Presidente da Fundação Nacional de Artes recebe Medalha do Turismo de Portugal

Em cerimônia realizada nesta quarta, 24/10, no Salão Portinari do Palácio Gustavo Capanema, Centro do Rio, o presidente da Funarte, Antonio Grassi recebeu a Medalha do Mérito do Turismo de Portugal como reconhecimento pelo seu trabalho à frente do Ano do Brasil em Portugal. A solenidade contou com a presença do cônsul geral de Portugal no Rio de Janeiro, Nuno Bello. A ministra da Cultura, Marta Suplicy não pode comparecer e enviou mensagem de congratulações, lida pelo diretor de Turismo de Portugal no Brasil, Paulo Machado. A ministra foi representada por Marcelo Velloso, chefe da Representação do MinC, no Rio de Janeiro.

Em seguida, o diretor de Turismo de Portugal apresentou um breve perfil de Antonio Grassi, resumindo sua carreira de ator, que começou ainda em Belo Horizonte (MG), e mencionando suas principais participações no teatro, no cinema e na televisão, até sua atuação como gestor cultural e administrador na esfera pública. A secretária de Turismo de Portugal, Cecília Meireles, fez a entrega da Medalha e se disse honrada pela ocasião e a oportunidade de estar no Salão Portinari, que não conhecia. Afirmou que a homenagem significa o reconhecimento ao trabalho de Grassi no estreitamento do conhecimento, cada vez melhor, entre brasileiros e portugueses.

Ao receber a condecoração do governo português, Antonio Grassi agradeceu a honraria e afirmou que compartilhava o mérito com artistas e produtores culturais que estão realizando a programação do evento naquele país. “Compartilho também com toda a nossa “equipa” – como se diz em Portugal –, da Funarte, através dos Centros de Artes Visuais, representado por Xico Chaves; da Música, com Bebeto Alves e sua equipe; nossa direção executiva, com Myrian Lewin; os Centros de Artes Cênicas e de Programas Integrados, a Assessoria da Presidência da Funarte; todos componentes dessa realização e também os servidores da Funarte.”

Antonio Grassi aproveitou a oportunidade para fazer um breve balanço da iniciativa que vem sendo realizada naquele país, com apoio do Ministério da Cultura e da Funarte. Contou que, até agora, mais de 100 mil portugueses já prestigiaram as atrações brasileiras e que a exposição do artista plástico Hélio Oiticica, no Museu Colecção Berardo, em Lisboa, já recebeu mais de 20 mil visitantes. Essa também, segundo ele, tem sido a frequência em outros espaços, onde se realizam apresentações da cultura brasileira. “É a nossa verdadeira consagração. Todos os nossos eventos em Portugal estão com casa lotada e todos os artistas que vivenciaram isso – e os que irão participar –, vão comprovar o quanto o povo português nos acolhe e recebe com carinho.”

O presidente da Funarte disse também que, do ponto de vista do turismo, há ainda um desafio a vencer em Portugal. “Temos que fazer com que milhares de brasileiros que passam pelo aeroporto de Lisboa, que fazem conexão para outros países, desçam e possam ter o prazer de serem bem acolhidos pelo povo português; de verem uma cidade linda, um país maravilhoso, com espaços culturais fantásticos. E para nós, que militamos na área cultural, é muito importante sermos reconhecidos como uma ferramenta importante e fundamental para o turismo. Essa parceria entre cultura e turismo é inesgotável e sua possibilidade de trabalho é ilimitada.”

Grassi ressaltou ainda que o prazer de visitar Portugal é um sentimento enriquecedor, na medida em que “possibilita descobrirmos nossos irmãos portugueses, estarmos num lugar na Europa e não sermos estrangeiros na nossa língua”. E concluiu afirmando que “a nossa maior bandeira comum é a língua, que une Brasil e Portugal com mais força.”

Após a cerimônia, Antônio Grassi apresentou aos convidados portugueses os painéis de Portinari e as obras de outros artistas brasileiros que compõem o acervo do Salão Nobre do Palácio Gustavo Capanema.

Também compareceram ao evento o diretor do projeto Música no Museu, Sérgio da Costa e Silva; a harpista Cristina Braga; os músicos Kleiton e Kleidir; a atriz Mariah da Penha; a diretora executiva da Funarte, Myrian Lewin; os diretores dos Centros da Funarte – Bebeto Alves (Música), Ana Claudia Souza (Artes Integradas), Xico Chaves (Artes Visuais); o coordenador de Dança, Fabiano Carneiro; a coordenadora do Centro de Preservação Fotográfica, Sandra Baruki; a coordenadora de Comunicação, Camilla Pereira; a assessora da Presidência, Anagilsa Nóbrega Franco; e funcionários da Instituição.

Fotos: Sebastião Castellano