Aécio Flávio & Quartezanato apresentam música instrumental, na Sala Sidney Miller

Aécio Flávio, no projeto Música na Cidade

Aécio Flávio leva ao público da Sala Funarte Sidney Miller, no Centro do Rio de Janeiro, músicas instrumental de sua autoria, nos dias 19 e 20 de setembro, quarta e quinta-feira, no projeto Música na Cidade.

O multi-instrumentista, maestro, compositor, arranjador e diretor musical se apresenta ao piano, acompanhado pelo grupo Quartezanato. Popular e contemporânea, sua música é predominantemente romântica e inclui baladas e jazz fusion (ou, simplesmente, fusion), mistura de jazz com outros gêneros, como rock ‘n roll, rhythm and blues e estilos brasileiros.

Aécio Flávio do Rego é mineiro de Belo Horizonte. Começou na música aos dez anos de idade, por influência do pai, o clarinetista saxofonista Constantino Rêgo. Músico profissional desde os dezessete anos, passou por vários instrumentos: cavaquinho, violão, acordeon vibrafone, piano e flauta. “Com paixão por todos os instrumentos, me especializei em Orquestrações e me tornei Arranjador”, comenta Aécio. Seu trabalho é amplo: criou e implantou o Projeto “Acordes da Vila”, no Instituto Pão de Açúcar de Desenvolvimento Humano, em parceria com Áurea Pitta e Mirian Rocha; assumiu a coordenação musical, arranjos e direção da Orquestra Acordes da Vila de MPB, composta por adolescentes, em Vila Isabel, Zona Norte do Rio (cujo objetivo é a educação complementar, através da música, de jovens da comunidade). O artista tem, ainda, no seu currículo de diretor musical e maestro arranjador, atuações na TV, como nos espetáculos cênicos de Carlos Lira, (Pobre Menina Rica – 2ª montagem), Baden Powell, (Boite Drink) , Fafá de Belém, Marisa Gata Mansa, Miele (Sandra & Miele), Bibí Ferreira e Gracindo Júnior (Brasileiro, Profissão Esperança). Como instrumentista, atuou em locais que fizeram a história da noite carioca, como o Chiko´s Bar, o Hipopótamus (ambos na Lagoa Rodrigo de Freitas) e em diversos outros pianos-bares e casas noturnas famosos do Rio.

O maestro e professor reflete sobre a carreira musical: “Descobri que a música é uma fonte inesgotável de beleza que se dá com generosidade a todos nós. Eu, o Raul mendigo, o Pistonista da gafieira, ou o violinista Spalla da Sinfônica…todos da mesma Tribo e não a escolhemos… A gente não escolhe ser músico, a música é que escolhe a gente”.

O Quartezanato reúne Flávio Pereira, no contrabaixo, Zé Carlos, na guitarra, Paulo Kamanga, na bateria e Andrey Cruz, no sax tenor. No repertório, do show, estão as músicas Verão, Relaxe e Dance, Sublime, Chico Hipocondria, Amo,  Muito Normal, Rio Vista Aérea e O Pernilongo, entre outras – todas compostas por Aécio. Elas fazem parte do seu próximo CD, que está em preparação. Um dos estilos apresentados no espetaculo, o fusion se destacou na década de 1970. Mas sua produção prosseguiu, no final do século XX e início do século XXI, quando foram reeditados, em CD, LPs clássicos do gênero, que ganhou novas gravações, feitas por instrumentistas do jazz tradicional.

Projeto Música na Cidade
Realizada pela Funarte, a partir de 2012, através do seu Centro da Música, a iniciativa é dirigida à ocupação da Sala Funarte Sidney Miller com apresentações dos mais diversos gêneros musicais.

“Não tenho palavras”
Com Aécio Flávio & Quartezanato

Dias 19 e 20 de setembro – quarta e quinta-feira, às 18h30
Sala Funarte Sidney Miller
Rua da Imprensa, 16 – térreo
Palácio Gustavo Capanema – Centro
Rio de Janeiro (RJ)
Ingressos: R$20. Meia-entrada R$ 10
Bilheteria – após às 15h

Informaçoes
Fundação Nacional de Artes – Funarte
Centro da Música Tels.: (21) 2279-8104 – (21) 2279-8087
cemus@funarte.gov.br

Facebook: aecioflaviodorego

Sugestões de link sobre o artista e sua obra

Dicionário Cravo Albin da Música Brasileira: www.dicionariompb.com.br/aecio-flavio

Museu Clube da Esquina: www.museuclubedaesquina.org.br/aecio-flavio/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *