playboy. Em 1987 o Época de Ouro homenageou os 50 anos de carreira do violonista Dino, gravando o LP “Época de Ouro Dino 50 Anos, com participaçőes de Paulinho da Viola, Cristóvăo Bastos e do Maestro Severino Araújo. Ao retornar da Alemanha, em 1996, o conjunto foi convidado por Marisa Monte, Elba Ramalho, Ivan Lins e Paulinho da Viola para participar das gravaçőes dos seus CDs. “Café Brasil” é título do CD lançado em agosto de 2001, que traz uma mescla do Época de Ouro com grandes intérpretes, como: Marisa Monte, Paulinho da Viola, Joăo Bosco, Martinho da Vila e Leila Pinheiro. A obra foi lançada no Japăo, onde chegou à marca de 25 mil cópias vendidas neste País. Em 2002 o Época gravou o CD “Café Brasil 2”, com a participaçăo de Beth Carvalho, Zeca Pagodinho, Ney Mato Grosso, Ivan Lins, Mosca, Arlindo Cruz e Sombrinha, Elba Ramalho, Nó em Pingo D Água e Lobăo. O CD foi também lançado em turnê no japão. Em 2010, o conjunto lançou “Feijăo com Arroz”, também com muito sucesso no Japăo.
Foi também em junho daquele ano que o Época reestreou seu programa semanal, na Rádio Nacional. A transmissão era às sextas-feiras, a partir das 17h, já com duas horas de duraçăo.
Sala Funarte Sidney Miller
Rua da Imprensa, 16
Térreo – Centro, Rio de Janeiro
Programa “Época de Ouro”
Rádio Nacional AM – 1130 KHz
Às segundas-feiras, das 17h às 19h
Mais informações
Telefones: (21) 2240-5151 e 2779 8001