Artistas da Cia Enlassos (PE) vão apresentar, no palco do Teatro Glauce Rocha, o espetáculo infantil Assim Me Contaram, Assim Vou Contando, de 26 a 28 de outubro, às 16h, a preços populares. A peça faz parte do projeto Visões Coletivas – Nordeste Contemporâneo da Atos Produções Artísticas, de Recife (PE), que vai ocupar o teatro da Funarte, no Centro do Rio, de outubro deste ano a março de 2013. O programa possibilita o intercâmbio entre grupos teatrais e a difusão da produção teatral de seis estados brasileiros: Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia, Paraíba e Rio de Janeiro.
O espetáculo conta a fábula de Pitomba e Severino, dois palhaços mambembes, que se utilizam de instrumentos musicais e elementos cênicos para narrar e viver algumas de suas histórias. Entre os personagens, um vento alegre e serelepe chamado Tem Ventinho, a centopéia Dorotéia e a Galinhola, uma galinha mais que especial. No enredo, o público ainda encontra A História da Noite e o Zé da Lasca – um poeta popular que vive por aí recitando poesias. Os palhaços Pitomba e Severino ainda apresentam diversos números de circo para animar a criançada.
Visões Coletivas – Nordeste Contemporâneo
O projeto Visões Coletivas – Nordeste Contemporâneo traz ao Teatro Glauce Rocha sete grupos do nordeste, são eles: Mão Molenga Teatro de Bonecos (PE); Coletivo Angu de Teatro (PE), Enlassos Cia (PE), Trupe Ensaia Aqui e Acolá (PE), Coletivo Atores a Deriva (RN), Coletivo Alfenim (PB) e Grupo Bagaceira de Teatro (CE).
Durante a programação, Fábio Vidal (BA), Ceronha Pontes (CE/PE), Felícia de Castro (BA) e Ricardo Guilherme (CE) também vão apresentar trabalhos solos. Além dos artistas e grupos do Nordeste, o ator e diretor francês Maurice Durozier, do Théâtre du Soleil, apresenta o espetáculo Palavra de Ator e lança livro, com o mesmo nome. A oficina O Teatro é o Outro também será ministrada por Maurice.
Oficinas, seminários, lançamento de livros e debates estão incluídos na programação, até março de 2013, com dias especialmente destinados a alunos da rede pública de ensino, ONGs e projetos sociais. O programa busca, ainda, contribuir para a formação de novas plateias e colocar o teatro como agente formador e transformador do ser humano.
Serviço:
Assim Me Contaram, Assim Vou Contando
Espetáculo infantil, com a Cia Enlassos
Dias 26, 27 e 28 de outubro, às 16h
Ingressos: R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia)
Local: Teatro Glauce Rocha
Av. Rio Branco, 179 – Centro – Rio de Janeiro
Bilheteria: 2220-0259