Fernando Moura e Ary Dias lançam CD ‘CosmeDamião’, na Sala Funarte (RJ)

Fernando Moura e Ary Dias. Foto J.C. Mello

O pianista Fernando Moura e o baterista e percussionista Ary Dias apresentam show que lança as músicas do CD “CosmeDamião” ,na Sala Funarte Sidney Miller, Centro do Rio de Janeiro, no dia 6 de novembro, terça-feira, às 18h30.

Os dois músicos uniram forças por afinidade, marcada pela liberdade na composição de suas obras. Ary descobriu, ao ouvir “Tudo Piano”, CD solo de Fernando Moura, que seria a hora de tocar junto com Fernando. Foi quando o ritmista construiu o “caixambor” – uma caixa de madeira, que conecta dois tambores: o africano djembê e o turco “derbak”. O novo instrumento, utilizado neste show se une aos outros recursos da percussão, como “cajón”, calimba, cuíca, tamborim, triângulo e prato – que são usados por Ary Dias em uma busca por originalidade.

As treze faixas do CD são “repletas de suingue, improviso e divisões arriscadas, daquelas que deleitam quem toca e quem ouve, pelo que têm de simples, saborosas e inovadoras”, define o jornalista Pedro Tinoco, da Revista Veja Rio.

O duo, que já fez apresentações no Rio e em Belo Horizonte (MG), se apresenta em dezembro, em Salvador.

Com formação erudita, o carioca Fernando Moura é formado no Conservatório Brasileiro de Música (CBM), no Rio. Trabalhou com artistas como Moraes Moreira, Marisa Monte, Elba Ramalho, Zé Ramalho, Lenine, Simone e Francis Hime, entre outros. Da sua atuação com estrangeiros destacam-se os trabalhos com Chuck Berry – chamado por muitos de “o pai do rock – e George Martin, o “quinto beatle” – em apresentações no Brasil – e Miyazawa Kazufumi, com quem toca, no Japão, desde 1998, até hoje. Fernando também criou temas, vinhetas e trilhas para TV e cinema.

Ary Dias é baiano e tornou-se ainda mais conhecido como percussionista do do grupo “A Cor do Som”, na virada dos anos 70 para os 80. Trabalhou nas bandas de Gilberto Gil, Jorge Bem Jor e Rita Lee. Fundou, no seu estado, o Conjunto de Música Contemporânea da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Fez parte da Orquestra Sinfônica da Bahia e trabalhou com o suíço Walter Smetak. “Ele é um revolucionário, inventor de sons e instrumentos que influenciou os tropicalistas”, comenta Ary. Atualmente ele é professor de percussão de música popular no Centro Musical Antonio Adolfo, uma das mais conceituadas Escolas de Música do Rio de Janeiro.

Repertório do show: “Afro Bebê” – Fernando Moura e Ary Dias: “Criação de Bicudos” – Fernando Moura; “Amizade” – Fernando Moura; “Armando`s Rhumba” – Chick Corea; “Atenção” – Ary Dias e Nancia Dias; “Tudo Piano” – Fernando Moura; “Chovendo na Roseira” – Tom Jobim; “Pedra do Leme” – Fernando Moura; “Sumatra” – Fernando Moura; “CosmeDamião” – Fernando Moura e Ary Dias; “44 do Segundo” – Fernando Moura; “Cajuína” – Caetano Veloso; “Lamento Sertanejo” – Gilberto Gil e Dominguinhos; “Água de Beber” – Tom Jobim e Vinícius de Morais; ”Abri a Porta” – Gilberto Gil e Dominguinhos e “Cangurus em Recife” – Fernando Moura.

Projeto Música na Cidade

Show de lançamento do CD “CosmeDamião”
Fernando Moura e Ary Dias
Dia: 6 de novembro, às 18h30

Sala Funarte Sidney Miller

Palácio Gustavo Capanema – Rua da Imprensa, 16 – térreo, Centro
Rio de Janeiro (RJ)

Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)
Bilheteria: a partir das 15h
Classificação indicativa etária: Maiores de 12 anos

Mais informações
Fundação Nacional de Artes (Funarte) / Centro da Música
(21) 2279-8601
Bilheteria – (21) 2279-8087