A produtora e letrista carioca Cristina Saraiva revela nestas terça e quarta-feiras, 23 e 24 de outubro de 2012, na Sala Guiomar Novaes da Funarte em São Paulo, um aspecto até agora pouco explorado de sua atividade artística: a interpretação. A atuação de Cristina como cantora ganhou um espaço definitivo com o lançamento recente de Chão de aquarela, seu quinto CD, que celebra 15 anos de parceria com a cantora, compositora e instrumentista paulista Simone Guimarães.
Cristina Saraiva trabalha com música desde 1996. Como produtora fonográfica, criou um selo próprio de MPB e lançou artistas como a atual parceira, Simone Guimarães (com os CDs Cirandeiro e Aguapé), e Giselle Martine (Diamantes). Em meados de 2001, depois de ter angariado posições de destaque em festivais como o da Rede Globo e o de Tatuí (SP), a letrista voltou-se à produção de seu primeiro trabalho autoral, o CD Primeiro olhar. A gravação contou com a direção musical de Maurício Maestro e a interpretação, entre outros, de Simone Guimarães, Giselle Martine, Renato Motha, Edu Santana, Kico Zamarian, Sérgio Santos e da própria Cristina Saraiva, em uma única faixa.
O segundo CD da artista, Só canção, chega ao circuito musical em 2003 trazendo como intérpretes ninguém menos que Chico Buarque, Leila Pinheiro, Ná e Dante Ozzetti, Simone Guimarães, Renato Braz, Paula Santoro, Edu Santana e Clarisse Grova. Clarisse é também coautora da última música do disco, Pequena cantiga de amor, que traz mais uma vez a participação de Cristina Saraiva como cantora.
Em 2006, em meio à luta pela formação de uma Frente Parlamentar Pró-Música no Congresso Nacional, a letrista grava seu terceiro disco, Sol a sol. Com arranjos de Mauricio Maestro, o CD é todo interpretado por uma única cantora, a paulista Lucila Novaes, e conta com a participação especial de Francis Hime, com quem Cristina assina uma das faixas em parceria.
Já o projeto de Terra brasileira, o quarto CD da letrista, lançado em 2009, tem como proposta trabalhar com jovens talentos – a começar pela intérprete, a estreante Manuella Cavalaro, de 25 anos, e pelo arranjador e parceiro de quatro faixas da obra, Breno Ruiz, de 26 anos. Eles e dois outros novos artistas, o curitibano Lydio Roberto e o carioca Marcilio Figueiró, se juntam neste trabalho a parceiros veteranos de Cristina Saraiva: Simone Guimarães, Felipe Radicetti, Guilherme Rondon, Rafael Altério e Breno Ruiz.
Serviço
Show de Cristina Saraiva
Dias 23 e 24 de outubro | Terça e quarta, 20h
Ingressos: R$ 20 (meia-entrada: R$ 10). Bilheteria abre uma hora antes do espetáculo – um ingresso por pessoa.
Recomendação etária: livre
Sala Guiomar Novaes do Complexo Cultural Funarte São Paulo
Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo, SP. Tel (011) 3662-5177