Encerrado o primeiro Painel Funarte de Música Popular, no Morro do Alemão (Rio)

Uma das duas orquestras jovens

Encerrou-se na tarde de sábado, 1º de setembro, no Complexo do Alemão, Zona Norte do Rio de Janeiro, o primeiro Painel Funarte de Música Popular de formação socioeducativa. Criado pela Funarte em 2012, os Painéis de reúnem diversas ações, dirigidas à educação musical, e formam monitores, selecionados entre os alunos. Estes multiplicadores poderão difundir os conhecimentos das oficinas, que são oferecidas a comunidades em situação de vulnerabilidade social.

Centenas de pessoas, entre moradores do Complexo do Alemão e de familiares dos participantes, assistiram ao concerto de encerramento, realizado pela Orquestra infanto-juvenil das comunidades pacificadas, composta por jovens moradores, na Praça do Terço, na comunidade de Nova Brasília. Os músicos eram alunos treinados por monitores, formados nos próprios paineis. Este primeiro Painel foi realizado pela Funarte em parceria com a organização não governamental Ação Social pela Música. Nele, onze professores formaram 50 monitores, escolhidos dentre 500 jovens da comunidade do Alemão. O regente da apresentação dos alunos avançados foi Fernando Bru Pesce. O concerto dos iniciantes foi executado sob a regência de Brenda Caterina de Oliveira Knetsch. As peças tocadas foram “Trenzinho caipira” – Villa Lobos; “Águas de março” – Tom Jobim; “Eu só quero um xodó” – Gilberto Gil; “Over the rainbow” – Harold Arlen e E.Yip Harburg; e “We will rock you” – Brian May.

No concerto de encerramento, representantando a Funarte, estavam presentes Bebeto Alves, diretor do Centro de Música, Claudio Guimarães, coordenador de Música Popular, Flávio Silva coordenador de Música Erudita e servidores do Cemus. O evento foi aberto ao som do hino nacional tocado pela classe de alunos avançados sob a regência de Fernando Bru Pesce.

No discurso de abertura a diretora da Ação Social pela Música, Fiorella Solares, agradeceu a colaboração da Funarte na realização das oficinas de capacitação de monitores. Bebeto Alves, diretor do Cemus /Funarte discursou e lembrou a importância dessa iniciativa de educação através da música, para a Funarte, e da relevância da parceria com a Ação Social pela Música, iniciada com a realização dos painéis de Rondônia, em Ji-Paraná e do Complexo do Alemão: “Esta parceria veio em ótima hora, pois, sem dúvida alguma, essa ação vai nos ajudar a compor os novos rumos  do Centro da Música da Funarte. Ele deve se voltar para questões sociais como a que foi abordada neste trabalho. O Centro deve ampliar sua área de atuação e a sua reflexão neste sentido, em todas as nossas três coordenações: Música Erudita, Bandas e Música Popular”, disse Bebeto.”

Painéis Funarte de Música Popular 2012

Sábado, 1º 16h
Concerto de encerramento dos Painel Funarte de Música Popular do Morro do Alemão
Ação Social pela música nas comunidades pacificadas
Com a Orquestra infanto-juvenil das comunidades pacificadas
Local: Quadra da Escola Estadual CAIC Theóphilo de Souza Pinto
Praça do Terço, sem número
Nova Brasília
Rio de Janeiro (RJ)
Realização: Funarte/Ministério da Cultura e Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro
Patrocínio: Instituto Embratel, ThyssenKrupp, GE Celma e Oi

Próximas atividades dos painéis já programadas

10 a 15 de setembro – manhã e tarde
Ricardo Gilly : Oficina de editoração de partituras – programa “Finale”
Local: Discoteca Pública Natho Henn
Rua dos Andradas, 736 – 4º andar – Centro – Porto Alegre (RS)
Tels.: (21) 32217104 / 32115486

17, 18, 24, 27 e 28 de setembro das 10h, às 18h
Painel “Instrumentos, harmonia & improvisação e prática de conjunto”
Locais: Museu do Ingá e Museu de Arte Contemporânea ( MAC) – Niterói

Programação

Museu de Arte Contemporânea (MAC)
Oficinas
Widor Santiago – Sax e flautas

Museu do Ingá
Oficinas

17, 18, 24, 27 e 28 de setembro das 10h, às 18h
Lulu Martin – Violão
Cássio Tucunduva – Violão e guitarra
Marco Antônio Elias da Silva – Baixo elétrico
Taryn Szpilman – Voz

De 24 a 28/09 – Cláudio Infante – “Bateria e percussão, universo do ritmo”

Inscrições e informações através do e-mail: musica.funarte@gmail.com